18dez10 - Comunidade (por Munir Soares)

17/12/2010 20:32

 UMA PONTE LONGE DEMAIS...

A ponte ferroviária da Cabeçuda, já desativada, era a ponte de ferro mais extensa do Brasil, construída em 1884, com 1.460 metros. Ao seu lado foi construída a atual ponte rodo ferroviária. O progresso exigiu a duplicação da BR 101 e uma nova ponte ao norte das atuais, com 2.815 metros deverá ser construída, com quatro pistas mais o acostamento. Sua conclusão está prevista para o final do ano de 2013. Considerando-se os atrasos, com chuva, falta de verbas e os costumeiros pedidos de reajustes por parte das empreiteiras ficaremos felizes se a tal obra de arte, ficar em condições de uso, lá pelos idos de 2015. Uma ponte longe demais, levando-se em conta que o lote 25 da BR 101, trecho Laguna/Tubarão é o mais atrasado, apenas 9,5 km foram concluídos, faltando, ainda 20,4 km. Por causa de problemas financeiros do Consórcio, as obras estiveram paralisadas e continuam em ritmo lento. Dificilmente serão concluídas dentro do no prazo estipulado, isto é, maio de 2.011. O que significa dizer que a vida vai continuar driblando a morte por entre os perigosos desvios da BR 101 - trecho sul. Segundo a Polícia Rodoviária Federal neste trecho, os problemas somente serão solucionados quando a travessia da nova ponte de Cabeçuda estiver pronta. A obra é um dos “nós” da BR 101 Sul... Vamos esperar pela ponte ou mandar tudo pra ponte que partiu?

 

PRECONCEITO LEGISLATIVO

O VEREADOR Deyvinson de Souza, presidente da Casa, entrou com projeto que cria o Dia da Diversidade, isto é, instituindo no município o Dia do Homossexual, acatando pedido do Movimento Gay. Assunto gerou polêmica com debates encalorados, por várias sessões. Projeto esteve ameaçado, talvez por questão ecológica, edis seriam contra a mutação genética que transforma “pintos” em “periquitas”, preferem os “enrustidos”. Atualmente o turismo Gay representa um importante filão disputados por municípios de todo o Brasil. É turista exigente, bem de vida e culto.

Nesse clima de diversidade, na última sessão do ano, aconteceu o “quebra-pau” entre os vereadores Tono Laureano e Everaldo dos Santos, ambos do PMDB. Tono criticou presidente local do PMDB que raramente é encontrado na cidade e pediu ao presidente da Câmara que a contribuição de 5% do salário destinado ao partido, fosse cancelada.

___ Vou pedir prestação de contas ao Diretório para saber onde o dinheiro arrecadado está sendo aplicado. Xingou também a atitude do edil Everaldo ao propor, num programa de rádio, que o prefeito Ronério de Palhoça viesse a Laguna dar uma aula sobre Administração Municipal. Administrar com orçamento de 400 milhões é fácil, arrematou Tono.

Everaldo reagiu com a ferocidade de um pit-bul, defendeu o Diretório do partido e chamou o Tono de mentiroso. A velha rixa voltou à tona.

___ O projeto da Diversidade foi aprovado em primeira votação.

___ Prefeito Célio Antônio foi à Casa do Povo falar sobre o Desequilíbrio Orçamentário que acabou derrubando centenas de comissionados.

 

MUDANÇAS NAS SECRETÁRIAS REGIONAIS

Na 19ª SDR segundo boas fontes, o novo Secretário será o vereador Cristiano do DEM de Imbituba. Felizmente terminou a era Mauro Candemil. Um fracasso como político, apesar de muito bem apadrinhado jamais conseguiu emplacar uma candidatura. Na SDR, uma atuação discreta. Não deixa saudade, BYE, BYE.

 

MUTIRÃO

Equipe terceirizada iniciou os trabalhos de nivelamento de algumas ruas do centro histórico da terrinha. Guerra aos buracos. Em tempo de abertura de verão, com trânsito congestionado, seria interessante que o mutirão enfrentasse o batente até as 19 horas, inclusive aos sábados...

 

TIRIRICANDO

A eleição do Tiririca deu pano pra manga. Teve que provar que era alfabetizado. O que você prefere: o deputado analfabeto ou o Corrupto? Na Câmara Municipal de Laguna também tivemos um caso comprovado, de analfabetismo eleitoral. O edil, eleito inicialmente para a Câmara de Tubarão com apoio de um amigo médico, acabou sendo cassado por falta de intimidade com o alfabeto. Transferiu sua residência para Laguna, candidatou-se e foi eleito. O homem era realmente bom de voto. No legislativo lagunense passou a conviver com as feras da política local, Nazil Bento, Oswaldo Viana, Heriberto Barzan, Venâncio Vieira, Nelson Mattos e outros.

