21maio16 - Psicologia em Foco (por Jamile Marcos Silva)

20/05/2016 08:25
Cuidando das nossas emoções - Parte 2
No dia de hoje, pare um instante para observar ao seu redor, seja no trabalho ou em nossa família, observe as pessoas e seu jeito de ser. Cada um de nós, traz consigo um modelo de educação recebido de seus pais. Estes por sua vez, já receberam outro modelo de educação de seus pais. E assim os valores morais, psicológicos e todas as regras de educação vão sendo refinadas de geração para geração.
Os conflitos entre as pessoas, seja no trabalho ou em casa, geralmente ocorrem pela demonstração dessas diferenças no modelo de educação e de valores. Mas como isso ocorre? Que diferenças são essas?As diferenças são simples como: desde ir todo domingo à missa, não pegar coisas dos outros sem autorização, não falar de boca cheia, etc.
A empatia tem um papel importante, pois faz com que nos colocamos no lugar do outro, para entendê-lo melhor e proporcionar uma convivência mais saudável, seja no trabalho ou em casa. Por exemplo: quando alguém no trabalho, está irritado ou triste e acaba se alterando com você, qual seria a sua reação? Reagir e bater de frente, reclamar e criticar, ou Agir: perguntar o q está acontecendo com a pessoa, porque ela está daquele jeito e permanecer em silêncio respeitando o momento instável do colega. Através da Resiliência (capacidade de conseguir se adaptar a situações difíceis e ainda não entrar em surto psicológico e permanecer psicologicamente saudável) podemos superar e entender o comportamento e as atitudes daqueles que tem outra forma de pensar e agir diferente da nossa.

—————

Voltar