17out15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

16/10/2015 08:42
Por dentro da Diabetes
A Diabetes Mellitus trata-se de uma patologia associada à dificuldade da quebra do açúcar e de diferentes substâncias que fornecem energia ao organismo. A taxa de açúcar no sangue tanto depende da chegada de glicose na corrente sanguínea e também como ela é utilizada. 
A Diabetes é vista mundialmente como uma epidemia, revelando uma ampla ação vinculada com os sistemas de saúde já existentes. O aumento da expectativa de vida da população, a ampliação dos grandes centros associados a hábitos de vida não saudáveis são os responsáveis pela elevação da prevalência da doença em todo o mundo. 
Conforme dados estimados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de diabéticos mundialmente era de 177 milhões em 2000 podendo elevar para 350 milhões até 2025, caso nenhuma provisão for adotada. 
Esta patologia é vista como um problema de saúde pública não só em países desenvolvidos, mas também em desenvolvimento como o Brasil que apresenta uma agravante prevalência e a maioria dos portadores desconhece o próprio problema. Intervenções para a prevenção desta patologia como prática de exercício físico e mudanças nos hábitos alimentares estão sendo raramente empregadas nestes países. 
Indivíduos com alterações na glicemia, ou dificuldade no controle da taxa de açúcar sanguínea podem manifestar diversos sinais e sintomas como, sede excessiva, poliúria, intensa perda de peso (ainda que apresentando fome exagerada e se alimentando mais do que o freqüente); alteração na visão; infecções epiteliais; dificuldades na cicatrização; cansaço incompreensível e dores nos membros inferiores devido à má circulação. Em algumas situações manifesta-se de forma assintomática, dificultando seu diagnóstico que em muitos casos pode levar meses ou anos. 
O diagnóstico da enfermidade consiste basicamente no aumento da glicose sanguínea de jejum ou após uma carga elevada de açúcar ingerida, caso o diagnóstico seja efetuado adequadamente, pode-se adotar medidas de tratamento que impeçam o surgimento da doença nas pessoas com menor tolerância a glicose, assim, reduzindo as complicações nos pacientes já diagnosticados. 

 

 

—————

Voltar