20jul13 - Comunidade (por Munir Soares)

19/07/2013 18:04
SANTA INGENUIDADE
Como acontece em todas as terças-feiras, de manhã, elas aguardam a distribuição de alimentos, feita pelas “Damas de Caridade”. Enquanto esperam, conversam animadamente. Duas mulheres, de meia idade, tratavam de algum assunto sério e, pelo jeito, não chegavam a nenhum consenso. O diálogo foi ficando acalorado.
___ Elas discutiam sobre o estado civil do Santo Antônio.
___ Tenho certeza de que aquele menino que está nos braços do nosso Santo padroeiro, é mesmo filho dele.
___ Estás louca, santos não são casados, só se for filho de criação...
___ Eu vi na novela, que existe um exame que pode provar a paternidade de uma criança, acho que é um tal de “IPVA”. 
___ “IPVA” é imposto exigido dos proprietários de veículos, e o Santo Antônio é do tempo das carruagens puxadas por cavalos.
___ Então, o nome é parecido.
___ Que tal perguntar a dona Salete, ela vive na igreja, e conhece o Santo Antônio há muito tempo.
___ Santo Antônio, doutor da Igreja, era muito devotado ao Menino Jesus. Já enfermo, enquanto orava, o santo recebeu a visita do Menino Jesus, por isso que, até os dias atuais, ele é representado com o Menino Jesus nos braços.
As mulheres não ficaram muito satisfeitas com a explicação, e decidiram apelar ao Papa Francisco e solicitar ao Sumo Pontífice a autorização para realizar o exame de “IPVA”. O Papa Francisco, alegre e brincalhão é capaz de lhes mandar cópia do “IPVA” do “papa-móvel”.
 
 
PREFERENCIA
Os apartamentos de frente para o mar são os mais procurados e, por essa razão são bem mais caros. Todos querem ver o mar. Enquanto isto, os bancos colocados na avenida beira-mar, continuam de bunda para o mar.
 
 
DE VELA NA MÃO
Na incessante busca pela notícia, o repórter se utiliza dos mais diversos subterfúgios. Batista Cruz chegou ao cemitério disposto a entrevistar o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. No campo santo, em respeito aos mortos, Batista iniciou a entrevista, de vela na mão. Vela de sete dias, pela alma da avenida Castelo Branco, que deve ressuscitar com o nome do campeão Marronzinho Junior. Que assim seja. 
 
 
DA ILHA
Dr. Eduardo Moreira está certo, a prioridade para a região da ilha é a conclusão da SC 100 (Barra/Camacho). Nada deve “melar” a continuação das obras. Após a conclusão, outras benfeitorias virão, quem sabe, até, um elevado (passarela do sambaqui), ligando a SC 100 à localidade do Farol.
Ecologicamente correto, veículos e pedestres circulando por cima, e as dunas, correndo por baixo.
 
 
PRIORIDADE DAS PRIORIDADES
Na avenida Calistrato Muller Salles, principal acesso ao centro da cidade, a Confer desocupou a moita, mas deixou rastro. A colocação da nova camada asfáltica é obra para ontem. Sem mais delongas, enrolação, ou desculpas esfarrapadas, pois é o governo de Everaldo dos Santos, marcando sua presença efetiva num pleito a tanto desejado pela comunidade. O verão está chegando...
Prefeito Everaldo dos Santos, falando aos radialistas Souza Junior e B. Cruz deu a entender, que problemas com drenagens pluviais, em alguns pontos, poderiam atrasar as obras da Calistrato M. Salles. 
Ano passado abriram valas para colocação de tubos em toda a extensão da referida avenida. Não era para esgoto pluvial?
 
 
PANTANAL 
Aqui, neste espaço, já falei sobre o nosso “Pantanal” da praia do Mar-Grosso, com seu tapete verde, um riacho suspeito e muitos pássaros (quero-quero, gaivota, maçarico, garça) habitando esse novo ecossistema. Se a água for limpa, o local até que merece ser preservado.
 
 
EDÉSIO NO CAMPO DE NUDISMO 
Após as manifestações em Brasília, quando foi cadastrado na Polícia Federal como “Edésio Malagueta” o baderneiro, Edésio viajou para a Chapada dos Veadeiros. Conheceu uma cidade em que a figura dos ETs é utilizada turisticamente, e seguiu, todo assanhado, em visita a um campo de Nudismo. Etzinhos aqui, e ETsão acolá. Teria muito que contar no Chedão.
Naquela semana o campo de nudismo patrocinava uma série de jogos. Uma pelada por dia. Edésio, bom desportista, tirou o uniforme, fez alongamento, e preparou-se para entrar em campo. No dia seguinte, manchete no jornal local:
___ Excelente partida de Beisebol disputada entre os times “Pelados” versus “Sem roupas”.
Edésio, atleta de Laguna, Santa Catarina, não participou do evento por falta de “TACO”...
 
