18abr15 - Tubarão: Desrespeito com o Meio Ambiente - Faltam lixeiras na beira-rio

17/04/2015 09:21
A falta de lixeiras na beira-rio em Tubarão está incomodando os pedestres que caminham no local. Praticamente não existem lixeiras que deveriam estar em pontos estratégicos para que a população não jogue lixo nas calçadas, a poucos passos do Rio Tubarão.
"É uma falta de respeito com os pedestres, estamos andando, comendo alguma coisa e precisamos jogar o lixo fora. Ou guardamos ou jogamos no chão porque o percurso é longo e muitas pessoas não seguram o próprio lixo", exemplifica Tatiana Correia, que todo dia caminha naquele trajeto.
O problema acaba afetando o Meio Ambiente, pois se o lixo é descartado na natureza pela falta de educação da população, ou pela falta de consciência dos poderes públicos, o ecossistema sofre.
"Outro dia uma pessoa jogou um saco de plástico de uma embalagem de um salgado no chão da beira-rio, eu vinha atrás juntei para jogar no lixo. Só que vim com o lixo na mão até em casa porque não encontrei nenhuma uma lixeira. Quase dei razão para a pessoa que jogou o lixo no chão”, comentou Maria De Fátima Oliveira Gonçalves em rede social. 
O vereador Júlio Kuriskinho se reportou a esse assunto na sessão de segunda-feira (13) na câmara municipal. Ele sugeriu ao prefeito Olávio Falchetti, a implantação de lixeiras em toda extensão da Beira-rio. Kuriskinho salientou a urgência da instalação ‘por se tratar de uma obra de baixo custo, e que trará contribuição na limpeza, preservação e cuidado com o meio ambiente’. Realmente a via é extensa, e muitas pessoas que circulam não tem opção para depositar o lixo. Enfatizou que as pessoas querem colaborar com a coleta, mas desanimam,  não juntam por não ter onde colocar. 
O vereador Gelson Bento aprovou o requerimento do colega partidário (PP). “A população praticamente não tem onde colocar lixo. A gente está percebendo a lentidão desse governo em resolver as coisas, por isso estamos aqui para solicitar e cobrar”, observou Bento. No ano passado Júlio Kuriskinho havia feito um requerimento pedindo que a prefeitura limpasse a cabeceira da ponte Heriberto Hulse e Nereu Ramos, quando foi efetuada a limpeza foram retirados 4 caminhões de lixo, só debaixo da ponte central, e na sua opinião muito entulho pode ser evitado se a prefeitura colocasse mais lixeiras na beira-rio.
   
Prefeitura precisa colocar com urgência lixeiras na beira-rio

—————

Voltar