21dez13 - Tubaronense é um dos primeiros a receber do Estado Bomba de Insulina

20/12/2013 16:35
O tubaronense Vasco Francisco da Silva foi um dos primeiros catarinenses a conseguir na Justiça o direito a receber do poder público uma bomba de infusão de insulina, produto de altíssimo custo.
Vasco é portador de diabetes do tipo 1 há aproximadamente 35 anos e antes de receber o equipamento necessitava de várias  aplicações diárias  de insulina  para o controle de glicose  sanguínea.
De acordo com o médico de Vasco, o paciente já havia perdido os sinais/sintomas de alarmes dos quadros de hipoglicemia, por isso necessita do equipamento que monitora permanentemente a taxa de glicose  e tem um alarme sonoro  que soa todas as vezes que há uma queda ou elevação  acentuada da mesma.
A ação foi proposta inicialmente na Vara da Fazenda da Comarca de Tubarão pelo advogado Dr. Fabricio Faustina, mas o pedido de antecipação de tutela foi indeferido pelo magistrado, que entendeu que não restava comprovada de plano a ineficácia dos equipamentos e medicamentos que são fornecidos gratuitamente pelo SUS.
Com a negativa em 1º grau, o advogado interpôs agravo de instrumento junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Corte, inicialmente em decisão liminar, a qual foi confirmada por unanimidade, determinou que o Estado fornecesse ao tubaronense o equipamento e os necessários insumos.
“Fizemos uma ampla pesquisa e conversamos com médicos endocrinologistas que nos confirmaram que em casos como o do Sr. Vasco a perda da sensibilidade aos sintomas do quadro de hipoglicemia é comum e os riscos disso são graves”, destaca Fabricio Faustina.
Vasco já está utilizando o equipamento e aprovou as suas funcionalidades. “O equipamento é uma revolução para o tratamento de diabéticos, pois ele mede automaticamente a glicemia 288 vezes ao dia, faz as infusões necessárias e ainda tem alarme sonoro quando os parâmetros do paciente são ultrapassados”, comemora.
 
Advogado Dr. Fabricio Faustina
 
 
Vasco é portador de diabetes do tipo 1 há aproximadamente 35 anos

—————

Voltar