21dez13 - Pessoas (por Gladys Helena)

20/12/2013 16:23
Convalescência
Nosso amigo e colega de trabalho, Munir Soares, está em tratamento de saúde no Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão. A vida às vezes nos pega de surpresa, como aconteceu. Mas, esperamos que sua doença passe logo, e que na última edição de 2013 da Crítica, que será no dia 28/12 Munir já esteja de volta, escrevendo a sua “Comunidade”. Ao lado da esposa Salete com certeza celebrará o Natal em família. 
 
 
 
Goela abaixo I
Foi grande na cidade de Tubarão a repercussão da matéria deste hebdomadário sobre a falta de iluminação natalina da Catedral Diocesana, que é de responsabilidade da prefeitura, já que a praça da igreja pertence ao município. O coordenador da Cosip, José Fontoura Dutra Júnior, pego de surpresa na semana passada, não pôde dar muitas explicações sobre o caso. Em entrevista ao Diário do Sul essa semana Dutra explicou que o orçamento para iluminar a cidade foi curto e a prefeitura deu preferência a Vila Natal dos Sonhos que foi montada no calçadão. Ainda segundo ele para instalar as mangueiras de led e boa qualidade na Catedral seriam gastos R$ 8 mil, então não foi não foi possível iluminar o local porque não sobrou verba. Concomitante, a sede da prefeitura nunca antes esteve tão iluminada. Isso sim é que é conversa para boi dormir. 
 
 
 
Goela abaixo II
Além de tudo ainda foi colocada uma iluminação mal feita, com riscos a população, como também trouxe em suas páginas o Jornal A Crítica da edição passada. Aliás, a decoração de natal de Tubarão está tão boa quanto à gestão do prefeito petista.
 
 
 
Chave de ouro
Presidente da Câmara de Tubarão, Evandro Almeida, fechou com chave de ouro a sua administração no legislativo ao devolver ao prefeito da cidade, aproximadamente 950 mil reais. Só espero que esse dinheiro entregue nas mãos da prefeitura não vá para o beleléu. De preferência que seja investido na Saúde, que está um verdadeiro caos em Tubarão.
 
 
 
COBIÇA 
“Ela envenena a alma” – dizia Charles Chaplin. Quando ela se manifesta pela corrupção, é mais nociva, prejudica os pagadores de impostos e quem necessita dos benefícios públicos nas áreas da saúde/educação/moradia, por exemplo. Casos como esses afugentam pessoas idôneas e capazes da vida pública/partidária. A maioria prefere tocar a vida no anonimato da iniciativa privada, Essa postura justificada, às vezes abre caminhos para a ação dos despreparados e desonestos. Quantos litros de leite, remédios, calçados e uniformes poderiam ser adquiridos com o dinheiro levado pela corrupção? Se não ensinarmos ética e retidão às crianças, o futuro estará perdido.
 
 
 
Reis
O pepebista Zaga Reis será o novo presidente da Câmara de Tubarão em 2014. Novato na Casa do Povo, já que é seu primeiro mandato, Zaga poderá contar com a proteção dos Reis Magos, já que além de levar Reis no sobrenome vai assumir a presidência justamente dia 06 de janeiro, dia de Reis. Que os santos Belchior, Gaspar e Baltazar roguem por Zaga.
 
 
 
Dantes
Conhecer o regimento da Câmara é dever de todos legisladores, mas poucos conseguem. Em Orleans temos poucos especialistas nesse assunto. Kiki Berger, o novo presidente da Casa em 2014 parece estar preparado. Muitos nos senadinhos orleanenses estão se perguntando se a câmara da Cidade das Colinas piorou ou melhorou seu nível na presidência de Dão? Entre os jornalistas que cobrem as sessões, a comparação é inevitável: o quadro caiu muito em relação à legislatura anterior. A bola de Dão está murchando.
 
 
 
Interessante
O intrigante foi ver no facebook num jantar de confraternização da câmara de Tubarão, vereadores, secretários municipais e prefeito juntos, sorrindo para os fotógrafos. Aqueles discursos críticos e ataques pessoais, disponíveis nos vídeos das sessões parecem ter sido ignorados. A incoerência faz parte do jogo democrático. Detalhe: Vereador Vanor Rosa não se fez presente.
 
 
 
Milagres eleitorais
Fim de ano movimentado e a classe política com os olhos já em 2014. Novidades nos aguardam no ano que se aproxima: vem aí o imposto de melhoria, a cobrança do IPTU com aumento. O mais curioso é que me lembro de uma entrevista há cerca de 2 meses onde o prefeito afirmava que não teríamos aumento no IPTU, que era intriga da oposição para desmerecer o chefe do executivo. E agora, prefeito? Pelo que constato não há planos de governo, mas ações isoladas para impressionar a galera.
 
 
 
Thermosystem
Dizem que não foi nenhum coquetelzinho mequetrefe a festa de fim de ano dos funcionários da Thermosystem em Tubarão. Foi um baita festão, que durante o dia todo, inclusive com show de funk. Os funcionários agradecem. 
 
 
 
Modificar é preciso
Prefeito Marco Cascaes de Orleans prometendo um pacote de projetos para 2014: “Vamos transformar Orleans”.  Já era hora...
 
 
 
Clima de férias 
Está todo mundo em clima de férias. Antes de partir em direção ao litoral ou para outros estados, muita gente anda apressada para fazer as últimas compras e acertar os detalhes para a viagem. Muita calma, minha gente. O mais importante é passar o Natal com a família e os amigos, mas com segurança e sem exageros. O verdadeiro clima natalino não é só correr para as lojas, encher as sacolas de compras e atropelar todo mundo na estrada.
 
 
 
Quarteto CDL
Quarteto de colaboradoras super eficientes da CDL Tubarão,Graziela, Túli, Raissa e Karina, encerrando o ano de 2013 em grande estilo. 
 

—————

Voltar