21abr12 - Comunidade (por Munir Soares)

20/04/2012 16:45

 

A PERERECA DA VIZINHA
(história de pescador, repetida e revisada)
É outono na santa terrinha. Céu limpo, azul. Uma brisa de vento sul, prenunciando uma boa safra de tainhas corseiras, vindas do sul do país. Nos molhes da barra os botos estão assanhados. Os peixes de entrada nadam apressados, acossados entre os botos, e as tarrafas dos pescadores. Dos quintais das casas, um rolinho de fumaça leva pelo ar o cheiro da tainha na brasa.
Numa roda de amigos, na Pizzaria Chedão. Alvinho Sebolt contava mais uma história de pescaria. Acampados no paraíso, isto é, no Farol de Santa Marta, com uma garoupa pescada na véspera, já cortada em postas, ele, Alvinho, preparava os temperos para o seu suculento e apreciado “caldo de peixe”. Enquanto a família desfrutava das delícias do lugar, o Cazuza (in memoriam) com o estômago no olhar, não saía das proximidades do fogão. Na panela, o fogo fazia a água pular miudinho. Alvinho e Edi Baschirotto foram repassar as linhas que, durante a noite ficaram pescando, sozinhas. No trajeto cruzaram com uma rãnzinha, que em saltos ágeis, procurava sucumbir sob nossos pés. Alvinho, imaginando traquinagens (todo adulto solta a criança que hiberna dentro de si, quando acampa ou faz piquenique) agarrou a perereca e, após ministrar-lhe um banho de cacimba, guardou-a no bolso.
Mais tarde, sob o olhar atento do Cazuza, os ingredientes e o peixe são levados à panela. Água fervendo mais alguns minutos e tudo estaria no ponto. Ante aquela apetitosa expectativa, ao redor do fogão, o papo rola solto e descontraído. Até o cometa de Harley cuja passagem pela atmosfera da terra era esperada para breve, entrou no menu. Comentou-se sobre os nefastos presságios, que sempre antecedem a passagem dos rabudos corpos celestes. Diziam que a influência deles sobre a terra é de tal monta, que até na nossa digestão eles interferem.
Alvinho ergue-se, e levanta a tampa do panelão. Neste preciso instante, a perereca, num último e desesperado esforço em busca da liberdade, salta do bolso, e mergulha no caldo fervente. Ninguém mais, além do Alvinho, percebera a desdita da rãnzinha. 
___ Que fazer agora? Contar a todos e decretar o fim do caldo?
Retirá-la sem chamar a atenção dos demais era impossível, mesmo porque, o Cazuza, de concha na mão, já municiava, fartamente, seu prato. A perereca, de carne branca, passou por garoupa.
___ Hoje, o nosso mestre cuca esteve inspirado, foi sua obra prima em matéria de caldo de peixe.
___ Esteve divino, o pirão ficou com um gostinho diferente, acho que o Alvinho encontrou algum condimento especial. 
Bem depois do meio-dia, barriga cheia e panela vazia, todos ficaram sabendo do infortúnio da perereca, mas ninguém acreditou na história, porém, Cazuza, quem mais “pererecou”, sentiu umas voltinhas no estômago, e explodiu num acesso de soluços, que o sacudiu a tarde toda.
___ Isto é coisa do tal Cometa de Halley, disseram todos.
Neste ponto da história, um outro personagem, amigo nosso, acercou-se da mesa e, com atenção desusada, informou-se, detalhadamente, sobre a tal “indigestão pererecal” (crise de soluços). Dias mais tarde, eu soube a razão do seu interesse pelo assunto: sua vizinha, famosa no bairro por suas perninhas de rã (à milanesa). A perereca da vizinha, cobiçada na cidade, era preparada sob encomenda. Nosso personagem caíra nas graças da vizinha, mas sabia que “pular a cerca,” para deglutir a perereca da vizinha, ao molho de pecado, era trilhar o sinuoso caminho da infidelidade, onde tudo pode ir pro brejo. E o soluço, seria mesmo uma prova do “crime”? Até quando ele resistiria ao coaxar da perereca da vizinha?
Algum tempo depois, eu o encontrei, numa farmácia, procurando remédio para curar sua crise de soluços.
Pergunta da semana: seu marido tem soluçado muito?
 
