17mar12 - Comunidade (por Salmon Flores)

16/03/2012 16:56

 

FUTEBOL SOÇAITE
Este tipo de modalidade esportiva nasceu no Brasil, no final dos anos 50, logo após a disputa da Copa do Mundo em nosso país. Um cidadão carioca resolveu transformar seu quintal, num campinho de futebol, de dimensões reduzidas (30x30), com um gramado natural, cercado por grades altas, para reunir os amigos nas famosas peladas dos finais de semana. Futebol soçaite: Equipes com sete jogadores para cada lado. A grama sintética surgiu, alguns anos depois. Em nossa cidade já temos inúmeros campos de futebol soçaite, com grama sintética.
Era noite de inauguração de um Centro Recreativo, Cultural Social e Esportivo. Com certeza, um nome pomposo, para evento esportivo. Uma peladinha, com direito a cerveja, e churrasco. Roberto Riguetto, convidado vip, levou na bagagem, os companheiros Edésio Joaquim, e “Nem” Chede, ex-craque de futebol de salão. Ao chegarem ao local, no começo da estrada de acesso à localidade de Barbacena, levaram um choque. 
___ Estamos na festa errada! Exclamaram nossos personagens.
Naquele palco iluminado, mulheres maquiadas, de vestidos longos, sapato de salto alto desfilavam diante da recepção. Homens, de traje esporte. Tudo muito fashion. Um chiquê. O som a cargo de um “DJ” famoso.
___ E eles? 
___ De bermuda, camiseta e sandália de dedo.
A partida de futebol marcada para aquela noite seria disputada por atletas usando smoking? Um verdadeiro “futebol society”?
Riguetto aproxima-se. A recepcionista confere o convite, que é confirmado num telão. Ele dirige seu “fusion” até ao amplo estacionamento, levando consigo os dois “clandestinos”. Durante o trajeto puderam apreciar o ambiente interno, tudo decorado com muito bom gosto, em cada mesa, flores, e uma vela acesa. Aconchegante. Conclusão: pisaram na bola.
Retornaram à Pizzaria Chedão e pediram churrasco na chapa, com dois ovos. Uma questão ainda os intrigava, Carlinhos Rollin, que jamais rejeita uma “boca livre” não quis acompanhá-los. Sabia que eles, naqueles trajes, iriam pagar o maior mico?
 
NA SANTA TERRINHA
 
ESQUENTA O CLIMA POLÍTICO
Um cidadão, acima de qualquer suspeita, ao que consta, membro do Diretório do PMDB de Laguna, teria afirmado, que lideranças próximas a Eduardo Moreira vão tentar de tudo, para colocar Mauro Candemil como cabeça de chapa do partido, possivelmente, tendo Nazil Bento Junior (PSDB) como vice. Dupla, que é o sonho de consumo eleitoral, da ala conservadora do partido.
E se o Diretório estiver dividido?
___ Uma Pesquisa de opinião indicaria o melhor candidato.
___ Caso Everaldo dos Santos seja alijado do pleito, continuaria apoiando o candidato do seu partido, ou tomaria o mesmo caminho, que o vereador Tono Laureano tomou, isto é, trocando de sigla?
 
FUMAÇA PRETA
Se o engenheiro Antônio dos Santos não ocupar a vaga de Secretário da 19ª SDR, com a saída do Christiano, candidato a prefeito de Imbituba, é sinal de que o nome do candidato pelo PMDB, em Laguna, ainda está na corda bamba.
 
MUDANÇA DE HÁBITO
Após a formação do Bloco dos seis (vereadores) de oposição, o prefeito Célio Antônio mudou sua maneira de falar e agir. Bateu, levou! Além de autorizar o desembarque dos protegidos dos edis revoltosos, gesto imitado pela presidente Dilma prefeito deu para fazer algumas insinuações radiofônicas.
___ Ele, Everaldo, ao tentar prejudicar o andamento das obras de esgoto, na Vila Vitória, atrapalha a empresa da qual ele é funcionário (é funcionário, se trabalha, não sei).
___ “Eu e meus irmãos não temos problemas com a Celesc”. Insinuações até então incomuns nas entrevistas do prefeito.
Culpa dos ventos eleitorais?
 
POR QUÊ
Os vereadores (Grupo dos 6) são contra a aprovação do Loteamento Santa Clara, às margens da BR 101, nas proximidades da localidade de Caputera? Alguma irregularidade no empreendimento ou é somente por birra? Na segunda hipótese, com o município sendo prejudicado o Ministério Público não poderia entrar na luta em defesa da sociedade?
 
