18jul15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

17/07/2015 10:34
Quer dar uma diversificada em uma de suas refeições, e não sabe como?
Com o corre-corre do dia-a-dia, inventar pratos que satisfaçam o gosto de todos se torna muito difícil.  A solução mais prática para a maioria das pessoas é a busca de refeições industrializadas pré-prontas (congeladas) e os Deliverys (pizzas e lanches no geral).
Mas, sabe-se que comida industrializada congelada geralmente não é muito saudável, isso porque em sua maioria é repletos de sódio e gordura, que são adicionados tanto para garantir uma melhor durabilidade nas prateleiras, assim como, realçar sabor.
E no caso dos lanches, geralmente os mais optados, são os fast-food, comida rápida, como frituras, hambúrgueres, pizzas, verdadeiras armadilhas para a saúde, muita gordura, devido às frituras, e também há uma adição excessiva de gordura trans. Sabe-se que a gordura no geral, se considerarmos seu consumo excessivo, é uma forte aliada para o desenvolvimento de doenças crônicas, como a obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes.
A dica é preparar pratos nutritivos e deixá-los congelados, assim quando a fome bater e caso queira agradar os amigos e familiares, sempre terá algo saudável há disposição.
Trago como sugestão uma panqueca, mas levinha e nutritiva, com farinha de aveia e farinha integral.  Quer deixá-las, mas atrativa para as crianças? Pode fazê-las em forma de trouxinhas/ ou dobradas em crepes. E que tal coloridas, liquidificando na massa quando crua alguns vegetais como, cenoura, espinafre, tomate e beterraba.
 
 
Receita base da massa:
- 3 ovos de galinha 
- 2 colheres de aveia
- 2 colheres de farinha de trigo refinada
- 2 colheres de farinha de trigo integral
- 150 ml de leite desnatado
- 1 colher de chá de fermento
- 1 pitada de Sal
 
 
Modo de Fazer:
No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa. Unte e aqueça uma frigideira antiaderente jogue uma pequena quantidade da massa e vire. Depois é só montar com o recheio de sua escolha e servir. Eu optei por uma carne moída magra refogada sem adição de óleo. Bom apetite!
 

—————

Voltar