21set13 - Comunidade (por Munir Soares)

20/09/2013 18:44
A DESAPARECIDA
De cada em quatro anos escutamos a mesma lengalenga; nossa terra, com mais de trezentos anos, precisa eleger seu deputado estadual. Papinho pior que café requentado. Nas últimas décadas, todos os nossos candidatos à Assembléia Legislativa, deram com os burros n`água. A maioria com pífia votação. Com a emancipação de Pescaria Brava, os aventureiros eleitorais vão ter que tirar o cavalinho da chuva.
A cada dia pipocam escândalos em mais um setor da administração pública. A gatunagem perdeu a vergonha, nem se preocupam em apagar os rastros de suas falcatruas... Inventamos até a figura do deputado presidiário, é a legalidade, algemada. Os mensaleiros estão a um passo de obter carta de alforria. Se isto acontecer, os mensaleiros condenados por Formação de Quadrilha ficarão por cima, livres e soltos, como integrantes da “EX-QUADRILHA DO DIRCEU”. Pensar que tudo isto começou com os “santinhos”...
Nas redes sociais, um grito só, uníssono: guerra aos corruptos. Alguém já disse que o preço da liberdade é a eterna vigilância. Na democracia temos a liberdade de escolher nossos governantes, mas, se continuarmos sendo eleitores hipócritas, reconduzindo ao poleiro, políticos que nem tiveram a coragem de assomar à tribuna para condenar os corruptos, somos, também, corruptos por estarmos contribuindo, para que esta corja se eternize no poder.
Vamos, a partir deste ponto, narrar as peripécias de um candidato a deputado por Laguna. A campanha ia bem. O cidadão em questão, por força de sua profissão, tinha grandes possibilidades de conseguir votos, em outros municípios. No “QG” de campanha o clima era de otimismo, até que a verba começou a ficar mais curta. Arrecadar fundos passou a ser prioridade. Em uma lanchonete da rua Raulino Horn, o candidato com alguns de seus assessores montavam estratégias, agendavam visitas a alguns possíveis colaboradores. Perspectivas não eram boas.
___ Bom dia, “deputado”. Após o cumprimento o recém chegado colocou um envelope no colo do candidato.
___ O que é isto?
___ Minha colaboração à campanha, nesta reta final...
O nosso candidato foi bem votado, porém, sufrágios insuficientes para conduzi-lo a uma cadeira na Assembleia. Tentativa frustrada, de novo. Após o resultado das urnas, o candidato foi visitar o amigo, agradecer pelo dinheiro.
___ Perdemos, mas, graças a Deus, não ficamos endividados...
___ Graças à mãe dele...
___ De quem?
___ De Deus. Disse e apontou em direção ao oratório, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Estás vendo aquele cofre? Foi dali que saquei aquele dinheiro. Fiz um empréstimo na conta da santinha.
___ Até o final do mês vamos repor tudo.
___ Aí é que está o problema. Sábado, 12 de outubro, festa da Padroeira do Brasil, dia em que a mamãe vai depositar sua oferenda aos pés da santa, vai descobrir que a poupança está desAPARECIDA.
Não sabemos como essa história terminou.
 
 
RECORDE
Nenhuma equipe de futebol da Laguna excursionou tanto quanto o “Galo Velho”. Pará, Gramado e Estrela (RS) Rosário (Argentina). Este final de semana joga em Maceió (AL) preparativo para a grande viagem a Portugal. Os velhinhos estão de crista levantada, pelo menos a crista...
 
 
CARNAVAL
Secretário de Turismo apresentou aos diretores das Escolas de Samba, o projeto Carnaval 2014. Em tese, temas enredo, que possam facilitar captação de recursos, na iniciativa privada. O pessoal tem seis meses para correr atrás do dinheirinho.
- Brinca quem pode: Vem com BalacoBACO, deus do vinho.
- Mocidade contará a história da cerveja (dois pinguins na Antártica). Bem original...
- Vila Izabel- Apresentará as diversas fontes de Energia.
- Xavante contará a história do teatro.
- Democrata – Uma homenagem a cidade de Gramado.
Os temas vão-se entrelaçar. Depois do porre com Vinho e Cerveja, os foliões irão ao teatro assistir a peça “O Ébrio” de Vicente Celestino. Para refazer as Energias, dormir ao relento, no Gramado.
 
