19out13 - Comunidade (por Munir Soares)

18/10/2013 11:35
LUTA DE BOX
Eu tinha 6 anos de idade, quando o velho mercado, foi consumido pelo fogo. Um incêndio, que nunca ficou bem esclarecido. Teria sido casual, ou provocado? Nada ficou provado, a exemplo do caso da morte do Juiz Colaço, o fogo no mercado da santa terrinha, foi mais um mistério, que permaneceu sem solução. Em 1939, o velho prédio, deixava de existir. Em 1957, portanto, há 56 anos, o prefeito Walmor de Oliveira construiu o prédio do atual mercado público. No açougue do Aguinaldo Williman eu era freguês, de caderneta. Rodeado por edificações antigas, algumas bicentenárias, podemos dizer que o nosso mercado é um garoto, cuja morte foi decretada, precocemente. Quais as causas que o teriam levado a tal estado de deteriorização?
___ Reformas feitas nas coxas? 
Depois que o município abriu mão de um evento mundial, ao desistir de sediar uma das etapas do Campeonato Mundial de Jet Ski, um novo embate mobiliza a comunidade e desperta interesse estadual: Uma luta de box. Prefeitura versus mercado público. Em disputa, os boxes do mercado.
Everaldo Tyson pronto para entrar no ringue, e duelar com o representante dos usuários do mercado. Quem será o campeão indicado por eles? Lelé da verdura, que está muito abaixo do peso, indicou o peso-pesado Célio Maguila Barreto, da peixaria. A turma está disposta a lutar até o ultimo round e Célio nunca foi homem de fugir da raia. O preparador físico do Célio será o atleta Paloma, ex-campeão de sumô, indicação do Bar da Dorsa, e já receitou ao seu pupilo, um regime balanceado: jogo de dominó e cerveja com torresmo. Super calórico.
O primeiro round terminou empatado com ambos os lados, apenas, se defendendo, cada qual procurando encontrar uma brecha na defesa do outro.
A luta pelos boxes não permite empate, alguém vai ter que beijar a lona, isto é ir a nocaute.
Na preliminar teremos uma luta de Vale Tudo entre os edis boxeadores KEK versus ROBERTO ALVES. Uma briga que poderá mexer com a estrutura da atual Câmara de Vereadores da Laguna.
 
 
 
PREOCUPAÇÃO
Tem gente apostando, que a obra de restauração do Mercado, vai terminar depois da inauguração da Ponte Anita Garibaldi.
 
 
 
IDEIAS E SOLUÇÕES
Enquanto o imbróglio Mercado Público não chega a uma solução, algumas pessoas sugerem alternativas, por exemplo, com aquiescência do proprietário, alguns dos desalojados ficariam instalados no prédio do antigo moinho de arroz Zilmar, situado na Paixão, à beira da lagoa Santo Antônio dos Anjos.
Com apoio dos ilustres frequentadores, Nazil B. Junior, Sandro Cunha, Tuba, Paloma, Pisco, Edésio, Celso Abel, Souza Junior e outros, o Bar da Dorsa seria transportado para o casco de uma balsa, que ficaria ancorado a poucos metros do prédio do Mercado. Um trapiche garantiria o acesso.
___ E os sanitários?
___ Seriam instalados pipi móveis, flutuantes. Um trono, sujeito a marolas.
 
 
 
CASINHA A BEIRA MAR
Ainda hoje, em muitos lugares, a privada é, apenas, uma casinha solitária, lá no fundo do quintal. Acesso à rede de esgoto ainda não é uma conquista de todos. Em nosso tempo de garoto, havia na parte leste da localidade de Ponta das Pedras, uma “casinha” unisex, edificada sobre uma pedra, com fundos para o mar. Era um quebra-galho na hora do aperto, principalmente, nos dias de baile no famoso salão conhecido por “Escorrega e cai n`água”.
A mulher era realmente gorda, de ancas largas e adiposas. Discretamente, deixou o salão, aproximou-se da casinha, abriu a porta e entrou. Sentou-se. Aliviou-se e entalou-se. O buraco não era o seu número. Nervosa, na tentativa de livrar-se daquele incômodo trono, balançou as estruturas da casinha com tal ímpeto, que acabou caindo na lagoa, com casinha e tudo. E, lá foi ela, boiando, ao sabor da maré de vazante, em direção ao canal, com seu “motor de popa” inteiramente ao relento.
___ Privada ao mar! Gritou alguém. De imediato, canoas foram acionadas e a casinha rebocada.
Para evitar maiores constrangimentos, a inquilina que continuava entalada, e de bunda de fora, foi resgatada por um grupo de senhoras.
___ Já tinha siri querendo tirar a sua “casquinha”...
 
