20ago11 - Psicologia no Cotidiano (Graciele Locks)

22/08/2011 13:55

 “E se de dia a gente briga...”

 

Não importa o quão real seja o seu desejo de “felizes para sempre” que vem depois dos votos do casamento, as divergências são inevitáveis. 

Muitas pessoas não sabem lidar nem resolver esses desacordos, e poucas pessoas sabem exatamente como. Não existe uma fórmula pronta, mas é certo que pessoas diferentes terão vontades e desejos diferentes e não vão concordar em tudo o tempo todo. E isso é verdade seja você e seu cônjuge parecidíssimos “almas-gêmeas” ou fazem a linha dos “opostos que se atraem” que discordam freqüentemente.

Aqui estão algumas dicas para resolver seus desentendimentos:

Melhore suas habilidades de escuta. Ouvir é ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, sem interromper ou ficar pensando em respostas enquanto ele ou ela esteja falando. Permitir a outra pessoa certo tempo para exprimir exatamente o que lhe desagrada sem estar sujeita a julgamentos.

Quando contrariadas ou criticadas muitas pessoas tendem a ficar muito emotivas ou assumindo uma postura excessivamente defensiva. Isso pode ser difícil e exigir muita paciência, mas tente não defender todas as suas ações ou ficar falando de volta antes da outra pessoa terminar de falar. Em longo prazo, essa atitude pode ser A habilidade que pode salvar seu relacionamento.

Releve o tom de voz do seu parceiro quando há uma discussão. Ignore o tom de voz e tente perceber qual é o cerne da questão. O que seu cônjuge quer de você? O que deixa ele ou ela desconfortável? Enfim, mergulhe no âmago da questão e tente esclarecer o que você percebe.

Problemas menores como a escolha do restaurante, o mercado onde irão fazer as compras ou até mesmo a direção do papel higiênico; devem te fazer refletir a necessidade dessas discordâncias. Em contrapartida, grandes divergências tendem a suscitar sentimentos de antipatia, alienação mútua, ódio e até levar ao divórcio. A chave para gerir estas diferenças é boa comunicação.

Quando você conseguir aplicar isso provavelmente entenderá que esta forma de lidar com desacordos pode ser aplicada em todos os seus relacionamentos cotidianos. E se você tem muita dificuldade de lidar com suas limitações, ou com as limitações impostas pode ser saudável que você procure um psicólogo para ajudá-lo a focar melhor na sua vida.

—————

Voltar