CABEÇUDA
Localidade que, por sua importância política, econômica, turística e social deveria receber mais atenção dos poderes públicos. Sede da paróquia São Pedro, e sempre representada politicamente, na Câmara de Vereadores. O principal acesso à localidade é pela BR 101. Perigoso. Existem, ainda, dois outros acessos, às margens da rodovia Francisco Pinho. Nunca vi nenhuma placa, assinalando o local desses acessos.
 
SC 100
Dizem que as obras na rodovia Barra/Camacho caminham dentro do cronograma estabelecido. Já não estaria na hora de as empresas responsáveis pela obras, serem convidadas a prestarem informações, na Câmara Municipal de Vereadores? Aqui, em Laguna, dormiu no ponto, acaba com uma pedra na boca, da barra!
 
SENHOR DOS PASSOS
A imagem de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos foi transferida da Matriz Santo Antônio dos Anjos para o hospital, em 1885. Durante décadas, foi uma das procissões mais prestigiadas pelos fiéis, principalmente, a trasladação. A imagem, oculta por panos roxos, aumentava o mistério, o fervor e a adoração. Muita gente do interior do município vinha acompanhar o translado do santo. Com o passar dos anos, a festa foi perdendo prestígio.
A procissão em Imarui, durante a programação litúrgica da Semana Santa, passou a centralizar a atenção dos fiéis, de toda a região. Fiéis e infiéis, inclusive, de Laguna. Déo Palma, de saudosa memória, anualmente, organizava a cruzada marítima da fé. De lancha, mesmo em plena quaresma, conduzia seus amigos até ao santuário de Imarui. Uma peregrinação etílico-gastronômica. Gente de fé, na Santa Gula. Entre os mais “devotos” destacavam-se, além do Déo, Orgél, Marinho XIX, Djalma, Dilton, Jaime Donário, e outros.
A lancha, atracada nas docas do Centro Histórico, partia cedinho. Ás 7 horas da manhã já estavam arriando ferro, junto ao caís da cidade, berço de Pedro Raimundo. Em seguida, todas as tralhas foram transportadas para um terreno previamente, alugado. Com a mesma paixão, churrasqueira e samba começavam a funcionar na mesma hora. Às quatro horas da tarde o samba ecoava forte, cadenciado, contagiante. O que eles não sabiam é que o trajeto da procissão havia sido mudado, e a imagem sagrada passaria, exatamente, diante do terreno deles. Nem perceberam, que os anjinhos da vanguarda do séquito sacro, até já sacudiam as asinhas, ao som da charanga.
Antes que a comunidade católica se insurgisse contra aquele som sacrílego e inoportuno, Dilton, milagrosamente, começou a cantar:
“Hei irmãos/ vamos seguir com fé/tudo que ensinou/o Homem de Nazaré.
Sou ligado no que ele falou/ sou parado no que ele deixou/ O mundo só será feliz/ se a gente cultivar o amor. Hei irmãos/ vamos seguir com fé/ tudo que ensinou/O Homem de Nazaré”.
Dizem que até a banda, fez um breque e o Senhor dos Passos passou, a caminho da Ressurreição.
 
ESTA, NEM XERAZADE SABIA.
BAFAFÁ NO RAVENA CASSINO HOTEL
A 4ª Câmara de Direito Civil do TJ de SC manteve a condenação imposta ao Hotel Ravena, de Laguna que terá que indenizar a empresária Maria Helene H. Fernandes em R$ 10.000,00 por conta de agressões morais que ela sofreu por parte de um preposto do Hotel durante a festa de confraternização. Segundo os autos, devido ao elevado consumo de bebidas alcoólicas alguns convidados começaram a pular na piscina provocando reclamações de outros hóspedes. Por isso Antônio Chede funcionário do hotel apareceu na piscina, com um taco de sinuca nas mãos, dirigindo-se a dona Maria Helene de forma desrespeitosa, agressiva, com insultos e palavras de baixo calão. O desembargador Luiz Fernando Boller disse, ainda que o comportamento de Antônio Chede ultrapassou os limites da razoabilidade. Decisão unânime da 4ª Câmara.
Não sabemos de o Antônio Chede mencionado na sentença é o proprietário do hotel ou algum homônimo. O prefeito Célio Antônio, que anda às turras com o Antônio (Nico) Chede deve, também, aprender a jogar sinuca e encaçapar o NICO antes que ele requeira a Ilha dos Lobos, como acréscimo do loteamento Ravena.
 

—————

Voltar