19set15 - Comunidade (por Munir Soares)

18/09/2015 08:29
FRASCOS E COMPRIMIDOS
Enquanto os rios correm para o mar as notícias voam pela internet. Foi assim com a festinha na Secretaria Municipal da Saúde. Não entendi porque o fato gerou tanta repercussão despertando até o interesse da mídia televisiva. É comum a confraternização entre colegas de repartição, após o expediente, naturalmente.
___ Então o que teria acontecido de anormal naquele convescote babilônico?
Alguns dias antes o D. Oficial da Prefa noticiava a abertura de sindicância em busca de um Processo de Licitação sobre informatização na área da Secretaria da Saúde e que estava desaparecido. Em lugar incerto e não sabido. Resumindo, o processo tomou doril e sumiu... Só deram pela coisa quando o Ministério Público solicitou informações sobre o dito cujo, que já estava incluído no rol de “Achados e Perdidos”, mais perdido que achado. Os mais famosos Sherlocks do Reino da Babilônia foram convocados. Eles têm até o dia dez de outubro para solucionar o caso.
A notícia vazou. O tal processo havia sido localizado. Em comemoração ao “achado” teria sido organizada a tal festinha da Saúde. Se houve algum excesso teria sido pela euforia ou por culpa de alguma fórmula química, com ingredientes mal dosados? A banda “Primeiros Socorros” teria animado o evento mais foi durante a apresentação da dupla sertaneja “Cotonete e Atadura” que um enfermeiro cientista da repartição resolveu inventar uma bebida artesanal, o “Campari medicinal” utilizando na fórmula mercúrio cromo, álcool, água oxigenada e uma colher de chá de sene. Uma bomba que elevou a temperatura da festinha e levou muita gente ao trono.
A notícia de que o Processo Licitatório continuava sumido e que a farrinha estava sendo compartilhada a mil pelo facebook arrefeceu o entusiasmo da turma. Ex-titular da Pasta, Felipe Remor, despediu-se da atual Secretária Raquel e deixou o local. Alguns saíram frustrados, pois não tiveram tempo de experimentar a nova receita do cientista da Casa: Supositório de red Bull...
 
 
 
MAGAPAVI I
MAGAPAVI abiscoita mais uma obra no município. Ganhou a concorrência para a construção do Parque da Pedra do Frade, lá no cocuruto do Morro do Gi. O projeto é bonito. Calcanhar de Aquiles: Acesso ao local. A estrada, embrião do futuro acesso norte pelas praias e que vai desde o Laguna Internacional até a Praia do Sol bem que poderia chamar-se: RODOVIA SANTOS GUGLIELME. Fica aí a sugestão.
 
 
 
MAGAPAVI II
A parte mais bonita do projeto do Novo Mercado fica virada para a lagoa Santo Antônio dos Anjos: Restaurante no piso superior e o deck. Por falar em deck já, conseguiram autorização da Delegacia da Capitania dos Portos para a sua construção?
 
 
 
NADA MUDOU
A Confer continua abrindo várias frentes de trabalho sem terminar nenhuma delas. A rua Raulino Horn continua inacabada e caminhando a passos de tartaruga. Papai Noel já mandou avisar: não vai aterrissar seu trenó sobre escombros.
E O CAMPO DO LEC? A Confer retirou seu canteiro de obras mais, o que foi feito pela recuperação daquela praça esportiva?
 
 
 
COOPERATIVA 
A COOPERATIVA de triagem e reciclagem de lixo, da Laguna, recuperou o seu galpão. Não basta, para que se torne uma atividade econômica e geradora de emprego e renda precisa de caminhão, esteira de triagem, compactador, etc. Verbas das emendas parlamentares pode ser a solução. Procure seu deputado!
 
 
 
SIMPATIAS
Simpatia é uma forma de magia ou feitiçaria básica, extremamente ligada ao povo. Temos simpatias para ter sorte, casar, ganhar dinheiro, recuperar um amor, etc. A Júlia do Lagamar que atende na Casa do Artesanato no Centro Histórico falou-me da incrível procura por suas “simpatias”. Vende centenas delas ao ano. São simpatias para todo gosto, algumas bem antigas, herança de seus antepassados. Em pleno mundo virtual o povo continua acreditando no imponderável e no misterioso dom das “Simpatias”.
 
