19set14 - Comunidade (por Munir Soares)

19/09/2014 12:53
O PESCADOR, O BOTO E A BOSTA
Ronaldo Amboni que é o fotógrafo dos botos do canal da barra, infelizmente, não chegou a tempo de clicar a estreia de seu pai, Geraldo (Xonga) Amboni, na pesca com auxílio dos botos, na região do Pontal.
Passemos ao relato de mais um dos “causos” da Laguna. 
Mesmo nos dias atuais, com computador, internet, chips, celulares, robôs e mais uma infinidade de parafernália eletrônica, a mentira continua sendo o combustível, que alimenta a maioria das histórias de pescador. Mentirinhas e superstições. A maior garoupa é sempre aquela que escapa do anzol, quando já estava ao alcance da mão. Levar comida para o pesqueiro? 
___ Dá azar! Aparecer com banana, crua ou frita, é o fim da picada, a água clareia, o vento sopra forte e os anzóis ficam na pedra. Dizem que até o bagrinho, papa-isca contumaz, esnoba o camarão de 35 reais o quilo. Tarrafear com dinheiro no bolso, também, não é de bom augúrio.
Ali, sentado na “tesoura”, nos molhes da barra, gosto de ficar, horas a fio, apreciando a pesca. Na orla da praia, em fila, homens bronzeados, curtidos de salitre, aguardam a vinda do boto, para a tarrafada que poderá salvar o dia. Absorto, contemplando a paisagem, lagoa serena, morros verdejantes da Ponta da Barra, barcos cruzando canal, sem aperceber-me, voltei no tempo até aquele dia da grande estreia. Geraldo Amboni, comerciante aposentado, radioamador e vascaíno, deu uma dentada na banana São Tomé, guardou o dinheiro numa toca de pedra e, timidamente, arrastou sua tarrafa até à linha de arremesso. Era a primeira vez que ia pescar no Pontal, entre os “cobras”. Os veteranos o olhavam com um sorriso matreiro, enigmático, como quem prepara. Afinal de contas todo calouro merece levar um trote. É o preço do noviciado. Geraldo tomou lugar na fila e aguardou sua vez. Nervosismo e expectativa. 
Eis que de repente, aproveitando a maré de vazante, viajando em direção à boca da barra surge um encorpado “marinheiro”, verdadeiro torpedo lançado por algum esgoto cloacal clandestino. Parecia mais um rebocador do que um dejeto humano.
___ Olhem, gritou um pescador lá da extrema direita, lá vai um “virote” para o Geraldo. Passem o aviso adiante. A mensagem correu de boca em boca.
No outro extremo da fila, Geraldo, concentrado, aguardava, de chumbo na boca e com o peso da tarrafa dividido entre as mãos. Um olho no boto, e outro nos homens, ao seu lado. Sem conhecer ainda o “trabalho” dos botos, Amboni acompanhava o movimento dos parceiros para imitá-los. O “marinheiro” chegava à zona de tiro, singrava soberano, poluente. Tarrafas balançam no ar, o boto começa a avançar. Todos gritam, enquanto ameaçam tarrafear:
___ Agora, Geraldo, arremessa. Ouve-se, apenas, um único “chuá”. A tarrafa do Geraldo, bem abertinha, abraça por inteiro, aquele material fecal. O “marinheiro” estava no rufo...
A gargalhada foi geral. Ignorando a chacota, e sem perder a calma continuou recolhendo a fieira, com fé.
___ Fé de mais para um principiante, gritavam todos, em troça, com trocadilho e tudo.
De repente, um silêncio de espanto substituiu as gargalhadas zombeteiras. Quinze tainhas acabavam de surgir, bem malhadas na tarrafa do Geraldo.
___ Ele acertou na caga..., berrou alguém.
Depois daquele episódio, durante anos, ninguém deixava de tarrafear sobre um “marinheiro” à deriva.
Quem consertou as tainhas foi o Toninho, Chef do Restaurante Pardhal`s. Todas ovadas.
 
