21mar15 - Comunidade (por Munir Soares)

20/03/2015 10:26
EMBRULHOS E PACOTES
Na semana em que estréia a novela televisiva “Babilônia”, por aqui, em terras da Babilônia real, sua majestade Everaldo I recebe uma saraivada de críticas, por causa da participação do Reino, na eleição da garota “Top Model”. As redes sociais não perdoaram o monarca. Muita grana na passarela. Há quem diga que o rei foi embrulhado por sua assessoria. Vejamos o que poderia ter ocorrido, nos bastidores.
Nas semanas que antecederam ao tal evento, grupos de trabalho buscavam maneiras de financiar o projeto “magrelas”. Enquanto uma turma viabilizava grana para aquisição de bicicletas (magrelas) para os Agentes Comunitários, uma outra equipe buscava recursos para as “magrelas” da passarela. Bikes pra cá, “magrelas” prá lá. Confusão nas pistas. Resumo da ópera, por decreto real, Everaldo I, induzido ao erro, acabou financiando as “magrelas” do Top Model, pensando que estava autorizando a compra das “magrelas” para o Serviço social.
O pedido de CPI, para apurar possíveis irregularidades no Reino da Babilônia, teve o respaldo unânime dos membros da Câmara dos Lordes. Surpresa na Corte. Os fidalgos da situação teriam dormido no ponto ao aprovarem o pacote de requerimentos com o pedido de CPI embutido? Uma espécie de balaio de fim de feira, a conhecida xepa? Não acreditamos nessa hipótese, tudo leva a crer que foi um aviso endereçado ao Rei: 
___ Se não rezar pelo nosso catecismo vai ter que enfrentar o purgatório!
Trechos de gravações autorizadas pela Justiça e publicadas na imprensa, esta semana, confirmaram nossas suposições.
___ Existe, mesmo, algo de podre no Reino da Babilônia?
 
 
 
BIG BROTHER BABILÔNIA
Fazendo vago eletrônico na Câmara dos Lordes.
Conversas telefônicas entre alguns edis, gravadas com autorização judicial em outubro/14, foram publicadas pelo jornal “Babilônia News” desta semana. Alguns nomes são identificados, e pelo que entendi estavam tratando de aperfeiçoar a Lei de Gerson – levar vantagem em tudo! Parece que pressão deu resultado, pois a base de apoio ao prefeito na Câmara aumentou... Em certo trecho da gravação, o Rei babilônico é tratado de forma desairosa, para não dizer, grosseira.
Pelo andar da carruagem seria interessante, que as pessoas que participaram da passeata do dia 15 de março, na Laguna, não se desmobilizassem, e nem colocassem suas camisas amarelas no armário. Talvez tenham que retornar às ruas de nossa cidade, e exigir das autoridades o respeito que Laguna e seu povo merecem.
 
 
 
A ARTE IMITA A VIDA OU É AO CONTRÁRIO?
No primeiro capítulo da “Babilônia”, tivemos adultério, chantagem, assassinato, furtos, enfim, sacanagem como o diabo gosta. Ainda teremos um desonesto dono de construtora e um prefeito, com vida dupla. No começo, as mulheres estão dando as cartas. Quais seriam as semelhanças com a Babilônia real, instalada na nossa santa terrinha? Vamos acompanhar os próximos capítulos.
 
 
 
OPERAÇÃO POMBOCA
Seguiu para Brasília o Trio de Ouro da Babilônia, Rei Everaldo, Conde Felipe, da Saúde e o Marquês da Educação Fernando Lopes. UTI – Felipe teria sido aconselhado a aplicar o mesmo método usado pelos antigos comerciantes de periferia que colocavam um cartaz avisando: FIADO SÓ AMANHÃ!
No nosso caso seria: UTI SÓ AMANHÃ! Não garante nada, mas mantém a esperança, pois o amanhã é eterno. 
+ Com relação ao Restaurante Escola, Fernando deve ter retornado, pelo menos, com a promessa de que o Restaurante Escola estará apto a fornecer “churrasquinho de gato” aos convidados, que comparecerão à inauguração da avenida Marronzinho.
 
