21abr12 - Pessoas (por Gladys Helena)

20/04/2012 18:25

 

Cavalcanti
O sobrenome mais comum do Brasil é o “Silva”, mas os Silvas são oriundos de diversas famílias e possuem origens diferentes, o que não lhes garante o título de “maior família do Brasil”. Como pertenço à família Cruz (outra numerosa no Brasil) fui pesquisar e descobri que com o pesquisador Carlos Barata, presidente do Colégio Brasileiro de Genealogia, que a família mais numerosa do país é a Cavalcanti (ou Cavalcante, na versão aportuguesada). A origem dos Cavalcantis remonta à década de 1560, quando o jovem Florentino Filippo Cavalcanti decidiu sair da Espanha para explorar comercialmente as riquezas brasileiras. Aqui se casou com a pernambucana Catarina de Albuquerque, filha de um português com uma índia. O casal teve 11 filhos. Daí em diante a descendência só fez aumentar, sendo a maior do Brasil. Particularmente conheço apenas duas pessoas com esse sobrenome. Um era o saudoso Flávio Cavalcante e outra a tubaronense, Liliane Cavalcanti Soares e só. 
 
Picadeiro
Em todas as colunas políticas, espalhadas nos muitos jornais que circulam em Tubarão e nos diversos programas de jornalismo das rádios, não se falava em Carlos Stüpp voltar à prefeitura de Tubarão. Seu afastamento da política era dado como certo. Agora os colunistas/jornalistas estão matutando o motivo e qual a jogada (sempre tem) do PSDB. Mas como eu não entendo muito de política, vou aguardar. Só sei uma coisa: O Carlos Stüpp não faz besteiras (só algumas vezes faz algumas besteirinhas). Tem que esperar para ver o que vai acontecer. 
 
Picadeiro II
Verdade seja dita: O “passa-moleque” que o Stüpp deu em nós (jornalistas) e também nos adversários foi digno de dó. Enganou a todos nós. Sem dó e nem piedade.
 
Picadeiro III
João Fernandes e o Sargento Batista devem voltar atrás na decisão de não disputarem as eleições em outubro próximo. A volta de Stüpp deu uma guinada na política. Agora a pergunta é: Os dois irão à reeleição ou não? Façam suas apostas...
 
Picadeiro IV
Campanha eleitoral é assim: a gente sabe como termina, mas o final é imprevisível. Lá na frente acontecem surpresas, bobagens, fatalidades, alianças e tudo mais. Às vezes não vence o melhor, mas quem erra menos no percurso.
 
Constrangimento
Existe coisa que causa mais constrangimento, dentro de um mercado, do que você ficar escolhendo o papel higiênico que você vai comprar? Tem os rolos com 1, 2 e 3 folhas a gosto do cliente. Têm também os perfumados e os sem-cheiro. Tem também aquele estilo “lixa”. Você passa e ele vai lixando (ao invés de limpar). Geralmente, como é mais barato, são encontrados em banheiros públicos. Como eu detesto supermercado, lá em casa quem vai as compras é o marido (que por sinal, adora). Ele não fica nem um pouco constrangido em comprar papel higiênico, agora absorvente higiênico e tinta para cabelo. Hum... é briga na certa.
 
Urbanismo
Será que o PSDB de Tubarão não tem ninguém competente para assumir a nova secretaria de Urbanismo? Precisou o Jefferson Brunato, que também é presidente do PSDB deixar de ser vereador para assumir a secretaria? Lamentável.
Agarramento
Não suporto "manifestações exageradas de carinho e afeto" em público. Não adianta. Arreto é para ser feito em lugar discreto. Não me entra na cabeça as pessoas ficarem se arretando nas escadarias das igrejas, por exemplo, em pleno horário de missa. As gurias adoram sentar no colo dos namorados, beijando (os famosos beijos de liquidificador), agarrando e outras coisas mais, bem na frente das famílias que adentram as igrejas. Isso já virou rotina pelo menos nas imediações igrejas de Oficinas e Humaitá. Um horror. 
 
Boa
Vereador Jairo dos Passos Cascaes, PSD, apresentou na Câmara de Tubarão projeto de lei que declara de Utilidade Pública a Associação Tubaronense de Assistência aos Diabéticos e Hipertensos.
 
Rádio Educativa
Em Orleans o reitor em exercício do Unibave, Valmir José Bratti, iniciou a semana em Brasília, tentando pleitear uma rádio para a universidade. Segundo Bratti "será uma rádio educativa". Rádio Educativa em Orleans?  Cóf,cóf, cóf... 
 
APAE
Vereador Osvaldo Cruzetta (PP) parabenizou na câmara a diretoria da APAE de Orleans, por ter arrecadado R$ 110.890,00 com as vendas de produtos apreendidos pela receita federal. 
 
Parabéns, Olga! No último dia 19 de abril comemoramos o aniversário da coordenadora da Pastoral da Esperança da igreja matriz de Oficinas, Olga Costa Menezes. Em sua residência recebeu a visita dos padres Edinei e Rogério (paróquia de Oficinas), os membros de sua pastoral, familiares, amigos e vizinhos. Que Deus continue lhe cumulando de bênçãos, dando-lhe paz, serenidade e coragem!
Feliz Aniversário!
 

 

—————

Voltar