20dez14 - Comunidade (por Munir Soares)

22/12/2014 11:11
O CICLISTA IMPLACÁVEL
Agentes Comunitários recebem bicicletas para atuar com mais mobilidade. Ao ler a notícia, lembrei-me da época, em que o SEPROC (Serviço de Proteção ao Crédito) resolveu equipar seu agente cobrador com uma bicicleta zero quilômetro. O falecido Evaldo, implacável caçar de inadimplentes, pintou a “magrela”, toda vermelha hemorragia. Na frente, logo abaixo do guidom uma placa da mesma cor, com as letras “SEPROC” em branco. Seu uniforme era um macacão encarnado “cheguei”, bem espalhafatoso. Uma corneta, que anunciava sua chegada à casa do devedor, alertava a vizinhança. As comadres enfiavam as cabeças pelo vão das janelas, louquinhas por mais uma fofoca.
___ Quem seria o velhaco da vez?
A bicicleta estacionada defronte à residência. Era logo rodeada por crianças cheias de curiosidades, enquanto cobrador e devedor iniciavam as conversações, nada fáceis, pois como diz o jargão comercial, o freguês sempre tem razão. 
Com o passar do tempo, em nome do sigilo e do respeito às pobres vítimas do desequilíbrio financeiro, foi criado um espécie de Órgão de Defesa do Consumidor. Toda vez que a bicicleta do SEPROC era encontrada estacionada, a garotada esvaziava os dois pneus e escondia a bomba. Era o fim do SEPROC móvel, infelizmente, foi pior a emenda do que o soneto nascia o Serasa, sem rodinhas, mas com incrível mobilidade virtual. 
 
 
 
NA FAIXA DE GAZA
Com uma estrutura perfeita e uma organização impecável aconteceu na terrinha, mais um Moto Laguna. A equipe do Paulinho da Rádio Elétrica foi incansável. Toda a movimentação na praça onde funcionava o QG dos motociclistas foi monitorada, eletronicamente, pelos órgãos de Segurança destacados para o evento.
Numa festa com milhares de jovens, na beira da praia, música, motos e muita bebida é previsível alguns excessos, principalmente, na área mais liberal conhecida por Faixa de Gaza.
___ Foi naquela região, que a mocinha meteu os peitos e foi pra galera?
___ Talvez, o vídeo veiculado pelas redes sociais, e que circulou nas telinhas dos celulares, não identifica o local exato do ato lácteo-etílico.
___ Sobre a moto, a mocinha, já bem “calibrada”, encalorada, atirou longe o sutiã, balançou as tetas e, desinibida, derramou o conteúdo de sua latinha de cerveja sobre os seios.
Instantaneamente, surge da multidão, o caboclo mamador. Trocou o gargalo da garrafa pelo bico da loura, enquanto a turma cantava: “mamãe eu quero/ mamãe eu quero mamar...”. 
___ Cerveja com leite não faz mal?
___ Dizem que o leite coalha.
___ Ótimo, ricota serve de aperitivo.
___ E, por que não chamaram o bombeiro FENEMÊ para apagar o fogo da moça?
___ Por que alguns achavam que deveriam chamar o vereador Silva bombeiro. Problemas de hierarquia.
___ A fulana não foi detida por atentado ao pudor?
___ Não, mas levou uma multa de trânsito. “Farol” alto ao cruzar com outro veículo.
___ Secretário de Administração, o eficiente Rezende, resolveu coibir a mamata e aumentou o ISS – Impostos Sobre Seios... É preciso proteger o leitinho das crianças.
___ Um dos catadores de latinha encontrou no lixo, quatro sutiãs e algumas calcinhas recicláveis. Pela embalagem, o produto devia ser muito bom, comentou o catador.
DÚVIDAS que o vídeo não esclarece.
___ Quem era o “caboclo mamador”?
___ Quem estava na garupa daquela moto movida a leite e cerveja?
___ A mocinha que balança teta é prata da casa, ou produto de importação?
Assim, como no carnaval, na Faixa de Gaza do Moto Laguna acontece de tudo...
 
