22jun13 - Cri-Cri (por Salmon Flores)

24/06/2013 20:03
Retro I
Quem esteve visitando essa semana a câmara de Tubarão foi o Clair Damasceno Paes, presidente da Coopercampo, onde comunicou aos vereadores que recebeu uma retro-escavadeira 0 km da secretaria de Agricultura do estado, um compromisso já assumido de longa data do secretário João Rodrigues. É a segunda máquina recebida do secretário de estado. Clair ouvia muito gente falar que a máquina não vinha para a cidade, mas ele teve paciência e ganhou.
 
Retro II
O intermediador foi o vereador Caio Tokarski a quem perguntei sobre o porquê da Secretaria  de Agricultura do Estado ter cedido uma máquina para a Coopercampo e não para a prefeitura. O que disse Caio: "Salmon, a máquina foi entregue a Coopercampo, através de uma cessão de uso. E estamos olhando para frente, desconheço as administrações passadas, mas, a atual é digna de elogios e tem conduzido muito bem a Cooperativa”.  E eu acabei concordando.  A Prefeitura de Tubarão não tem uma secretaria de Agricultura atuante. Caminhões e máquinas remanescentes são verdadeiras sucatas ambulantes. Que a nossa Coopercampo através do Clair Damaceno Paz faça bom uso dela.
 
Voto dado I
Vereador Caio Tokarski (PSD) na tribuna da câmara de segunda-feira (17) já abriu seu voto para deputado federal, seu candidato será o atual secretário da Agricultura, deputado licenciado João Rodrigues (PSD). “O deputando João Rodrigues será o meu candidato a deputado federal, então nesse sentido já estou adiantando aqui porque ele tem trabalho prestado na região”
 
Voto dado II
E o vereador Jairo Cascaes que é do mesmo partido emendou: “É bom que se deixe registrado que não é só Tubarão que o secretário de Agricultura, João Rodrigues tem ajudado, mas toda região. Pouso Alto (Gravatal) também ganhou trator, uma retro-escavadeira, Pedras Grandes e Jaguaruna também, então a atuação do secretário de agricultura em nome do governador Raimundo Colombo tem sido muito grande aqui na região”.
 
João... João 
Secretário de Turismo e Lazer de Laguna, João Carlos Fagundes vem com desenvoltura fazendo seu trabalho. Ele surge na cidade com imensa capacidade e articulação. João tem 55 anos, é casado, expert em turismo, com especialização pela USP.  Foi por anos gerente geral do Laguna Tourist Hotel. A escolha do prefeito fez tanto bem que já falam no nome do João Carlos para compor na Majoritária. 
 
Marajá
Conhecido marajá da ALESC, aposentado, que habita entre nós, deveria antes de surgir nas redes sociais, aquietar-se. Fez média no facebook com o professor que ganha migalhas. Cita que eles são os provedores de todas as profissões e blefa com outras abóboras: “Cadê a justiça e os condenados do Mensalão? Se fosse o Zé do povinho.... ah... já estaria na cadeia! Acorda Brasil!”, disse o marajá na internet. É verdade, acorda Brasília, acorda SC. Os safados que se aposentaram da ALESC, com raras exceções, continuam perambulando por ai, especialmente com opiniões estapafúrdias em redes sociais. Cala-te, cala-te ...
 
Balsa da vergonha
O país inteiro brigando por 0,20 centavos e os caras da balsa em Laguna querem elevar de R$ 9 para R$ 16 reais o preço da travessia. Tú vai no Boião ou no meu amigo Geraldo com a família e volta sem cuecas... Sugiro os donos dos bares que criem o cartão fidelidade. E ao governador que estanque essa pouca vergonha. A Ponte do Pontal já havia sido prometida pelo Esperidião Amin, ele voltou ao governo, não fez e outros não fizeram. Vou sugerir ao deputado Joares Ponticelli, ao prefeito Everaldo dos Santos, ao doutor Eduardo Moreira (via amigo Paulo Althoff Medeiros), a Beth Tiscoski e ao presidente da Câmara de Vereadores de Laguna, Roberto Alves que firmemos um pacto para acabarmos de vez com esse escárnio.
 
Ainda Balsa
De todas as manifestações, todas bem pontuais, recolhi a manifestação do Edson Souza: "Conheço laguna há mais de 40 anos. E há mais de 39 anos escuto falar em ponte para ligar as comunidades. Sabe quando vai sair??? nunca!!! Não existe interesse político! Quanto ao aumento, tanto do bote quanto da balsa só vai baixar se algum dia houver uma concorrência. Mas como não tem e eles monopolizaram. Só através de protestos mesmo. Não usem a balsa, deixem seus carros parados num dos lados e façam a travessia como pedestres!!! Estes donos de balsa e botes em Laguna, já enriqueceram as custas do povo desta comunidade que não tem outro meio de travessia. Estão de bolsos cheios a custas deste povo. Chega também de exploração!", disse o internauta. 
 