 
 
NO REINO DA BABILÔNIA
 
 
MINHOCA NA CABEÇA
Na madrugada de ontem deu entrada numa Clínica Veterinária, uma minhoca com torcicolo. A coitada, ao tentar entrar na cidade, por um labirinto esburacado, deu um nó nas costas.
 
 
 
Minhoca 2 
Alheios às querelas administrativas as pessoas continuam pescando ao lado do mercado municipal, na milagrosa lagoa de Santo Antônio dos Anjos. Na tarde do Dia das Crianças, Paulino Parente ferrou dois borriquetes, o maior pesando mais de 15 kg. Paulino Parente chega em casa, com o peixão às costas, parecendo o homem do vidro de Emulsão de Scott, carregando um bacalhau. Sua esposa Maria Helena não pareceu surpresa.
___ O segredo está na isca, disse ela. Meu marido já sai de casa com a minhoca pré-aquecida
 
 
 
EVEREST
Confer, a toupeira louca, não é burra. Passou o bastão para a SETEP, encarregando-a da pavimentação da Calistrato M. Salles. Uma faz buracos, a outra prefere erguer montanhas de areia e entulhos, maior que o Everest (bar), aliás, vocês sabem qual é o passatempo preferido dos dirigentes da Confer?
___ Jogar “buraco”...
 
 
 
JOGADA
Esporte preferido de alguns membros da atual administração da Babilônia é falar de projetos e mais projetos, e anunciar visitas de ministros e presidentes. Eu já vi essa história e todos sabem qual foi o desfecho.
 
 
 
MÃE JOANA
O acesso da cidade, pela Calistrato Muller Sales, parece à estrada para o purgatório. Quem não pagar todos os seus pecados, não chegará ao paraíso da santa terrinha. Prefeito Everaldo, Imperador da Babilônia, não pode permitir que transformem sua terra, na Casa da Mãe Joana, um lugar onde todo mundo faz o que quer e ninguém faz nada.
 
 
 
QUEDA DA BASTILHA
Onde há fumaça, há fogo. Pelos bastidores da terrinha, comenta-se, que o presidente da Câmara, Roberto Alves, estaria isolado no poder. Do grupo dos sete, que o elegeu, quase todos os membros estariam jogando no time da Babilônia. E, dizem mais: 
___ Está em marcha um movimento que visa tomar o Poder Legislativo Municipal (CPI) depor Roberto, e dar posse ao Waldomiro (Macho).
 
 
 
PRAIA DO IRÓ
Com o tráfego intenso de caminhões pesados a sinuosa estrada do Iro, ficou bem mais perigosa. Engenheiro Daniel Roberge vai supervisionar a equipe que deverá dinamitar uma rocha, que impede o fluxo de veículos, num determinado trecho da rodovia. O ideal seria se possível, o alargamento de toda a pista.
 
 
 
APOSTA 
Os botafoguenses reanimaram-se. No Chedão, segundo Edésio, a aposta continua de pé. Se o Botafogo ficar no G 4, o Chede vai ter que mandar tatuar o Seedorf, no braço direito. 
 
 
 
MILAGRE COM ENDEREÇO TROCADO
Nos tempos da escola risonha e franca, dificilmente aconteciam brigas no pátio. 
___ Te pego na saída! 
Depois da aula, longe dos olhos da professora, o pau comia solto. Jamais passou pela minha cabeça que alguém pudesse marcar briga para depois da missa.
As missas dos nós de Santo Antônio, às terças-feiras continuam prestigiadíssimas. Os fiéis fazem seus pedidos, e vão desatando os nós, a espera do milagre. Na última terça, as duas moças saíram do templo discutindo, bem alteradas. Dos xingamentos mútuos passaram às vias de fato. Tapas, puxões de cabelo, dentadas. Os fiéis, que saíam da missa, tentaram apartá-las. Uma delas, a morena, gritava pedindo ajuda da polícia. Um cidadão, interrompendo o trânsito, desceu do carro e conseguiu separá-las. Parece que ambas disputavam o mesmo namorado. A morena, trapaceando, pediu o milagre, desatando o nó do cordão da amiga, e acabou “ficando” com o gatão, indevidamente. Deram um nó na cuca do Santo casamenteiro.
 

—————

Voltar