 
SUCESSO
A Feira de Ciência dos alunos das Escolas Básicas da rede estadual de ensino foi um sucesso. Centro Cultural lotado. Trabalhos interessantes. Muita criatividade. Alunos de todos os municípios que integram a 19ª Secretaria Regional. Abraços ao Secretário Nazil Bento e professor Sandro Cunha.
 
 
NOS TEMPOS EM QUE GOLEIRO ERA GOALKEPER
Nossos ídolos eram Leônidas, Perácio e Friedenreich. Nas peladas de rua, dois jogadores, os melhores, após o “par ou ímpar” iniciavam a escolha dos jogadores para formar o time. Dez para cada lado.
___ DEZ?
___ Sim, pois os dois últimos, considerados “pernas de pau”, seriam os goleiros, isto é, goalkeper... Talvez, por causa dessa cultura, poucos goleiros do Brasil conseguiram fama internacional, destaque para Dida, Júlio, César e Taffarel. No campeonato da saudade me vem à mente, a sorte de Castilho do Fluminense, o azar do Barbosa na Copa de 50 e a elegância de Gilmar, único bicampeão do mundo
Durante a copa das Confederações tivemos a oportunidade de ver em ação, os melhores goleiros do mundo, na atualidade, Bufon da Itália e Casillas da Espanha. Ouso dizer, que nenhum deles é melhor que nosso ídolo caseiro, Dalmo Mendes Faísca. Defesas acrobáticas; defendia com elegância. Saídas do gol, perfeitas. Sabia orientar sua linha de zaga. Goleiro, ainda, não usava luva, talvez por isso Dalmo tivesse o hábito de cuspir na palma das mãos, ante a iminência de ter que defender um chute forte. Na terrinha, Dalmo, é quem tem o maior acervo fotográfico sobre futebol da região. Ao Dalmo Faísca um abraço de saudade e de reconhecimento. 
 
 
NOVO MINISTÉRIO
A cada dia surge um novo ninho de corruptos nos Ministérios da Dona Dilma. Sugiro a criação do Ministério da Corrupção. Serviria de asilo a todos os envolvidos em safadezas, até o julgamento final. Uniforme: No Ministério da Corrupção todos usariam o pijama dos Irmãos Metralha, sem máscara.
 
 
DISCRIMINAÇÃO
Médicos cubanos estariam proibidos de colocar recém nascidos na enCUBAdeira...  
 
 
MENSALÃO
O DECANO DEU CANO
Celso de Mello decidiu o jogo, já na prorrogação, acatou os tais Embargos Infringentes.
___ O que significa?
___ Embargaram o “Mensalão”, isto é, agora vão embarrigar a segunda etapa do processo.
___ Todo embarrigamento tem um prazo de gestação...
___ No caso do Mensalão vai ser a prazo de égua...
 
 
COISA DE CINEMA
O Serviço Secreto inglês deu ao agente 007 James Bond, licença para matar. O TSF outorgou aos mensaleiros, licença para roubar!
 
 
CAIS DAS DOCAS
Há uns 25 anos, a doca foi dragada. Inconsequentemente dragaram próximo ao alicerce e parte do caís cedeu. Infelizmente, ainda continua cedendo, no trecho atrás do monumento do Rotary Club é quase impossível caminhar sobre o caís. Um importante ponto turístico que merece a atenção das autoridades.
 
 
O GRITO
Jogo Botafogo x Criciúma na capital do carvão. Chede, Paulino da rádio elétrica e Rigueto ficaram acomodados no camarote da Taschibra. Do outro lado da arena Júlio Knoll, também, ocupava uma cabine Vip. O que tinham em comum? Todos eram botafoguenses, porém, para não ferir suscetibilidades, todos usavam a camiseta do Criciúma, por cima da camisa do Botafogo. Cautela, pois com as “torcidas organizadas” torcer contra é o mesmo que cutucar onça com vara curta.
Jogo difícil, que caminhava para os acréscimos, sem vencedor. Já nos descontos, com a torcida pedindo o final do jogo, o belíssimo gol para o time da estrela solitária, fez o Dr. Júlio Knoll erguer os braços, e gritar gooooll, mas ao ouvir os torcedores locais gritando: Juiz ladrão/ juiz ladrão, mesmo constrangido, aderiu ao coro de “juiz ladrão/ juiz ladrão!!! 
 

—————

Voltar