Dia de eleição para presidência da Câmara. Disputa acirrada. Para evitar que o tal vereador, na hora da votação se atrapalhasse com letras e números, Nelson Mattos cujo candidato era o Antônio Pedro dos Santos, Nico Coelho, conseguiu registrar na chapa, a figura do Coelho. Nico foi eleito e uma das cédulas de votação trazia o desenho de um coelho, uma inequívoca manifestação da vontade do eleitor. O vereador em questão nunca seria um Machado de Assis, mas tinha lampejos de Picasso.

Noite de sessão na Câmara. Um assunto polêmico levou uma multidão à Casa do Povo. O nosso querido e pouco letrado vereador levantou-se e antes que o Nelson pudesse impedir, ele pediu a palavra. Expectativa no plenário.

___ Presidente, eu só queria perguntar ao meu amigo vereador e professor Nelson, onde é que eles estão botando o dinheiro da CODISC? 

Nelson que era um dos diretores da Codisc teve vontade de sumir...

 

SAIA JUSTA

Almoço de domingo no restaurante. Naqueles tempos quem desejasse levar as sobras da comida para casa, tinha que ser discreto, chamar o garçom num canto e fazer o pedido em nome do gato ou do cachorrinho. Edésio Joaquim almoçava com a família na churrascaria Peralta. Após pagar a conta pediu ao atendente:

___ Por favor, tu podes embrulhar o que sobrou do churrasco. Vou levar para o cachorrinho das meninas...

___ Mamãe, parece que o papai vai comprar o nosso cachorrinho...

 

CLÍNICA CÁRDIO-FLORA

Em hospital de um município no interior do estado, um jardineiro teria operado um aparelho de eletrocardiograma durante dez 10 dias, a pedido da Administração do nosocômio. Ele teria curso técnico de enfermagem. Após a denúncia ficamos imaginando como teria sido o inquérito para apurar os fatos. 

Delegado: - Profissão?

Réu:- Jardineiro.

D: Experiência em cardiologia?

R: DeCoração é meu forte, faço lindos arranjos florais. A flor é o coração da natureza. Operei uma dilatação da Horta só para manter aveia irrigada.

D:- O senhor conhece o funcionamento do eletro?

R:- Do funcionamento sim, a leitura do resultado é com o médico. Pediram-me para “quebrar galho” e disso, eu entendo.

D:- E quanto aos pacientes enganados?

R:- Não houve desvio de função, por favor, veja a relação dos pacientes atendidos por mim: 

Narciso, Dona Rosa, Violeta, Hortênsia, Margarida, senhorita Magnólia Cravo, Camélia, etc. Eu apenas registrei os batimentos cardíacos dessas flores que enfeitam a natureza humana. Qual seria o seu veredicto? 

 

LARÁPIO não pede chinelo, rouba tênis.

Manhã de segunda-feira, o jovem passa apressado, desconfiado, com uma caixa de sapatos debaixo do braço. “Telha”, proprietário do Restaurante “Pardhals”, sempre atento, desconfiou e acompanhou os passos do suspeito. Ele entrou no pátio do Chedão, agachou-se atrás do muro e sai em seguida. No “local do crime”, um chinelo velho e uma caixa de tênis, vazia. O calçado havia sido furtado da loja Rainha Calçados.

 

CUIDEM DAS BOLSAS 

Ladrões estão atacando defronte a bancos e supermercados. Freguês que atravessava a rua conduzindo carrinho de supermercado distraiu-se ao conversar com a comadre e já chegou ao seu veículo, sem o peru...

 

SOB NOVA DIREÇÃO

Troca-troca no Ministério da Pesca. De tanto andar por aí “pescando letras”, o ministro Gregolin acabou fisgando uma professora para o seu lugar, Ideli Salvatti. Como diria o humorista José Simão da Folha de São Paulo, é mais uma para o “Periquitério” da Dilma.

 

PREVISÃO DO TEMPO

Deputada Ada de Luca (PMDB) também abandonou a Assembleia Legislativa. Vai comandar a Secretaria de Justiça e Cidadania. Ao ser informado de que a sua candidata irá comandar a Defesa Civil e gerir Fundos de prevenção às catástrofes climáticas, vereador Tono Laureano já teria contatado a Fundação Cacique Cobra Coral, entidade científica Esotérica criada para intervir nos desequilíbrios climáticos. Tono vai fundar a ONG “Cacique Lobo Coral” para fornecer boletins meteorológicos à Secretaria da deputada Ada. Prevenir é melhor que remediar.

O cacique do Portinho pretende transformar-se no “manda chuva” de Santa Catarina. O vereador Everaldo, seu desafeto, que se cuide, para o seu lado vão sobrar, raios e trovões.

—————

Voltar