19maio12 - Cricri (por Salmon Flores)

18/05/2012 18:51

 

Vazou
Numa sessão da Câmara de Vereadores de Orleans, o assunto em discussão foi a visita de auditores do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina que vieram investigar e comprovar irregularidades em documentos da Secretaria da Saúde, aquele processo das notas frias, que está no TCE/SC, Ministério Público e Polícia Federal. Só que, no auge do embate sobre o assunto, o líder do governo, João Tezza Francisco, o “Dão”, disse que no TCE/SC, não haveria problemas para o prefeito Tinto. Tudo porque o ex-deputado Júlio Garcia, a quem o amigo do prefeito e do vereador José Nei Ascari foi chefe de gabinete e agora é deputado, é conselheiro e não deixaria macular o governo atual do município. Que é isso? A ouvidoria do Tribunal de Contas de SC e do Ministério Público deveriam ouvir o áudio da sessão. Isso deixa o “Conselheiro” sob suspeição. Por conta das palavras do Dão. Entregando os amigos.
 
Comissão da Verdade
No almoço que a presidente Dilma Roussef ofereceu aos antecessores no Palácio da Alvorada, após instalar a Comissão da Verdade, todos se esmeraram em elogios à anfitriã. José Sarney disse que aquele encontro de ex-presidentes era “um presente da democracia”. Fernando Henrique Cardoso foi mais longe e disse que, com aquele gesto, Dilma estava “construindo a unidade nacional”. Fernando Collor foi o mais surpreendente: pediu autógrafo a todos no cardápio do almoço. No decorrer do almoço, as conversas eram sobre política externa, cada um contando passagens de viagens ao exterior. Lula e Fernando Henrique, amigos, conversaram tão longamente que nem parecia que andaram se estranhando nos últimos anos. Collor se destacou pelo silêncio. Será que tem verdades escondidas por aí? Adivinhem  quem pagou a conta?
 
Laguna acéfala
Fiquei surpreso ao saber nesta semana que a prefeitura de Laguna ficou acéfala nesta semana por ocasião da viagem do prefeito Célio Antônio e de seu vice Luiz Fernando Lopes para Brasília, onde participaram da marcha dos prefeitos e dizem que, andaram visitando alguns ministérios. O prefeito Célio até se justifica, mas o vice que veio falar mal dele e do Everaldo aqui no Jornal? Decência cara.
 
Começou I
Já começaram os primeiros embates entre políticos no período pré-eleitoral. E muita discussão e bate-boca ainda vem por aí. Nesta semana, o radialista João Batista Cruz, da Difusora de Laguna, colocou no ar uma manifestação do presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo dos Santos, onde cobrava do Executivo onde andavam os recursos que foram concedidos pelo governo para as obras entre o Portinho e o Centro Administrativo. Sentindo isso como provocação política, o assessor do gabinete do prefeito Célio Antônio e ex-secretário do Planejamento (se licenciou para concorrer a vereador), Jeferson Crippa não hesitou e ligou em seguida para a emissora. Chamou Everaldo de agente político irresponsável.
 
Começou II
Crippa disse que estava indignado com essa cobrança e se o presidente fosse mais bem informado saberia que uma das empresas participantes da licitação entrou com mandado de segurança sobre irregularidade com a vencedora. E isso é com o poder Judiciário e sem a engronha desentranhada não poderia mexer nos recursos. Vamos ver a resposta do presidente da Câmara que é pré-candidato a prefeito pelo PMDB.
 
Jundiá
O líder do governo de Orleans na Câmara de Vereadores, João Tezza Francisco, o “Dão”, deu uma de jundiá ensaboado depois de ouvir os reclames dos vereadores que apontaram suas indicações não atendidas pelo prefeito Tinto. Não deu qualquer resposta convincente aos anseios dos edis, mudando o foco e apontando outras obras da prefeitura. Não adianta. O povo sabe dessas negativas do executivo e isso vai pesar muito na próxima eleição. Tá sujeito nem o líder voltar no ano que vem. Pelo jeito que vem trabalhando. 
 
Lembrete
O presidente da Câmara de Orleans, Antônio Dias André, o “Geada” foi certeiro numa de suas colocações, ao lembrar aos vereadores governistas que anota sempre os pedidos de todos os vereadores durante as sessões. Isso para não cair no esquecimento. Geada sabe muito bem disso, pois também faz suas reivindicações e não obtém resposta. Depois tem de dar satisfações aos eleitores. Bem complicado isso.
 
