20jun15 - Comunidade (por Munir Soares)

20/06/2015 08:05
SERIA COISA DO “CAPETA”?
Antes mesmo do cancelamento da trasladação do nosso santo padroeiro, por causa da chuva, pelas redes sociais, “Beto News” já criticava o pároco, que teria sido responsável pelo novo design do modelito usado pelo Menino Jesus, durante as primeiras trezenas. Com a noticia de que não haveria a trasladação Beto invadiu a sacristia. Irado, dirigiu-se ao pároco, acusando-o de querer acabar com nossas tradições e ignorar o sentimento religioso dos fiéis devotos de Santo Antônio. O padre, felizmente, a tudo escutou, sereno e pacífico. Quando São Miguel já ensaiava desembainhar a espada, para acabar com o conflito, Biroba, “Irmão de Santo Antônio” conseguiu persuadir o Beto a ir até o Centro Cultural, e tomar um “capeta” com água benta, e pãozinho da festa. Calmante utilizado até em casos extremos de exorcismo.
No tempo em que o andor do Santo Padroeiro era carregado nos ombros dos “Irmãos” diz a lenda, que quando o Santo não queria sair às ruas, ficava tão pesado, que era impossível carregá-lo. Certa ocasião, em que o mau tempo impediu a procissão, minha esposa Salete, em conversa com o vigário daquela época, aventou a possibilidade de se fazer uma campanha, para aquisição de uma redoma (acrílico ou outro material resistente) para proteger a preciosa imagem em dias de chuva, ventos, etc. A ideia morreu na sacristia. O cancelamento deste ano traz, novamente, o assunto para a ordem do dia da paróquia.
No último sábado à noite, radialista Batista Cruz, “Irmão de Santo Antônio” e orador da Irmandade, solicitou ao Serviço de Meteorologia da Igreja, sob a responsabilidade de Santa Clara e São Jerônimo, o último Boletim do Tempo. Chuva fraca para os próximos 30 minutos. Tempo suficiente para o Santo dar uma voltinha, contornando a rótula das docas, e retornando à Matriz sob intenso foguetório. Em seguida, a trezena, e a tradicional distribuição das “lembrancinhas".
Autoridades circulavam pela sacristia a caminho da Casa Paroquial para o coquetel, oferecido por membros da sociedade, gente da santa terrinha. O Secretário Municipal da Saúde, Luiz Felipe aproveitou o momento, e entregou na “Banca das Lembranças” dois envelopes, que dariam direito a duas lembranças. Levou apenas uma, pois um dos envelopes estava vazio. Devolvido para as devidas provisões de fundos. Esquecimento, ou obra do “capeta”, talvez, pois não acreditamos que o Secretário quisesse dar calote no Santo. Uma senhora, atenta, garante que viu, no interior de um dos envelopes, um vale assinado pelo Secretário de Finanças, uma garantia, mas que ainda dependeria de muito “empenho”... É a crise.
No domingo, mesmo com tempo instável, tivemos a procissão do padroeiro. Presença de bom público, e com participação das bandas, “União dos Artistas” e “Carlos Gomes”. Até o próximo ano!
 
 
 
ORÁCULO DE SANTO ONOFRE 
No lado oeste da cidade acontecia a 13ª Festa de Santo Onofre – o monge padroeiro dos bebuns. Uma verdadeira Babilônia gastronômica: churrasco, galinhada, feijoada, peixada, rabada, tudo ao mesmo tempo. A cada ano aumenta o número de fiéis. Dr. Sandro e Dr. Nazil debutaram na festa. Como todos os iniciados submeteram-se ao ritual de iniciação: ajoelhar-se diante do altar, todo construído com latinhas de cerveja, puxar o badalo do sino de Santo Onofre, e tomar um gole da “mardita”. Optativa é a consulta ao Oráculo, que consiste em enfiar a mão numa fenda da gruta, e retirar um bilhete com os últimos boletins astrológicos. Astros estariam favoráveis a candidatura de Sandro Cunha à Câmara de Vereadores de Pescaria Brava, onde já é Secretário de Educação. Quanto ao Dr. Nazil, signo em ascensão, ventos favoráveis a sua candidatura com vistas à Prefeitura da Laguna. Bolão Camilo, Sumo Sacerdote da Irmandade de Santo Onofre, que tem o “Pisco” com sacristão, garante, que o Oráculo é bom de palpite. Acerta mais que aquele polvo da Copa do Mundo. Oráculo garantiu ao Roberto Righetto que, pelo menos neste primeiro semestre, o Botafogo não será uma Estrela cadente...
MÁXIMA DE SANTO ONOFRE: No dicionário político PROMESSA É DÚVIDA! 
 
