22ago14 - Pessoas (por Gladys Helena)

22/08/2014 14:27
Dá-lhe Regina
O Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos de Laguna, muito bem administrado pela Regina dos Santos, desde o último dia 14, conta um tomógrafo computadorizado, de propriedade da Clini-X, de Tubarão. O aparelho está à disposição para atendimento dos pacientes internos e externos do SUS, particulares e demais convênios. 
 
 
 
Simples assim
A polêmica é grande em torno da nova administração do cemitério de Orleans. O assunto é destaque em toda sessão ordinária da câmara. Na última reunião o vereador Mário Coan apresentou uma solução: “Barracão tem cemitério a comunidade cuida, Pindotiba tem cemitério a comunidade cuida, Brusque do Sul tem cemitério a comunidade cuida, e sai muito barato, você paga uma taxinha anual e os cemitérios estão lá, respeitados, sem especulação imobiliária, sem exploração nenhuma”. 
 
 
 
Ferrou 
Por essa os servidores municipais de Tubarão não esperavam. Prefeito Olávio Falchetti, justo ele, do Partido dos Trabalhadores, já decretou que não haverá adiantamento da primeira parcela do 13º salário. Nas administrações passadas, o valor sempre era antecipado. Com isso, o governo dos tucanos vinha conseguindo, de certo modo, agradar os servidores pelo fato de estarem recebendo antecipadamente a gratificação natalina, ao invés de terem que aguardar para o mês de novembro. Isso faz mal aos servidores. Até agora o prefeito do PT não mostrou ser melhor em nada. Acorda, Tubarão!
 
 
 
Paratropa
Gente de Deus... O que tem de candidatos paraquedistas atrás de votos não é brincadeira, não. Enojada, vislumbro que há dois repugnantes grupos de pessoas mendigando votos: os crápulas “da cidade” e os picaretas “de fora”. Aqueles, que denomino de oportunistas (paraquedistas). Não dá para dizer qual dos dois grupos são mais asquerosos. E em meio aos candidatos oportunistas encontramos: sanguessugas do erário público; ex-prefeitos caras de pau que fracassaram em seus terríveis mandatos; corruptos, sujos; seus nomes constam em abjetos escândalos políticos; entre outras figuras lastimáveis. Se você conhece alguém que se enquadra no perfil acima descrito, CUIDADO! Atente-se. Vote em quem já fez grandes realizações na sua cidade. Vote em quem tem ficha-limpa. Vote em quem manifesta bom caráter.
 
 
 
Trevo alemão
Tem um amigo do vereador Gilson Paes (Chumbinho), de nome Flávio, que mora no bairro de Congonhas, que também destruiu a frente de seu carro no trevo alemão da avenida Pedro Zapelline. O referido motorista gastou mais de R$ 4 mil para consertar o veículo. Munido de notas fiscais dos gastos, ele promete processar a prefeitura de Tubarão. 
 
 
 
Vocação
Mário Coan, vereador em Orleans confirmou que sua primeira luta política foi quando fazia faculdade na Unisul em Tubarão, e os estudantes fizeram uma associação para lutar pelo transporte escolar gratuito. Diante da rejeição contínua, e da pouca ajuda do governo municipal é que ele começou a militar num partido político. 
 
 
 
Conquista
O Jornal A Crítica este mês comemorou seus 19 anos de Fundação. Uma marca significativa, emblemática por se tratar do jornalismo voltado a dois assuntos interessantes, mas polêmicos: a política e a administração pública.
 
 
 
Conquista II
É difícil transitar num terreno minado onde a guerra pelo poder se confunde com a própria vaidade humana. O estilo de escrever se funde com o caráter do jornalista ao falar de pessoas e fatos. Afinal, políticos são mais sensíveis do que se imagina.
 
 
 
Conquista III
O jornalista só agrada quando elogia. Agora, se for para puxar na orelha, daí vira inimigo. Salmon Flores e Néia Lopes que o digam. É bem assim mesmo! Se é!
 
 
 
Conquista IV
Notícia ruim logo corre léguas, diz a sabedoria. E é verdade. Se falamos coisas positivas de alguém, morre ali mesmo. Todavia, se apontamos falhas e defeitos, não faltará quem se apresse em contar ao personagem. Entretanto, nós não devemos desistir por causa disso. Já fiz elogios a muita gente boa daqui da região, inclusive políticos. Agradecimentos foram raros, talvez pelo fato de a maioria dos mencionados considerar que é minha obrigação. Bem, obrigação não é, porém não deixa de ser justo.
 
 
 
Muita violência 
Está impressionando o aumento de ocorrências policiais em Tubarão, que antes era famosa pela calmaria e pela quietude natural de cidade do interior. Prisões de grandes quantidades de drogas, latrocínio, assassinatos, é tanta ocorrência deste tipo que a população já está preocupada há tempo. Até na Unisul os larápios estão assustando estudantes, para roubar dinheiro de lanche, pasmem. E os 30 policiais que mandaram para cá? Onde estão atuando? Ai, ai, ai...
 
 
 
Histórias que Tubarão conta
Beth Xuxa na câmara relatou um fato interessante que lhe aconteceu na Clínica do Beck, onde trabalha como recepcionista. A tucana intitulou a nossa Saúde como “é muito chefe mandando pra pouco índio obedecer”. Vamos à história: Tem um posto de saúde, quase em Pedrinhas, um senhor de idade ele foi lá na Clínica do Beck, chegou no balcão e pediu para fazer um curativo. Eu perguntei: _ onde que você mora? 
_ Eu moro em tal lugar. 
_Por que o senhor veio fazer o curativo aqui na Clínica tão longe de sua casa?
_ É porque lá no posto não tem ninguém. Peguei o telefone e liguei para lá. Perguntei:
_ A enfermeira não está? 
_Não, a enfermeira está fazendo pós-graduação. 
_ A técnica de enfermagem está? 
_Não ela está de atestado. 
_Quem é você? Sou agente de saúde. 
_O que você faz ai? 
_Estou aqui sozinha cuidando do posto. 
 
 
 
Resumo da bagunça!
“Agente de saúde deve trabalhar na rua. Que deixasse fechado o posto de saúde. Se não tem enfermeira, não tem técnica de enfermagem, fecha o posto”, vociferou Beth Xuxa. 
 
 
 
Alegres 
Notei como os candidatos aparecem felizes nas placas de campanha eleitoral na cidade. O que mais chama atenção é o tamanho do sorriso, largo, quase uma expressão de gargalhada. Fiquei em dúvida: Será que legislar e fiscalizar os atos do executivo, é tão prazeroso assim? Se o cargo exige seriedade e competência, para que o sorrisão?
 
 
 
As religiosas da Comunidade Cristo Rei, do Colégio São José, do Colégio Stella Maris, além das irmãs que atuam na região, receberam a homenagem dos coordenadores dos Grupos de Voluntários do HNSC, em virtude da passagem do Dia das Religiosas, comemorado no dia 17 de Agosto. Para a igreja católica, o mês de agosto é o Mês Vocacional. Na foto, a presidente da Amavi (Associação Mãos que Salvam Vida), Eliane Fernandes, prestou homenagem à irmã Filomena, da Comunidade Cristo Rei. 
 

—————

Voltar