19out13 - Cri-Cri (por Salmon Flores)

18/10/2013 14:43
Na lata
Um amigo meu de longa data, me disse na lata e com todas as letras, porque eu ainda estava envolvido com algumas questões de ordem política. Disse-me: “Tu sempre foste leal... Pediu voto para o cara até para mim e eles nunca te enxergam na hora de indicar os nomes”. Eu respondi que acima de mim e de políticos está Deus que a tudo vê.   
 
 
 
Vedete I
Li um comentário feito em jornal local, (Tubarão) com críticas a subalternos do prefeito Olávio. “Pena que a maioria dos subalternos do prefeito não tenha a mesma opinião do chefe”, disse o meio tudo. Ridículo, coisa de retardado! Desejar tudo das pessoas é demais. Tem gente que mora “bem”, mais para rico que para pobre e que acha que todo mundo tem que consultar ele sobre qualquer assunto. Ambiciona na verdade ser o centro das atenções. Na verdade, “se acha”! Eu posso criticar e até discordar de alguma coisa ou de alguém, agora emparelhar, criticar servidores, só porque não olham para a cara amassada dele? Para mim não fizeram nada!
 
 
 
Vedete II 
A nova administração da cidade de Tubarão encontrou sérios problemas quando assumiu a cidade no início de janeiro. Entre outros a cidade estava em estado crítico no que diz respeito à limpeza urbana. Ruas onde não se dava para ver a calçada, entulhos espalhados em quase toda cidade  e assim era a situação especialmente no Centro.
 
 
 
Vedete III
Vendo isto o prefeito Olávio se sentiu incomodado com a situação tomou como uma atitude de administração imediata. Como a prefeitura não dispunha de material suficiente e o quadro de funcionários deficitário, o prefeito realizou juntamente com sua equipe de obras e serviços públicos, um mutirão de limpeza para realização do serviço em toda cidade. E falta muito, mas é inegável que alguns progressos tivemos.
 
 
 
Vedete IV
Se você tiver um olhar mais atento para as ruas de Tubarão, vai perceber que a cidade está mais limpa. Ruas são varridas com mais frequência e há coletas de lixo em dias certos. O secretário Ismael em visita ao jornal A Crítica há dois meses destacou a importância do reconhecimento da população. O mote mais importante para mim é ver a sinalização nas principais ruas; o corte/poda de arvores na beira rio que acabou por embelezar a cidade. Isso é um orgulho para todos nós, além de ter uma melhora significativa na qualidade de vida da população.
 
 
 
Vedete V
Se o prefeito e sua equipe implantarem as ações na cidade, provando que quando existe a vontade de fazer, a coisa acontece independente de quanto tempo tenha a gestão, isso para mim já será motivo para comemorar. Pepê Collaço em meio ano só fez “M”, e ninguém chiava. Tem muita coisa que não gosto e que precisa melhorar para ontem. As parcerias com a sociedade precisam ser retomadas, especialmente com a imprensa. A Saúde continua uma porcaria, mas não culpo os servidores que se esforçam bastante. É questão de gestão e isso pode melhorar.
 
 
 
Balada segura
Em Uruguaiana existe a chamada de “Operação Balada Segura”. Ela se propõe a ser um grande guarda-chuva que abrange ações voltadas à segurança no trânsito, desenvolvendo ações complementares à fiscalização, blitz educativas, atividades de sensibilização e de comunicação junto à comunidade. Participei de um jantar do Tênis Clube Rio Branco e fiquei espantado com o lado psicológico das pessoas sobra a tal “Balada Segura”.  Fui saber por que na maioria das mesas havia refrigerante e muita gente recomendando para não beber. A Balada Segura se concentra próximo a clubes e festas diversas e em pontos estratégicos simplesmente parava os veículos e tascava o bafômetro. Muito bom isso! As pessoas na grande maioria não bebem e se bebem alguém na mesa ficava de “Cristo” para voltar na direção para seus lares. Pergunto: Não seria importante copiar esta ideia aqui em nossa região de Tubarão? 
 
