18out14 - Cri-Cri (por Genaro Geraldo - Interino)

17/10/2014 15:51
Orleans
Amigo Sandro Depiere, diretor geral da Câmara Municipal de Vereadores de Orleans e o jurídico da casa, Fernando Cruzetta, participaram de um curso em Curitiba na Unipublica. Temas polêmicos e a Interpretação dos Tribunais sobre vantagens e obrigações dos servidores públicos; CPI Municipal - Instalação, Funcionamento e Defesa e a Fazenda Pública e suas prerrogativas, entre outros. 
 
 
 
Nem pensar
Em Orleans os vereadores aprovam ajuda para um projeto que propõe Creche para Idosos. Em Tubarão é preocupante as creches para crianças, imaginem se criarem creche para idosos. É importante a gente pensar e refletir sobre o que anda bem em Tubarão.
 
 
 
Estranho
Há alguns meses atrás a Prefeitura de Tubarão realizou provas para processo seletivo de algumas áreas inclusive assistente administrativo. Uns poucos foram chamados e outros não. Quais os critérios que foram utilizados para o aproveitamento dos aprovados? Na unidade do Santo Antônio de Pádua, tem uma moça que é serviços gerais (faxineira) e que num piscar de olhos virou assistente administrativo. O mais grave é que ela não é concursada,  precisou prestar este curso para ser contratada e o mais grave, não foi aprovada, teve  baixa pontuação. Servidores acuados perguntam se é justo? Como ficam os que não foram chamados, e figuram na lista a espera de um emprego?
 
 
 
CERGAL
Disputa pelo comando da Cooperativa CERGAL provocará racha no PP pelo que tudo indica. Zaga Reis é o cara da hora e o nome do vice virá do Bairro São Martinho. O atual Presidente da casa do povo é carismático, ramilho de grande família da madre e vem recebendo apelos de inúmeras pessoas descontentes com o atual modelo governante, para que ele seja o próximo presidente. Rancho que quase atropelou o atual presidente, mesmo longe da próxima eleição, estaria fechado com Zaga Reis. Dois nomes de peso já são lembrados para compor de vice, Jairo Cascaes o vereador mais votado da história de Tubarão e Nilton Campos.
 
 
 
Desabafo
“O Município de Tubarão vem reiteradamente descumprindo liminares para fornecimento de medicamentos de alto custo ou de uso contínuo. São inúmeros os clientes que nos procuram para informar que não estão recebendo os medicamentos ou que recebem apenas parte deles. As desculpas na Farmácia Básica são sempre as mesmas, “não tem”, “não chegou”, “não posso fazer nada, reclame no jurídico da prefeitura”.Em meus dez anos de advocacia em Tubarão, nunca vi tantos descumprimentos de liminares desse tipo de processo. Talvez porque antes tínhamos um médico como prefeito”. Advogado Fabrício Benedet.
 
 
 
Neno 
Moradores do Bairro Morrotes prometem realizar uma manifestação na próxima semana defronte ao Posto de Saúde da Comunidade. A população cobra uma promessa feita em junho pela primeira-dama, Jane Falchetti em um oficio encaminhado ao vereador Neno da Farmácia, no qual ela se compromete a transferir o CRAS (setor da Secretaria de Assistência Social), que hoje esta instalado no mesmo prédio do Posto de Saúde, para um outro espaço que já estava sendo locado. “Esta é uma solicitação dos moradores do Bairro e do Conselho Local de Saúde. A ampliação do Posto é uma necessidade urgente e, inclusive, foi a prioridade apontada pela população no Orçamento Participativo. Falam tanto no Orçamento Participativo e acabam não atendendo as solicitações do povo”, dispara o vereador. O vereador frisou que a construção e reforma do local onde hoje funciona o CRAS e o Posto teve grande apoio da Comunidade, inclusive com venda/compra de rifas e doações de materiais de construção, sendo que em nenhum momento anterior a comunidade foi informada que o local não seria integralmente utilizado pelo Posto, ao contrário.  “Estamos cobrando isso desde o ano passado e, após várias promessas nada foi resolvido. Reconhecemos a importância do CRAS e queremos a permanência deste setor no Bairro, mas é menos oneroso e muito mais prático locar um novo espaço, assim aumentando o espaço do Posto, já que a Unidade de Saúde passaria a utilizar todo o espaço que inicialmente lhe seria destinado, do que ampliar o prédio, que custaria muito mais dinheiro e demoraria muito tempo”, finaliza Neno.
 
 
 
Jairo Cascaes
O vereador Jairo dos Passos Cascaes (PSD), atualmente Secretário Regional em Tubarão, é dono da maior votação para vereador da história do município. Ultrapassou a barreira dos 3 mil sufrágios. Deverá retornar a Casa do Povo ano que vem, para assumir a boléia em substituição ao vereador Zaga. Isso ocorrerá em razão de um acordo no começo da atual legislatura. Pelo governador Raimundo Colombo (PSD), ele ficaria, mas percebi no vereador Jairo um grande desejo de ser o Presidente do Legislativo.  E na fila para ocupar a Secretaria Regional alguns nomes, como o vereador Caio ou Zamparetti. O que é certo é que mudanças ocorrerão na SDR. 
 
 
 
Laércio 
Laércio Menegaz Júnior foi convidado para ser chefe de gabinete do deputado federal Jorge Boeira em seu novo mandato a partir de 2015.
Essa informação eu tenho e fui o primeiro a saber...Todavia em respeito ao seu pedido, posterguei... Fui burro em não noticiar, mas respeitei um pedido. Agora que o assunto é público, quero esclarecer que o próprio amigo Boeira me disse isso. Confirmado pelo Laércio e Kércia Cardoso que acolhi como filhos.
 
 

—————

Voltar