 
 
UTILIDADE PÚBLICA
É LEI - AJUDA PARA IDOSOS CARENTES
Idosos com 65 anos, ou mais, podem receber o “Benefício de Prestação Continuada – BPC” que assegura um salário mínimo mensal para família que mantêm sob seus cuidados pessoa nessa faixa etária. Só têm direito a este auxílio às famílias com renda mensal (por pessoa) de no máximo 1/4 do salário mínimo. Direito assegurado pela Constituição Federal e com amparo na lei que instituiu o Estatuto do Idoso. (fonte- Coluna de Viviane Benvilacqua-DC). Graninha extra é para custear despesas com idoso (alimentação, remédios, terapia, cuidados especiais, etc). Idoso receberá auxílio, enquanto viver.
 
 
 
TERAPIA OCUPACIONAL
___ Minha sogra já está recebendo este benefício do idoso.
___ Com o preço dos medicamentos e dos exames médicos foi uma ajuda substancial ao teu orçamento.
___ Sem dúvida um alivio financeiro, porém...
___ E, tem um porém?
___ Sim, minha sogra. Sabe que recebe a grana, enquanto estiver viva. Com este trunfo na manga resolveu chantagear-me. Marcou suas atividades (academia, aula de dança, ioga, natação) justamente no mesmo horário do futebol. E exige que eu a acompanhe.
___ Caso te negues...
___ Vai logo dizendo “queres que eu morra”? 
 
 
 
HORÁRIO POLÍTICO
Na sabatina etílica do Chedão o prato principal foi à política. Algumas raposas participaram do bate-papo. Ex-prefeito Nazil Bento Junior, ex-vereador Nelson Mattos e Antônio dos Santos, irmão do prefeito Everaldo e coordenador da campanha de Raimundo Colombo, na região. Completava a roda, os palpiteiros eleitorais, Souza Junior, Pisco, Edésio, Riguetto e eu. Antônio diz que o Cobalchini será o candidato a deputado estadual mais votado. Na terrinha há consenso: mais votado Kleber da Kek. Os demais deverão ser pela ordem: Dirce, Ada, Renato Hinning, Gean Loureiro, José Nei Ascari e outros. Comenta-se, que o Silva bombeiro, com sua campanha franciscana, vai fazendo um bom trabalho.
___ Sábado, 13. Passeata do PT. Carro de som com propaganda do Colombo???
 
 
 
RÁDIO CORREDOR INFORMA:
___ O arranca rabo entre o prefeito Everaldo e o Secretário de Educação, Fernando Lopes, foi de arrepiar cabelo de sapo. A aplicação da verba da Educação estaria no cerne da discussão. Resumo da ópera. Fernando continua no cargo.
___ Na Câmara, vereador Zezinho Siqueira teria denunciado o poder executivo. Pagamento por serviços não executados e outras cositas mais.
___ Vai e vem. Secretário de Administração e Finança, economista Rezende, teria sido exonerado, mas retornou horas depois. Secretário de Turismo? 
___ Foi!
___ Caroço no angu. A proposta de contratação de uma Empresa de Consultoria para fiscalizar as obras da avenida Marronzinho é, no mínimo, estranha.              
___ Quais os serviços municipais que já foram terceirizados?
___ E o prefeito Everaldo vai, novamente perder a disputa pela presidência da Câmara? Roberto Alves vai continuar dando de relho?
 
 
 
QUE ZONA?
Edésio Joaquim ainda trabalhava no Cartório eleitoral de Laguna, quando a mulher entrou, solicitando uma segunda via do título de eleitor. Edésio, sempre muito atencioso, deu uma geral nos arquivos, vasculhou velhas folhas de votação (ainda nem se falava em informatização do serviço). Conferiu nome na carteira de identidade. Não encontrou nada.
___ Por favor, a senhora poderia me dizer qual é a sua zona?
___ Não meu filho, não sou mais mulher de zona, deixei dessa vida. Agora sou mulher séria, até já casei...
___ Falo de zona eleitoral...
___ É tudo a mesma zona, conheci cabos-eleitorais que pagavam por meus serviços com cestas básicas fornecidas por candidatos. Pagamento à vista, na boca da urna...
 
 
 
NO BRASIL ATÉ O REMÉDIO ESTÁ DOENTE
Enquanto candidatos falam baboseiras, a Anvisa, em 2014, determinou a suspensão de lotes de nove medicamentos do laboratório Teuto Brasileiro, incluindo aí o lote 1.998.101 de Paracetamol – 500 mg. Olho na embalagem!
 

—————

Voltar