Kek por Kek I
Algumas vezes puxei a orelha do Kek, hoje, contudo, entendo que ele deva ser compreendido e ajudado em seus colóquios. Transcrevo a manifestação autêntica como ele fez na Tribuna para depois trocar em miúdos aos leitores. O que disse KEK: “Então o seguinte, esse vereador não mudou, eu não concordo, eu sempre digo sou vereador de 4 anos, mas eu quero deixar um legado para essa cidade, não pode o que está acontecendo nessa cidade. Não tem problema se eu me incomodar, eu vou dizer o que eu sempre dizia nos comícios... Deus quando fez o mundo e fez Laguna deu tudo de bom para ela (Laguna). Deu praia, deu boto, deu tainha, deu tudo de bom e disse essa cidade vai prosperar. Tubarão ficou meio assim, Criciúma mais assim... E o que Deus deu de ruim para colocar nessa cidade? _ Tú vai ver os políticos que eu vou botar lá... Eu não quero ser um desses, eu quero deixar um legado para essa cidade. Eu tenho uma filha que mora em Florianópolis, tenho um filho que mora em Balneário Camboriú, será que o meu menor vai ter que ir embora também dessa cidade?..” 
 
Kek por Kek II
As palavras do Kek mostram uma verdade pura. Laguna parece ser uma cidade travada. É preciso que os políticos leiam e releiam essa manifestação autêntica de alguém que com mandato e sem ter o Dom da retórica, tira do âmago de seu ser algo que talvez nós os críticos sequer ousamos mexer. “Deus fez Laguna, tudo de bom... Praias, boto, tainha etc”... Uma pergunta para tantas respostas na visão do Kek: “Tú vai ver os políticos que vou colocar lá”... São fortes as palavras do kek? Sim! Mas, os políticos podem mudar a cara de vez. Quem sabe em sua autenticidade e humildade as coisas não possam mudar? Os tempos são outros e é preciso na simplicidade das pessoas encontrar o sopro da melhora, da retomada para o bom caminho. 
 
Relho
Símbolo da insatisfação em Orleans permanece sendo o relho. Se a casa do povo aprovar, um monumento deverá ser erguido. 
 
Laguna I
Pelo que li do Carlos Cordeiro, ele disse ter escutado na rádio Difusora (programa do radialista Batista Cruz), que o Secretário de Finanças teria afirmado que a prefeitura ou parte dela deve retornar ao Shopping Tordesilhas.  Alegou o secretário que “o custo benefício da descentralização traz prejuízos aos cofres públicos”. Estamos pagando mais nos vários imóveis alugados e espalhados por Laguna do que quando era no Shopping? 
 
Laguna II
Por e-mail Thiago Fortunato Honorato me pediu ajuda para solicitar ao prefeito Everaldo pelos motoristas da PML.  Diz que o prefeito se comprometeu em conceder aumento para os motoristas, mas até agora não veio nada. 
 
Com a palavra as autoridades de Laguna:
Esta semana quando repercuti as denúncias do vereador Chico Peixoto na Casa do Povo, sobre a balsa (Travessia do Canal) não esperava tanta repercussão. E é bom as autoridades começarem a agir porque pressinto que a cobra vai fumar neste país sem volta. O leitor e amigo do Facebook, Claudio Lapolii fez algumas observações que merecem uma reflexão: 
... Em Laguna o circular cobra 2,30 para quem vai do Mar Grosso ao Centro, uns 5 km. Em São Paulo a tarifa é 3,20, baixou para 3,00 para andar mais de 50 km. 
... A empresa que comprou a Laguna Tour cancelou em 2011 a validade dos vales transportes. O Procon disse que estava tudo certo, que eles poderiam cancelar um direito adquirido. 
... Em Laguna tem uma rótula no Colégio Stela Maris, mas as empresas de transporte escolar usam o trevo para estacionamento.
... Em Laguna terra de açorianos não tem nenhuma mulher rendeira e o pescador vai pescar e quando pesca o segundo peixe volta pra casa. Um, ele troca por cachaça e farinha, o outro, ele come.
... Em Laguna tem uma quadrilha especializada em benefícios e aposentadorias fraudulentas no INSS.
 
Cheiro de Menta
Cheiro de Menta, com produtos artesanais, trabalhando com sabonetes, aromatizadores de ambientes, sabonetes de tratamento e ornamental . Eles no capricho fazem lembrancinhas para todos os tipos de eventos. É só ligar, são meus amigos do coração: 99187024 ou 36281879.
 

—————

Voltar