 
 
CÂMARA FESTIVA
Continuam as festas de confraternização de fim de ano. No Chedão, a cada noite, um encontro festivo. Vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Pescaria Brava festaram com entusiasmo. Prefeito não prestigiou o evento. Parece que a prefeitura teria oferecido uma dupla sertaneja, para animar a festinha. Oferta recusada, pessoal não estava a fim de continuar dançando conforme a música do prefeito. Dizem que o nome da dupla oferecida era: “Toninho e Honorato”. A briga pela nova eleição da Câmara já começou.
 
 
 
RADIOGRAFIA
Não será necessário nenhuma ultrassonografia, pois o presidente da Câmara de Imbituba deverá ser o vereador Claudio do Raio-X.
 
 
 
CONFIDÊNCIAS do Zézinho:
___ O Papai Noel da Estrada de ferro Dona Teresa Cristina (EFDTC) é o mais legal de todos. Quem ganha presente é a criança que não anda na linha...
 
 
 
PEIXE AFOGADO?
Nas docas do Centro Histórico peixes moribundos boiavam. Curiosamente, até os famintos biguás os ignoravam. Será por que os peixinhos estavam envenenados? Camarão sumido, peixes morrendo na lagoa. O mar não está pra peixe...
 
 
 
POR FALAR EM CAMARÃO...
Pelos dados constantes em meus arquivos a SUDEPE, DE 1974/78 fez relatos de toda a produção pesqueira em Santa Catarina, de Garuva a São João do Sul. Em 1978, a produção de pescado na região da Laguna foi de 5.527.821 kg, sendo 2.399.073 kg, DE CAMARÃO. Total equivalente a 15,88% da produção estadual. Pergunta: Existem dados mais recentes sobre a nossa produção pesqueira? 
___ De quantos quilos será nossa atual safra de camarão. Alguém sabe?
 
 
 
TORPEDO
Os jovens mandam suas mensagens através de torpedos. No meu tempo, torpedo era arma de guerra utilizada pelos submarinos. Os meninos da Transamérica, Sidnei e Cereja recebem muitos desses artefatos virtuais, reclamando da falta de sinalização nas proximidades do trevo de entrada da cidade de Laguna. Até alguns lagunenses já passaram direto. Retorno só no Bananal. Se as autoridades não tomarem providências neste início de temporada, além de torpedos vão recebe mísseis no traseiro...
 
 
 
PRONTOS PARA PULAR AS SETE ONDAS
Prefeito Everaldo dos Santos autorizou repasse de R$ 200.000,00 para a Fundação Lagunense de Cultura preparar o Reveillon.
 
 
 
ANIVERSÁRIOS
Jairo (DAE) Chede, proprietário do Restaurante Chedão esteve de aniversário no dia 13 do corrente. Não abriu a mão. Desculpa: economizando para a viagem ao Líbano, terra dos ancestrais. Nelson Mattos acha que tudo não passa de “pão-durismo”. 
João Avelino da Silva – outro vizinho aniversariante. Carpinteiro e marujo da Frota de Petroleiros da Petrobrás. Três décadas no mar. Idade atual? – 96 anos. Viajou pelos quatros cantos do mundo, singrou por todos os mares. Homem simples, cidadão íntegro. Vida exemplar.
Para a esposa Ana (Continha) o João, companheiro de longa jornada, bem que merece ouvir o refrão daquela cantiga de roda:
“Roupa de marinheiro não se lava com sabão, lava-se com cravo e rosa, dentro do nosso coração”. 
 
 
 
FORMATURA
Nosso neto Miguel completou o Curso Fundamental II, no Colégio Stella Maris. É sua primeira formatura. Ao Miguel o nosso abraço mais carinhoso.
 
 
 
HOMENAGEM À CEGONHA
Maria Maccarine Ferreira, a parteira mais famosa da velha Laguna é homenageada. Vereadores aprovaram, e o prefeito sancionou a lei, que dá ao Posto de Saúde da Vila Esperança, o nome de Maria Maccarine Ferreira.
 
 
FELIZ NATAL!
 

—————

Voltar