22ago14 - Orleans: Legislativo busca transporte gratuito para universitários

22/08/2014 13:26
Na reunião da Câmara de Vereadores em Orleans que ocorreu segunda-feira (18), a indicação feita pelo presidente do poder legislativo, Cristian Berger (kiki), sugerindo a Prefeitura Municipal disponibilizar transporte escolar gratuito para os universitários que estudam em instituições de ensino fora do município, teve total apoio dos pares da Casa.
Kiki foi procurado pelos estudantes que confirmaram o alto custo de despesas para a locomoção diária até as universidades em cidades vizinhas.
“Vários universitários me procuraram dizendo que cidades como Lauro Müller, Cocal do Sul e Urussanga, o transporte é totalmente gratuito. Sei que a vida universitária é muito difícil, as despesas com a faculdade são muito grandes. Também queria que fosse incluído não só para fora do município, mas também o transporte para Unibave, aqui do centro até a universidade”, manifestou o presidente. Outros vereadores foram favoráveis ao pleito:  
 
 
 
Clésio Cabelinho
“Quero dar os parabéns à indicação do nobre presidente Cristian Berger. Nós sabemos como é difícil uma família formar um filho, o tanto que é gasto com mensalidades, lanches e transporte escolar. Somos sabedores que em municípios vizinhos que tem arrecadação menor que a de Orleans  o transporte é gratuito para o pessoal que estuda”. 
 
 
 
Mário Coan
“A universidade pública é mais para rico do que para pobre, e muita gente faz um sacrifício gigantesco, principalmente para buscar uma área de formação melhor, infelizmente busca isso fora do nosso município, geralmente é Criciúma ou Tubarão, e não são nem um ou dois ônibus que se deslocam para lá em busca disso. Sou totalmente favorável ao projeto”.
 
 
 
João Tezza Francisco
“Sou favorável. A nossa prefeitura tem condições de dar transporte total a todos os alunos do município, é uma ideia muito louvável. Eu estudei muito pouco, até a 8ª série para quem não sabe, mas consegui formar a minha esposa e os dois filhos em três cursos superiores, então eu notei a diferença que faz o estudo na vida de uma pessoa e hoje me arrependo por não ter estudado”.  
 
 
 
Antônio Dias André (Geada)
Primeiro lugar quero parabenizá-lo pela ideia, em segundo lugar dizer que vivemos na capital da cultura, então nós temos que no mínimo não só votar, mas abraçar e continuar estimulando para que indicações e projetos dessa natureza venham cada vez mais dar amparo ao nosso estudante, porque nós já passamos por essa fase, faz tempo. Temos que no mínimo dizer que isto é louvável porque nenhum progresso vai se concretizar se não tiver uma sustentação e essa sustentação começa com coisas pequenas como o passe gratuito para estudar”. 
 

—————

Voltar