19jul14 - Tubarão: Retirada dos trilhos perde força por problemas na prestação de contas

18/07/2014 16:33
A grande mobilização de alguns setores da sociedade tubaronense para retirar os trilhos da avenida Marcolino Martins Cabral, em Oficinas, parece ter perdido um pouco de força. Esse movimento começou a ganhar corpo depois que lideranças tentaram tirar o projeto do papel. Mas não foi tão simples assim como muitos esperavam. Um dos líderes desta luta é o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Tubarão, Felipe Nascimento. Ele esclarece que alguns pontos precisam ser ajustados para que isso seja concretizado. “Na verdade nossa primeira investida não foi tão bem sucedida. O problema esbarra em alguns fatores, entre eles, está à falta de um novo local para a RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima) fazer a mudança da atual oficina. Outro fator parece ser ainda mais grave. 
A obra da nova estrutura na Avenida Pedro Zapelline, que receberia a transferência do que hoje está no pátio em Oficinas, estaria com 40% concluído, mas haveria uma pendência financeira em relação à prestação de contas junto ao governo federal que impediria os andamentos das tratativas. “Na época foi liberada uma verba de cerca de R$ 2 milhões para a execução desta obra e a construção de um novo galpão para os equipamentos da Ferrovia Tereza Cristina. No entanto, esbarramos em alguns impasses por pendências e algumas falhas no projeto. Esperamos reverter essa situação para retomarmos as tratativas”, disse.
Para tentar resolver estas questões, algumas lideranças estão sendo acionadas. “O deputado Edinho que tem um bom conhecimento no Dnit ficou de analisar esta situação junto ao órgão. O vereador Júlio Kuriskinho também ficou de mobilizar outras autoridades. Precisamos de muita força política, para quem sabe reverter esta situação”, afirmou Felipe.
Felipe Nascimento, ainda ressaltou que existem dois grupos convergentes, um primeiro que considera como historicamente importante a manutenção da linha férrea como símbolo do desenvolvimento da cidade, e existe outro grupo que considera a retirada dos trilhos avaliando que isto permitiria um grande desenvolvimento do bairro de Oficinas. “O que se busca não é polemizar, mas contribuir com o executivo para a melhor solução”, ressalta Felipe.
 
Existem dois grupos convergentes: Um considera como historicamente importante a manutenção da linha férrea como símbolo do desenvolvimento da cidade. Outro acredita que a retirada permitiria um grande desenvolvimento do bairro de Oficinas
 
 
Presidente da CDL de Tubarão, Felipe Nascimento, não quer polemizar, e sim tentar achar uma melhor solução 

—————

Voltar