PERERECA EM DOBRO
Foi notícia na Folha de São Paulo: Moça que nasceu com duas vaginas informa que transa normalmente, sem dificuldades. Eu a aconselharia a casar com japonês, acostumado a comer, com dois pauzinhos...
 
ECOLOGIA E CORRUPÇÃO
Economizem água. Protejam os mananciais. Salvem o nosso planeta. Voltem a tomar banho, somente, aos sábados, etc., etc. Mesmo diante desses apelos, parece que o Brasil entra na contra mão da história, depois de poluir a Baia de Guanabara e o rio Tietê resolve secar a grande cachoeira do planalto central, provocando um desequilíbrio no meio ambiente político, numa região onde convivem em harmonia, bichos e bicheiros, gatos e gatunos, tubarões e arapongas.
___ Quem apostou em Carlinhos Cachoeira não cometeu crime, teve apenas um “palpite” infeliz.
 
CENTENÁRIO
Este ano, o mundo relembra a tragédia do transatlântico Titanic, que naufragou em abril de 1912. Com certeza, os católicos que estavam na Matriz Santo Antônio dos Anjos, receberam a infausta notícia, de pé. Nem puderam sentar-se para assimilar o impacto é que os primeiros bancos da Matriz só foram colocados em agosto daquele ano.
 
NAVEGAR É PRECISO
Nas manhãs de sábado, na tranqüilidade da lagoa Santo Antônio dos Anjos, crianças e jovens em seus caiaques dão um colorido especial à paisagem.
 
ADEMIROSA
Era uma canoa de convés que, inicialmente, transportava mercadorias do interior do município, para o comércio do Centro da cidade. Terminou seus dias, transportando areia de rio, a ser utilizada na construção civil. Era comandada pelo mestre Jovino, um homem alto, forte, trigueiro, tostado pelo sol, e o salitre do mar. Andava sempre descalço, pés enormes não encontrava calçado que servisse. Embarcação movida a vela, e impulsionada por vergas de bambu, durante a atracação no interior das docas.
Personagens muitos queridos por nossa geração, Jovino e Ademirosa. Semana passada, o amigo Carlos Augusto Baião da Rosa, manifestou interesse em obter uma fotografia da Ademirosa. Quem tem uma foto da canoa Ademirosa?
 
COMO ANDA A POLÍTICA NA SANTA TERRINHA?
 
PRÉ-CANDIDATOS
O Democrata foi o primeiro partido a escolher seu pré-candidato a prefeito: Vereador Tono Laureano. Além do aval do PDT, aguarda para os próximos dias, manifestações de apoio de outras siglas partidárias.
NO TRABUCÃO (restaurante e lanchonete) o PSDB reuniu-se, para lançar a pré-candidatura de Júlio Willemann a prefeito. Professor Sandro ficou na reserva técnica.
Apesar de a reunião ter sido no Trabucão, ninguém saiu atirando.
PT Lançamento da pré-candidatura de Tanara Cidade aconteceu sábado (14) no Centro Social Urbano. Prefeito Célio (viajando) teria chegado tarde ao evento. Segundo observadores foi encontro sem muita empolgação, ainda..
 
NA DEFESA 
A maioria dos partidos está jogando na defesa, pois, com o clima de indefinição, ninguém poderá afirmar quem será seu parceiro na eleição de outubro. O momento é de cautela.
- Prefeito Célio (PT) volta a afirmar que gostaria de ter o PMDB como companheiro de chapa do PT (de vice, naturalmente).
- E se o Everaldo (PMDB) emplacar sua candidatura, com quem o PT irá casar? 
 
FARPAS 
A troca de farpas no plenário da Câmara entre o Zezo (vereador (PT) e administrador do Porto Pesqueiro e Everaldo dos Santos (PMDB), presidente da Casa, é sinal de que a coisa está esquentando, por baixo dos panos?
 
QUEM RESPONDE?
O que aconteceu com as férias do prefeito Célio Antônio?
 
SASSARICANDO
O ex-vereador, ex-vice prefeito e ex-prefeito, João Gualberto Pereira anda muito atarefado pelas ruas da cidade, falando com todo mundo, ao pé do ouvido. Eleitoralmente falando, o que ele anda tramando?
 
EFEMÉRIDES
A Associação das “Damas de Caridade” comemora 99 anos de existência. Quase um século de solidariedade.
 

—————

Voltar