22ago14 - Tubarão: Trevo na avenida Pedro Zapelline causa polêmica e acidentes

22/08/2014 13:28
As mudanças feitas pela Secretaria de Segurança e Trânsito da Prefeitura Municipal de Tubarão, na avenida Pedro Zapelline ainda causam muita polêmica. O assunto foi bastante debatido nas redes sociais. Muitos até se arriscaram em dizer que iria dar acidente grave. E deu. As principais reclamações são os fechamentos de algumas transversais e de um trevo feito entre a avenida e as ruas. Sorte que não houve vítimas, mas as proporções poderiam ser bem piores. Apenas danos materiais. O motorista Antônio Isidório dirigia seu Renault C3 quando decidiu entrar no trevo para seguir no sentido pela rua João Machado Corrêa. O problema é que a divisão na avenida foi feita com um meio-fio bem acima do normal. “Eu vinha em baixa velocidade. Quando me dei conta eu estava em cima deste trevo e não deu para desviar. A suspensão do meu carro inteira foi afetada. A batida foi tão forte que a roda saltou do carro. O motor também foi atingido e peças ficaram pelo chão”, disse Antônio. Esta semana outras pessoas disseram que houve pelo menos mais dois acidentes no local. Mas ninguém confirmou. 
Um dos comerciantes próximo ao local afirma que já viu muitos carros desviarem desse trevo e por pouco não baterem. “Eu não sei quem fez esta engenharia ‘magnífica’. Mas com certeza não entende nada de trânsito. Muitos carros desviam e por pouco não batem. Isso ainda vai dar morte. Alguma coisa precisa ser feita”, disse o homem identificado apenas por Jair. 
 
Carro quebra a roda ao bater no trevo 
 
 
 
Assunto também foi destaque na tribuna da Câmara:
 
 
Joel da Farmácia do PMDB
“Como é que um engenheiro pode fazer um tipo de uma mureta dessa? Por que ele não usou os tachões, só os tahões ali no lugar? Hoje à tarde (segunda-feira, dia 18) aconteceu outro acidente ali na esquina do Colégio Adventista, aonde precisa de uma sinaleira. Eu acho um absurdo colocar os tachões em cima da mureta, de noite o motorista vai pensar que é asfalto e vai tocar mesmo o carro em cima. Enquanto as sinaleiras não forem instaladas ali ainda vai acontecer muito acidente, e de quem é o prejuízo? É do bolso do povo”.   
 
 
 
Gilson Paes (Chumbinho)
“Para mim aquilo não é um trevo alemão, é uma armadilha, você vem atrás de outro carro, quando se depara dá de frente com uma mureta. Se você se perder, acaba com seu carro. A pessoa que bolou aquilo deveria tirar as muretas e devolver o dinheiro para prefeitura. É uma vergonha, não sei em que cidade ele viu isso. Além disso, tiraram todo o estacionamento do comércio da avenida Pedro Zapelline, ficou complicado”. 
 
 
 
Edson Firmino
“Está registrado nos autos dessa casa, pois antecipamos que ali aconteceria um acidente, nós indicamos ao executivo que no dia seguinte providenciasse a retirada daquela mureta, a qual eu denominei de arma de guerra, o vereador Chumbinho chamou de armadilha, uma lança apontada contra o peito de quem ali vai, contra a frente de um veículo e contra o peito de um motociclista. Se alguém conhece o proprietário desse veiculo que indique pegar aqui nos autos dessa casa uma cópia da ATA que é pública, e ATA deve servir como ação civil para cobrar a indenização”. 
 
 
 
Versão da PMT
A prefeitura informou que as adequações no trânsito da avenida Pedro Zapelline serão realizadas pela secretaria de Segurança e Patrimônio em parceria com a secretaria de Infraestrutura. As obras a serem executadas consistem na mudança do meio-fio, que será realizada pela secretaria de Infraestrutura e a colocação de sinalizações, serviço que será feito pela secretaria de Segurança e Patrimônio. As obras de adequação devem ser iniciadas no início da próxima semana.
A avenida ainda receberá a instalação de dois semáforos nas ruas Luiz Martins Collaço e na Rui Barbosa, no valor de R$ 160 mil. As estruturas que tem prazo para serem instaladas até o mês de outubro.

—————

Voltar