19set15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

18/09/2015 08:22
Desmitificando a Jabuticaba...
A frutinha da vez é a jabuticaba , muito conhecida aqui no Brasil, apesar de ser popularmente conhecida por trancar o intestino, seu consumo  é totalmente benéfico ao organismo. Claro todo cuidado é válido! Caso resolva comer uma quantidade exorbitante da frutinha ainda mais  com o caroço, sem dúvida que irá resultar numa bela constipação. Vale lembrar, que as fibras ali presentes até podem melhorar a função intestinal, claro mais uma vez, se desconsiderarmos o caroço!
A Jabuticaba é composta por polifenóis, que ajudam muito a manter a boa saúde da pele, devido seu alto poder antioxidante, prevenindo os sinais ocasionados pela idade e linhas de expressões. Sem contar, que apresenta nutrientes coadjuvantes na síntese de colágeno garantindo firmeza e elasticidade da pele. Além das propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, há evidencias que até ajudam a prevenir o câncer devido aos seus compostos fenólicos ali presentes.
Sabe-se que os polifenóis desempenham diversas funções no organismo, e uma não menos importante, é proteger o coração, pois, estudos apontam que o consumo assíduo da casca da jabuticaba garante a redução dos níveis do mau colesterol e aumenta o bom colesterol.
E para quem não está de bem com a balança, a frutinha é muito indicada, pois, apresenta poucas calorias, uma boa quantidade de fibras que irá garantir saciedade e autonomia entre uma refeição e outra. Porém sem exageros, um punhado sem o caroço já está de bom tamanho! Sem contar, que é uma opção de lanche para os diabéticos, devido a sua baixa composição de açúcares. É composta por diversos nutrientes traços, como cálcio e magnésio que irão garantir a saúde óssea e dos dentes. Moderação e bom senso acima de tudo na hora de apreciar a fruta é fundamental, bora lá que está super na época!
 

—————

Voltar