18jun11 - Projeto Prefeitura de Tubarão

17/06/2011 17:58

 Tubaronenses disputam Festival Estadual de Natação neste fim de semana

 

Neste final de semana (18 e 19), 16 nadadores da Associação Tubaronense de Natação (ATN), com idade entre 8 e 12 anos, vão disputar nas categorias pré-mirim, mirim e Petiz, o 2º Festival Estadual do ano. A competição acontecerá na piscina do Clube 12, em Florianópolis e contará com a participação de atletas de todo o Estado. 
Na categoria Juvenil os nadadores Thales Amorim (patrocínio Delupo) e Vinicius Volpato, acompanhados do técnico Eduardo Morini, representaram a ATN durante o último final de semana no Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno - Troféu Dr. Arthur Sampaio, disputado em Carepa em Fortaleza/CE.

Participaram 419 atletas de 88 clubes de todo o Brasil.  Dentre os tubaronenses Thales teve o melhor desempenho chegando na final dos 50m livre e conquistando o quinto lugar. Segundo o técnico Eduardo Morini a diferença entre os oito finalistas foram de centésimos de segundos, o que coloca o tubaronense entre os 10 melhores do Brasil na categoria. Thales é o melhor catarinense, tendo a vaga na seleção catarinense praticamente garantida.
A ATN formada pelo Clube 29 de Junho, Clube de Campo e Academia Vital, tem o patrocínio das empresas Unimed, Cottonbaby e apoio do Colégio Dehon, Escola Técnica de Comércio e da Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Esportes.

 

(da esquerda para direita) Sophia, Letícia, Elisa e Ana Carolina viajam com o grupo para a capital

-------------------------------------------------------

Directora Regional das Comunidades do Governo Regional dos  Açores em nosso estado

 

Em sua primeira visita ao Brasil, a Directora Regional das Comunidades do Governo Regional dos  Açores se reúne com reitor e pesquisadores do Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina para apresentar propostas de intercâmbio e aproximação cultural.

Intercâmbios profissionais, parcerias e acordos entre a Universidade Federal de Santa Catarina e Açores ficaram acertados a partir da primeira visita oficial da diretora regional das Comunidades do Governo de Açores Maria da Graça Castanho nesta semana ao Brasil e a Florianópolis. Empossada em outubro passado no cargo, Castanho esteve na Capital nos dias 14 e 15, visitando a Universidade Federal de Santa Catarina e o Núcleo de Estudos Açorianos e a Casa Dos Açores de Santa Catarina.

Responsável pelos acordos culturais com comunidades açorianas de todo mundo, além do cuidado com repatriados, imigrantes e emigrantes dos Açores, a diretora apresentou as novas diretrizes da presidência da Região Autônoma dos Açores. Em encontro com o vice-reitor da UFSC Carlos Alberto da Silva e com pesquisadores da equipe do NEA, (Núcleo de Estudos Açorianos),núcleo este, que Tubarão tem cadeira há doze anos, Castanho anunciou os projetos que deverá implantar na área de turismo para jovens e pessoas de Terceira Idade, incluindo concursos na área literária e jornalismo. Convidado oficialmente a visitar os Açores, o vice-reitor falou sobre o trabalho do NEA na valorização da cultura açoriana. “Preservar o legado dessa cultura em Santa Catarina é preservar a qualidade de vida caracterizada pela tranqüilidade do homem do nosso litoral”, destacou.

 

Segundo o coordenador do Núcleo, Joi Cletison, que acompanhou toda a  agenda da diretora em Florianópolis, hoje o litoral de Santa Catarina conhece mais os Açores do que o contrário. Depois de Florianópolis, Dra. Maria da Graça Castanho  completara sua visita técnica na Casa dos Açores do Rio Grande do Sul e em San Carlos no Uruguai. Antes de vir ao sul, esteve nas Casas dos Açores do Rio de Janeiro, São Paulo.

 

Exposições

# Continuam abertas no Museu Histórico até o dia 15 de julho as

Exposições: “Os Portugueses na Ilha de Santa Catarina”  com fotografias de Joi Cletison e “Fortalezas da Ilha de Santa Catarina” para quem quiser conhecer mais de perto a força dessa herança, que também é dos tubaronenses.

 

# No Centro Municipal de Cultura, Willy Alfredo Zumblick, continua a exposição do Tubarão Foto Clube, que acontecerá até o dia 30 de junho,no hall principal.

A exposição tem sido muito visitada e agrada muito ao público com suas belíssimas fotos.

 

 

 

Conselho Deliberativo do NEA

 È formado por representantes de todas as Prefeituras Municipais do litoral do estado de Santa Catarina, inclusive Tubarão, várias Fundações Culturais e Universidades Regionais que tem atuação nesta área e também tem acento neste Conselho.

Também fazem parte deste Conselho algumas representações oficiais de turismo.

 Os membros do Conselho Deliberativo são os representantes legais do NEA em suas regiões, com isto temos um trabalho muito dinâmico atingindo mais de quarenta municípios numa área de 15.000 quilômetros quadrados e atingimos indiretamente um público alvo de mais de um milhão de pessoas.

Este Conselho se reúne mensalmente para discutir novas ações, fazer o intercâmbio de novas pesquisas, promover eventos, e outros.

—————

Voltar