 
 
FEIRA LIVRE PARA ARTESÃOS
Prefeitura e Instituto Cultural Chachá levarão à Praça da Matriz Santo Antônio dos Anjos a Primeira Feira Livre para Artesãos. Evento será dia 12 de outubro – Feriado Nacional. Pediria ao amigo Cook que se colocassem no local algumas figuras do Boi de mamão para que as crianças possam até brincar dentro de algumas delas. Algum artesão local faz “boi”, “cabrinha” ou até “bernunça” com a estrutura do corpo estilo sanfona? Acabou de brincar, fecha e guarda.
 
 
 
CHEGA DE CHORAR PITANGAS
A Ponte Anita Garibaldi trouxe de volta a esperança de dias melhores, trouxe também muito “alento” aos cofres da prefeitura da Laguna. Agora, passado o tempo das vacas gordas estão choramingando porque caberá ao Paço Municipal o pagamento da energia para a iluminação da ponte. Você, amigo leitor, já olhou a fatura da Celesc para ver quanto paga de TIP (Taxa de iluminação Pública)? Multiplique por milhares e milhares de consumidores e terá o total arrecadado.
___ Alguém sabe quanto?
Extra oficialmente fiquei sabendo que a Celesc repassa, líquido, ao município, mensalmente, cerca de SESSENTA MIL REAIS para reposição de luminárias e construção de novas linhas de transmissão. Consta que uma empresa terceirizada é quem administra este bolo luminoso.
Precisamos de uma luz sobre o assunto. Vereadores não poderiam pedir balancete mensal da empresa que explora o serviço de iluminação pública?
___ Solicitar da Celesc o montante mensal repassado a Prefeitura?
Chega de chorar pitangas, vamos aos fatos! 
 
 
 
NO REINO DA BABILÔNIA
Sua majestade Everaldo I botou o bloco na rua. Está em todas, fazendo dos buracos da Confer, sua trincheira de luta. No sábado, Sua Excelência marcou presença, novamente no “Borralho”. Na escolha de um vice bom de voto, ele está é tentando botar o Nazil, no fogo. No “Borralho” ele já está.
 
 
 
A CASA DA COLINA, informa:
Num encontro informal, ex-prefeito Adilcio Cadorin (PSD) e Mauro Candemil,(PMDB) Secretario da 19ª SDR trocaram idéias sobre o futuro da Laguna e falaram de seus planos sobre o pleito do próximo ano. Não sabemos se chegaram a um denominador comum. Vereador Andrey Pestana (PSD) não participou do encontro.
 
 
 
TRANSA ATLÂNTICA
Cenário paradisíaco. A lagoa banhada pelo sol refletia a paisagem que a rodeia. Do pontal até ao farolete da ponta dos molhes uma multidão excitada aplaudia e fotografava o passeio da espetacular da baleia franca pelo canal da barra, flutuando ao sabor da maré de enchente. Não é a primeira vez que estes cetáceos nos visitam. Em Laguna o turismo de observação de baleias é feito de forma inversa, são elas que vêem nos observar, de perto.
A baleia, ao nadar com seu filhote ao lado, poucos notaram a troca de olhar entre ela e o boto Caróba. A baleia parecia feliz em mostrar a cria, fruto de seu amor com o nosso boto do pontal. Os golfinhos são espécimes bem assanhadinhas. Sexualmente são meio “taradinhos”. Até as tartarugas marinhas precisam utilizar a proteção de suas carapaças para fugir ao assédio sexual dos botinhos. Surfistas evitam nadar de costas. Os botos consideram o jet-ski apenas mais um animal a disputar suas fêmeas.
Botos e baleias pertencem a família dos cetáceos. A fecundação se dá, internamente e a cópula é rápida. Numa noite de luar, nosso boto e a baleia se amaram num remanso da prainha do seis, na Ponta da Barra. Um tórrido romance que resultou numa transa atlântica. Sim, senhores, aquele baleote é filho do nosso boto. Quem quiser fazer o exame de DNA, fique à vontade. O filhote é a cara do pai. Despediram-se na boca da barra enquanto ele cantava:
“Olha que coisa mais linda/ mais cheia de graça.
E ela a minha baleia/ que vem e que passa/ a caminho do mar.
Não tenham dúvidas, preparem suas lentes, no próximo ano ela estará de novo aqui, no canal da barra para um outro encontro amoroso.
 
 
 
ADVINHE QUEM VEM PARA O JANTAR
O repórter-fotográfico Elvis Palma captou o exato momento em que a baleia, em pleno canal da barra, esguichando alegria, nadava em direção aos Restaurantes “Boião” e “Geraldo”. Um foto que os proprietários daqueles estabelecimentos comerciais poderiam comprar para colocar como propaganda turísticas em seus “folders” e até num “outdoor”.
 

—————

Voltar