Moção
Geada apresentou uma moção  destinada ao governo do Estado e que seja enviada a todas as Câmaras  da AMUREL e AMREC, para que se incorpore na ação, para que sejam feitos concursos públicos para legalizar os 19.357 professores ACTs existentes em Santa Catarina. Hoje, efetivos no Estado são 21.267. Apenas a diferença de 1910. Com a efetivação dos ACTs, com certeza, segundo Geada, melhora a qualidade de Ensino. Recebeu elogios dos vereadores Mário Coan e Edésio Marchioro
 
Enterro do Imposto
No próximo dia 25 de maio é comemorado o Dia Nacional do Respeito ao Consumidor. Para servir, pelo menos, como meio de reflexão da população, será realizado o Enterro do Imposto, na Praça Pery Camisão, das 8h30 às 18 horas.  Segundo o coordenador do evento, Adalberto da Cruz Barbosa (foto), o “Enterro do Imposto” é um Ato de Protesto que, aliado ao Feirão do Imposto, trata do peso da CARGA TRIBUTÁRIA em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Nesta ação, realizada anualmente e que representa o período trabalhado pelo brasileiro para pagar impostos (aproximadamente 5 meses), os Ajetianos informam ao público “os impostos que pagamos e o destino desses tributos, além de coletar assinaturas no abaixo assinado para a proposta de Ajuste Fiscal do Movimento Brasil Eficiente (MBE)”. Vamos lá participar!
 
Progressistas I
Na entrevista para uma rádio local na manhã de ontem, o presidente do PP – Partido Progressista – de Tubarão, Cássio Medeiros de Oliveira, acompanhado do membro da Executiva Municipal, Tarcisio Henkemayer, anunciou que o clima entre a sigla e o PMDB, rival histórico do partido no município, é muito bom e a expectativa para a campanha eleitoral é a das melhores. Ele elogiou a ação dos filiados peemedebistas em buscar subsídios direto nas comunidades com a criação dos subdiretórios.
 
Progressistas II
O Dr. Cássio lembrou que os peemedebistas iniciaram esse processo de contato direto com as comunidades no ano passado e que deu resultado. Com isso, o presidente do PP local, diz que estão seguindo os mesmos caminhos. Cássio Medeiros disse ainda que o pai do pré-candidato a vice na coligação entre PMDB com Edinho a Prefeito e Deka May pelo PP, Paulinho May foi um dos maiores incentivadores dos Conselhos Comunitários. E isso está inserido nos programas, de acordo com ele.
 
Progressistas III
O presidente do PP de Tubarão anunciou ainda que os progressistas estão montando o plano de governo em conjunto com técnicos do PMDB. Querem fazer algo mais pelo munícipe, sentir o que a população realmente necessita. Acho que todos deveriam seguir esse caminho.
 
Força 15
Será no dia primeiro de junho próximo o lançamento da pré-candidatura de Everaldo dos Santos à prefeitura de Laguna. A decisão saiu na reunião do PMDB, realizada na noite de quinta-feira no Yate Clube. A festa será no Clube Congresso e leva o slogan de “Força 15”.
 
Balsa
Chegam muitos e-mails da região de Laguna e Imaruí reclamando da paralisação da balsa que liga as duas localidades, via Perrixil. Já foi um parto para o projeto sair do papel. Fizeram a maior festa quando o sistema começou a operar e em menos de dois meses o serviço paralisou, oportunidade que o Deter justificou que a balsa estaria em manutenção. Só que o sistema não está funcionando e ninguém quer dar explicações. No Deter, em Florianópolis, com a saída do presidente Sandro Silva, para concorrer à prefeitura de Joinville, o órgão ficou acéfalo. Ninguém sabe de nada e ninguém manda nada. Muito índio com jeito de cacique. Mas soluções, nenhuma.
 
Stüpp e Pepê juntos
Embora a definição deva sair após as convenções municipais, em Tubarão, tudo indica que as siglas já estão formalizando as coligações. Nesta semana, o pré-candidato a prefeito Carlos Stüpp reuniu-se com o vice-prefeito, Pepê Collaço e alinhavou a aliança entre PSDB e PSD. Pepê reuniu-se com os pré-candidatos a vereador do PSD e, acompanhado de Stüpp, contou-lhes a novidade: será ele próprio candidato a vice-prefeito pela segunda vez seguida, desta vez apoiando Stüpp. Teremos então, Carlos Stüpp e Pepê Collaço defendendo o atual governo, Edinho Bez e Deka May representando administrações que já estiveram no comando do município e Olavio Falchetti e dr. Akilson com uma bandeira de oposição.
 
 
 

—————

Voltar