17mar12 - Pessoas (por Gladys Helena)

16/03/2012 17:03

 

Poder feminino
Que as mulheres têm mais dificuldade de se eleger que os homens, isso é fato no Brasil. A maior cidade em que as mulheres obtiveram maioria na câmara foi Barreiras, na Bahia (BA), que possui um eleitorado de 72 mil pessoas e elegeu seis vereadoras (54,55%) em um total de 11 eleitos em 2004. Por outro lado, São Paulo, a maior cidade do País, elegeu apenas seis vereadoras de um total de 55 cadeiras da Câmara, provando com isso que realmente as mulheres estão sem espaço no poder, apesar da Dilma presidente. Aqui, na região Sul do país sequer um município em que as mulheres superaram o número de homens eleitos. Agora, o que surpreende mesmo é a cidade de Orleans, que na última sessão poderia ter contado com 3 vereadoras na casa: Romilda Turazi, Suzelei Brighenti e Nice Durante, só não foi possível porque a Nice pediu licença do cargo por 30 dias. 
 
Pepino das Americanas
A Justiça acolheu ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre e condenou a Lojas Americanas a pagar indenização de R$ 100 mil.
O valor será destinado ao Fundo de Reconstituição dos Bens Lesados devido ao dano moral coletivo causado pela empresa. 
A decisão reconhece a prática abusiva da Lojas Americanas em ter alimentos à venda em condições impróprias para o consumo humano. Também foi determinado que a empresa conserve os produtos em balcões e em áreas de depósito próprios para cada tipo, observando o controle de procedência, temperatura e validade, e que sejam observadas as condições higiênico-sanitárias em suas dependências e depósito, bem como a não mais proceder à estocagem e à venda de produtos em condições inadequadas. Que sirva de exemplo para algumas lojas de Tubarão, inclusive a Americanas daqui.
 
Queriam o quê?
Em tudo que era lugar só se ouve isso:
- Que calorão, tomara que o inverno venha logo!!
Ano passado, com aquele frio danado, só tinha gente reclamando do inverno, pedindo que o verão viesse logo. Ah, por favor, ser humano nunca está contente com nada!!
 
Na real
A Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo não consegue acertar no seu site.
Vivem mudando. Nada dá certo.
 
Bravo
Comentam as matildes de plantão que não vai nada bem o clima entre o prefeito, dr. Manoel e o secretário de Obras, Nilton Campos. Contam que o secretário está inaugurando obras escondido do seu chefe. 
 
Perguntar não ofende
De onde proprietário de um loteamento em Orleans tirou esse nome? Loteamento Tototo – no mínimo é extravagante. Agora parece que vai mudar para Loteamento Paraíso.
 
Eleições
Estamos em ano eleitoral e quando as candidaturas forem homologadas e iniciar a campanha propriamente dita, espero que a imprensa não venha com aquela encheção de linguiça divulgando a agenda dos candidatos. Faço um apelo aos colegas para que evitem dar informações do tipo: "O candidato fulano de tal vai passar a tarde gravando programas para o horário do TRE". Ou então que "determinado candidato não divulgou a agenda". Afinal a agenda dos candidatos só interessa às secretárias deles.
 
Ele tem a força
Após batalha em leito de hospital, o radialista Geraldo Salvador, recupera-se em casa, e em breve deve retornar às atividades na Tuba. Quando isso acontecer com certeza ganhará o carinho dos ouvintes e colegas de trabalho.
 
Novo tubaronense
Vereador Geraldo Pereira (PMDB) apresentou na câmara Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Tubaronense ao Claudemir Souza dos Santos, gerente regional da CIDASC.
 
EXEMPLO 
O ator Reynaldo Gianecchini retoma as atividades depois de uma longa e dura batalha contra o câncer. A forma corajosa como enfrentou a doença, certamente, o tornou muito melhor. Há quem consiga aprender grandes lições com as situações adversas da vida. Outros, sucumbem diante da tristeza e da dor. Que Deus o ilumine e lhe dê a cura total para que possa servir de exemplo a tantas pessoas que sofrem.
No ultimo fim de semana aqui em Tubarão, duas mulheres cometeram suicídio. Padre Joel na homilia durante a missa de exéquias de João Bosco (trabalhava na Defesa civil – falecido por problemas cardíacos) na segunda-feira (12), comentou que enquanto muitos lutam desesperadamente para viver (como foi o caso do João), outros desistem tão facilmente da vida. 
 
Guarda na rodoviária   
Vereador Eraldo Cardoso Duarte (PMDB) pede ao prefeito para que seja disponibilizado um Guarda Municipal, no horário noturno, para ficar na Rodoviária Municipal, a fim de proporcionar maior segurança aos usuários que utilizam a mesma, bem como aos taxistas e aos turistas. Eraldo também pede a abertura dos banheiros depois das 22 horas. 
 
Futuro
As câmaras de vereadores de Tubarão, Capivari e Laguna devem  refazer seus sites para deixá-los mais dinâmico e eficiente. Espelhem-se na câmara de Orleans que deixa a gravação de toda a sessão no site. 
 
INCÊNDIOS
Verão é tempo de praias, sol, calor e também de maior ocorrência de queimadas e incêndios. Muitas vezes aquela xepa inocente de cigarro que é jogada pela janela do carro encontra um pasto seco e daí pra se transformar numa tragédia é um pulo. Outro problema recorrente é aquela queimada no fim do dia, para pôr fim ao lixo ou ao mato e que acaba se alastrando e saindo de controle. Os bombeiros alertam que todo o cuidado é pouco.
 
Indecisão
Escolher o vice que agregue é tarefa difícil em qualquer eleição. A hipótese de uma mulher é inteligente e já faz parte da lista que está sendo avaliada por Pepê Collaço (PSD). Lúcia Flávia do PDT seria a bola da vez, se bem que o nome do professor Matiola (Colégio Dehon) corre por fora. Ambos ocupam cargos com enorme envolvimento de ações junto a população. Matiola leva vantagem porque como nunca disputou cargo eletivo não é passível de desgaste junto à opinião pública.
 
Gnosis curso
No próximo dia 21 de março, às 20h será realizado um Curso de Gnosis no Auditório do Museu Willy Zumblick em Tubarão, totalmente gratuito, ministrado pelos instrutores locais da AGEACAC – Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos, Culturas, Arte e Ciência. Serão tratados nesse curso vários temas do conhecimento universal nas áreas da Psicologia revolucionária, despertar da consciência, alquimia, meditação, ciência dos mantras, desdobramento astral, Karma e Dharma, eliminação de vícios e defeitos, relaxamento, combate ao stress e outros... Maiores informações pelos fones 8475-6872 ou 9677-6142 ou pelo e-mail: gnosistubarao@gmail.com
 
Antipático
Lendo a coluna do companheiro Munir Soares (página 11) fiquei sabendo que algumas raposas do PMDB querem colocar o Mauro Candemil como cabeça de chapa do partido, para disputar o cargo de prefeito de Laguna. Será? Não acredito. Mauro é extremamente antipático. Eu e a metade da Laguna não vamos com a cara dele. E pelo visto nas urnas, não é bom de voto.
 
Para refletir
“Aprendi que não devo me importar com comentários que não vão mudar minha vida”.
Jô Soares
 
 

—————

Voltar