 
 
Respeito
O que Laguna precisa fazer primeiramente é ler e refletir sobre um monte de merdas que vem acontecendo, mantendo, contudo a serenidade das coisas e o respeito às pessoas. O Daniel Roberge?, além de ser um baita sujeito como ser humano e um carinhoso pai de família, é também uma espécie de ouvidor nestes tempos de In-comunicação. Volto as merdas... Fez bem o vereador Andrey Pestana de Farias?, outro extraordinário e que vem fazendo a diferença no legislativo, em narrar um fato sobre a irresponsabilidade de uma empresa e reconhecer em Daniel Roberge a extrema elegância e preocupação no trato de situações que dizem respeito ao governo da Laguna. Se todos reagirem para o bem, se houver uma mobilização que passe por protesto, que pelo menos se tenha apreço por pessoas de bem que muitas vezes são confundidas na teia da aranha.  
 
 
 
UPA 24h em Tubarão
Quando foi concebida a ideia da UPA 24h, foi com o fito de fazer um pronto atendimento 24h. O HNSC demonstra falta de interesse pelo prevalecimento de prefeitos que, em sabendo que o hospital de Tubarão existe, não se preocupam em pagar ou investir pesado para que munícipes sejam atendidos no setor de emergência. A UPA não poderá ficar restrita até 22h, e sim, deve funcionar 24h. A ideia do saudoso Dr. Manoel Bertoncini precisa ser vingada e neste caso que seja através da AMUREL e do Consórcio que existe por lá. Os vereadores devem bater o pé. Poxa a UPA nem começou a funcionar e já estão querendo só até 22h?
 
 
 
TUBOS 
Além de terem acabado com o estacionamento defronte ao bar da kikas nos Molhes da Barra, em Laguna, a situação é degradante e de total abandono. Os 28 tubos de concreto estão atulhados de lixo. Foram colocados naquele local na gestão do ex-prefeito Célio Antônio (PT).  Totalmente desalinhados e muito mal enfileirados, tiram o estacionamento de uns 10 veículos. Retira-los antes da alta temporada, senhores.
 
 
 
ENTULHOS NOS FUNDOS DO HOTEL RAVENA 
Praia do mar grosso, o luxo de belas casas e apartamentos, afronta com o abandono, com a falta de fiscalização dos responsáveis pelo meio ambiente. Atrás do Ravena Cassino Hotel a céu aberto e livre de quaisquer fiscalizações por parte da Secretaria de Obras, cujo responsável é Orlando Rodrigues (PMDB) um mar de entulhos e lixos, rodeados por urubus que buscam diariamente suas refeições. Isto é uma vergonha, além de afronta ao cidadão que paga seus tributos rigorosamente em dia. A temporada já vira a esquina senhores.
 
 
 
Edilidade folgada
Audiência extraordinária, convocando as entidades constituídas para darem um norte sobre os esportes aquáticos, especialmente as motos náutica X os botos.  Partes interessadas e pessoas ligadas ao seguimento lotaram o plenário da Câmara de Laguna portando faixas e palavras de ordem (casa cheia). Por volta de 20h15min, alguns vereadores malandrinhos, foram saindo um a um, abandonando a sessão. Só ficaram quatro vereadores: Antônio da Silva (PR), Rodrigo Luz de Moraes (PR), José Luiz Siqueira (PT) e o presidente Roberto Carlos Alves (PR). Foi um debate com diversas autoridades presentes, e justos aqueles que foram eleitos para fiscalizar, deram as costas e sequer acompanharam uma reunião tão importante para Laguna? A sessão encerrou-se às 21h40min. Há alguns anos isso já tinha acontecido! Uma acalorada discussão se travava no poder legislativo, com a ausência de vários membros da edilidade que se deliciavam comendo Camarão e linguado na Praia. Fácil, né?! Os colegas de hoje deveriam sorrateiramente seguir os “Vossa Excelência”. 
 
 
 
Prefeito Olávio visita AMUREL
O diretor executivo da AMUREL Celso Heidemann recebeu ontem, sexta-feira (18) a visita do prefeito de Tubarão, Olávio Falchetti e do secretário de Infraestrutura, Ismael Medeiros. O prefeito e o secretário solicitaram o empenho da Associação para o assessoramento técnico de mais três projetos, além dos sete que foram entregues nesta semana: Os projetos de pavimentação e drenagem nas estradas gerais do Sertão dos Corrêas, de Congonhas e da Madre. Destes, foi solicitada urgência na elaboração do projeto de Sertão dos Corrêas. O prefeito também pediu urgência na conclusão do projeto de pavimentação e drenagem da Avenida Marcolino Martins Cabral, no trecho entre o supermercado Althoff e a Rua Silvio Cargnin, projeto que pode ser contemplado com recursos do Fundam.
 

—————

Voltar