 
 
PESQUISA
Corre pela cidade boatos sobre uma pesquisa eleitoral. Numa lista de cinco nomes concorrentes ao Paço Municipal da Laguna, Everaldo apareceria em terceiro lugar, atrás de Tanara Cidade e Ivete Scopel.
 
 
 
PTLECO
Nos bastidores o ex-prefeito Célio Antônio (PT) estaria alinhavando uma candidatura de oposição a Everaldo. E, não seria a Tanara! Traindo a companheira?
 
 
 
DUPLA
Como o eleitorado da terrinha reagiria se a dupla Nazil/Zeno ou Zeno e Nazil aceitasse entrar na disputa pela Prefeitura da Laguna? Ambos já foram vice e prefeito da Laguna.
 
 
 
PALAVRA DO CACIQUE
Sobre o pleito em Laguna não se conhece, ainda, a posição do grande líder político lagunense, Eduardo Pinho Moreira vice-governador do estado. As orientações locais dependerão das definições a nível estadual. A quem diga, que o Dr. Eduardo, descontente com a gestão Everaldo, estimularia a candidatura do Mauro Candemil.
 
 
 
CIDADE APÓS A FESTA
 
 
EMPACOU
Avenida Marronzinho, a obra mais comentada pelo prefeito Everaldo, e que caminhava a todo vapor, subitamente, esbarrou no pórtico. Lei submetida à apreciação da Câmara pede autorização para derrubar o pórtico do Laguna Internacional, enquanto aguarda nova Licença Ambiental, para execução de obras no trecho que vai do pórtico até o trevo da Calistrato Muller Salles, defronte ao Posto de Gasolina do Fernando. Perguntas: A obra só tinha Licença Ambiental até o pórtico? A verba de 13 milhões de reais inclui, também, o trecho ainda por fazer? Teremos nova licitação, e correr atrás de mais dinheiro? 
 
 
 
CABEAMENTO SUBTERRÂNEO 
A obra no Centro Histórico foi iniciada pelo Largo do Rosário, logo após o carnaval. Chegou até as imediações da Agência do INSS, na Raulino Horn. Até agora, nenhum paralelepípedo retornou ao leito da rua, conforme previsto. As pedras foram amontoadas ao redor da estátua de Anita, formando uma espécie de trincheira. Será para comemorar a data da Proclamação da República Juliana?
___ Ou está faltando verbas para animar a empresa responsável pelos trabalhos? 
 
 
 
E O MERCADO PÚBLICO?
Vai, mesmo, ser inaugurado em setembro, conforme previsão oficial? O pedido de aditamento para a obra é verdadeiro, ou fofoca? E a construção deck do lado da lagoa, já teria sido autorizada pela Capitania?
 
 
 
SEMANA DA CIDADANIA
A Câmara não poderia criar a “Semana da Cidadania”? Período em que, semestralmente, ou anualmente, titulares das Secretárias Municipais, presidentes de Fundações, etc., seriam convidados a comparecer ao Plenário da Casa para uma prestação de contas dos atos e realizações de suas Pastas. 
Todos falam a boca pequena, que a máquina administrativa da Prefeitura é pesada, e que organismos estatais são criados, não para facilitar a vida do povo e, sim, para satisfazer o apetite dos partidos, que fizeram parte da coligação que elegeu o prefeito. Com a “Semana da Cidadania” do Legislativo, a população ficaria sabendo, quem é quem na Administração Municipal e, assim poderá, com conhecimento de causa, separar o joio do trigo, e até pedir a extinção de alguns órgãos ineficientes.
 
 
 
INADMISSÍVEL!
Uma cidade como Laguna não pode continuar sem o titular da Pasta de Turismo há mais de 18 meses. O desânimo é tal, que alguns botos já estariam pensando em arrumar as malas e passar o verão na Praia do Rosa.
Na praia, chegam os pinguins e os maçaricos, únicos turistas de inverno.
 

—————

Voltar