 
UM NOVO ADEUS
Nas noites da Laguna, na Sorveteria Polar, escolhíamos uma mesa dos fundos. O “QG” do D.I.V.A (Departamento de Investigação da Vida Alheia) Norberto Ungaretti, Ronaldo Carneiro, Flávio Delgado, Caju Faísca, Ricardo Brandl, Custodinho Ezequiel, Ézio H. Souza, Edson Mattos, Joselino,maestro Álvaro Alano, eu, e outros.O objetivo era o papo informal. Um brinde à juventude e à alegria de viver. No capítulo especial sobre as namoradas, um fato curioso, os jovens do Centro preferiam as garotas do Magalhães. Eu fiz o percurso inverso. 
Muitos deles já foram chamados pelo Criador. Nesta semana, Edson Mattos, meu amigo e padrinho de casamento, também deixou este mundo. Comerciante, professor, diretor de escola. Desportista. Pelo time do Estudante, atuamos lado a lado. No Futsal fomos adversários. Ping-pong, nós jogávamos na sala da residência de seu pai, Donga Mattos. Edson gostava de caçar e de pescar. Nos últimos anos, com sua esposa Marlise, companheira de mais de 50 anos, viajou por este mundo de Deus, a bordo dos transatlânticos. O câncer impediu a continuação desses passeios.
 
 
Mattos e Marlise em suas bodas de Ouro
Num recital da saudade, com os membros do DIVA e ex-integrantes do Conjunto melódico Ravena, Alano, piano, Ricardo Brandl, violino, e a voz de Custodinho, todos haverão de cantar, com tristeza, a Valsa da Despedida.
 
 
TUCANOS
Ministra Ideli Salvatti estaria na mira dos radicais do PT. Estariam falando, até, em processo, por infidelidade partidária.
___ Por causa dos voos da Ministra, em aviões da FAB?
___ Sim. Os petistas não admitem que a companheira só tenha viajado em aviões “TUCANOS”.
 
 
MANGUINHAS DE FORA
Vereador KEK do PP lagunense admite colocar seu nome à disposição do partido, para uma eventual candidatura a deputado estadual, pela AMUREL.
 
 
DO FUNDO DO BAÚ O ROMÂNTICO
Década de 60. O rock dita o ritmo nos embalos de sábado à noite. Mary Quant inventa a minissaia. Ao apelo da guitarra-elétrica os jovens invadem os salões. Os casais da “Turma da Jovem Guarda”, já não dançam mais agarradinhos. Estão juntos, e separados. Frente a frente, na maior euforia, erguem os braços, flexionam as pernas, rebolam os quadris e pulam, cada qual criando sua própria coreografia. O “calhambeque” do Roberto Carlos corria pelas curvas da estrada de Santos, enquanto Erasmo Carlos continuava esperando, sentado à beira do caminho. O rock da Cely Campeiro comandava a rebeldia, na moda, e no comportamento dos jovens. Mas, o romantismo não morrera.
Aproveitando um descuido da banda, ele, nos tempos em que ainda tinha cabelos, sobe ao palco, segura o microfone, e canta a música sucesso das noites dançantes. “Eu não posso mais ficar aqui/ a esperar/que um dia/de repente você volte para mim. Estou sentado a beira de um caminho que não tem mais fim/onde a saudade de você/ ainda existe”. Esse cara, romântico a moda antiga era o Sérgio Castro (atualmente proprietário da Casa dos Presentes) cantando “como é grande meu amor por você”, dedicado a Ana Lúcia, a mulher que ele vira na praia, de “biquíni amarelinho”. Sérgio e Ana Lúcia já são avós. Diante da calvície do marido, carequice assumida, Ana não pode mais cantar, do repertório do rei Roberto Carlos, a música “debaixo dos caracóis dos teus cabelos”, mas isto são apenas “detalhes”...
 
 
A MINHOCA E A TOUPEIRA LOUCA
Encontro num buraco aberto pela Confer.
Toupeira: Com vai a vida neste teu mundo subterrâneo?
Minhoca: Preocupada com a buraqueira que vocês andam fazendo na cidade. Nossa produção de húmus caiu e o minhocoçu, meu marido, caiu em depressão.
Toupeira: Exagero. A vida de vocês é um buraco. Vivem escavando túneis... 
Minhoca: Vocês abrem buracos como se fossem tatus, mas para fechar é com a lerdeza de uma tartaruga. Será porque vocês ganham mais para abrir do que para fechar?
Toupeira: Isto é fofoca de quem só tem minhoca na cabeça. 
Minhoca: Será???
 

—————

Voltar