 
 
POMBOCAS
Rei Everaldo teria entrado no gabinete do Ministro dos Transportes, de pavio murcho.
___ Excelência, o problema é a iluminação da ponte Anita Garibaldi, a pomboca ficou por nossa conta.
___ Dona Dilma mandou economizar energia. Terão que autorizar o tráfego de veículos, somente durante o dia, com a luz do sol, que ainda é de graça.
Nosso rei continua de vela na mão.
 
 
 
E JÁ QUE FALAMOS EM MARRONZINHO...
Um europeu, técnico em colocação de asfalto em rodovias, de passagem por nossa cidade, a pedido, foi visitar os trabalhos na avenida Marronzinho, na praia do Gi. Foi curto e grosso.
___ Por três milhões de reais dá para fazer este serviço, em 15 dias.
___ E, agora, José?
 
 
 
UTILIDADE PÚBLICA 
Decreto do prefeito declarou o Clube Blondin, de Utilidade Pública, para fins de desapropriação. Por que não, o “Congresso Lagunense”? O motivo será vingança política? Voltaremos ao assunto.
 
 
 
AGOURENTA
A vizinha foi visitar a comadre no leito de hospital. Ao retornar foi logo avisando aos familiares:
___ Acho que ela não atravessa a ponte!
Segundo Edésio, a expressão: __ não atravessa a ponte, é o mesmo que dizer, que o fulano, morre antes da liberação do tráfego pela ponte Anita Garibaldi. Xô agourento!
 
 
 
MANDINGA?
Vereador Kek acordou sobressaltado e viu, defronte ao seu apartamento, mais um despacho, com garrafa de champagne, rosas vermelhas, farofa, charuto e outras oferendas. Era a segunda vez no mês. Estariam querendo “despachar” o nobre edil? O que fazer, retirar o feitiço ou pedir auxílio a um Pai de Santo? Kek estava numa encruzilhada.
___ E, se fosse um ritual de magia negra? Saravá, irmão.
Ele teria sido aconselhado a tomar algumas providências: acender velas pra São Jorge e tomar banho de sal grosso. Dizem, que o Kek, até exagerou na medicação. Com o corpo coberto de sal enrolou-se em papel alumínio, e voltou pra cama. Parecia uma picanha a caminho do forno. Sonhou que tocava berimbau, e acordou cantando música do candomblé:
___ Eu vi chover eu vi relampear/ mas mesmo assim o céu estava azul.
Samborê, Pemba, Folha de Jurema/ Oxossi reina de norte a sul... Oxalá tudo acabe em paz, e que o Kek continue sob a proteção dos “Santos”...
 
 
 
ELE VIVEU INTENSAMENTE...
Fez de sua terra, a paixão de sua vida e de sua profissão de radialista, sua razão de viver. Respeitado, admirado, imitado, jamais igualado. Exemplo de ética profissional, que fez de seu microfone um instrumento de luta em defesa de sua cidade. Um guru para todos os iniciantes na arte de informar. Assim era João Manoel Vicente, inteligente, bem informado, versátil, combativo. Levava credibilidade às notícias. Na terrinha, quando alguém relatava um fato, ficava a dúvida. Será verdade?
___ Não deu nada no programa do João Vicente.
João Vicente do Samdu, do esporte, do carnaval, da política, do rádio. Em todo o ramo de atividade sempre foi protagonista. Deixou sua marca por onde passou e, acima de tudo, a de um lagunense ilustre, que amou a terra que o viu nascer e participou, intensamente, das lutas de seu povo.
Pelos caminhos da “ Paixão” ele trilhava, diariamente, do Magalhães até à Matriz, para o encontro diário com o padroeiro Santo Antônio dos Anjos. Na rua do Valo, onde residia, até o dia de sua morte, uma quaresmeira em flor é uma homenagem da natureza ao ilustre vizinho, que partiu para a eternidade. 
 

—————

Voltar