22mar14 - Novo medidor da qualidade do ar da Tractebel Energia deve ser instalado em breve na Unisul

21/03/2014 11:20
A cidade de Tubarão deve contar em breve com mais um medidor da qualidade do ar que será instalado pela Tractebel, na Unisul. O equipamento vem da Alemanha e a compra já está em fase de negociações. Este será o terceiro aparelho instalado no município. Um deles já existe, em Capivari de Baixo. Toda a medição e controle do aparelho ficarão por conta da universidade que tratará de dispor de profissionais especializados na área e fazer um trabalho mais aprofundado sobre a qualidade do ar que respiramos.
De acordo com o coordenador processual de Meio Ambiente, da Tractebel, Marcelo Caneschi, o aparelho ajudará de uma forma mais eficaz a monitorar o oxigênio. “Hoje temos um em Capivari e dois em Tubarão. Então este seria o terceiro destinado para a Cidade Azul. Queremos continuar colaborando com o Meio Ambiente e com a qualidade de vida das pessoas”, disse Marcelo. Ainda segundo Marcelo, todas as chaminés da Tractebel, que já foram motivos de muita polêmica, hoje estão equipadas com filtros eletrostáticos. “Hoje uma das nossas maiores preocupações é sim com as cinzas soltas pelas chaminés. Mas podemos garantir que todas estão com este filtro exigido pela Fatma e outros órgãos competentes. Somos uma empresa que está com mais de 99% na qualidade do ar e dentro de todas as normas exigidas pelos órgãos regulamentadores de poluição. A qualidade de vida das pessoas também é motivo da nossa preocupação. Queremos e estamos sempre trabalhando dentro da lei e dos trâmites legais para que ninguém saia prejudicado”, enfatizou Marcelo. 
O Aparelho deve demorar cerca de 40 a 60 dias para chegar da Alemanha e com o apoio e parceria da Unisul os trabalhos serão ainda mais aprofundados e rigorosos. O valor do equipamento não foi revelado. 
 
Poluição da Usina sempre foi tema de discussão 
No ano de 2005 o Ministério Público Federal em Tubarão, conseguiu determinar judicialmente que a Tractebel (Usina Termoelétrica Jorge Lacerda) fosse obrigada a realizar Auditoria Ambiental e rever o EIA/RIMA das usinas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, localizado no Município de Capivari de Baixo, para aferir a poluição e os danos causados ao meio ambiente, especialmente à saúde humana.
Na época, segundo os argumentos do MPF, a Usina foi sendo ampliada alheia a qualquer vigilância ambiental. E em abril do mesmo ano (2005), a Procuradoria da República em Tubarão ajuizou ação civil pública contra a Tractebel requerendo que a termoelétrica fosse submetida a uma Auditoria Ambiental a fim de precisar o volume e a espécie de poluição produzidos e os seus efeitos sobre a saúde humana. O então Procurador da República, Celso Antônio Três, também queria que a Usina indenizasse pessoas vitimadas por doenças em razão da poluição. Além da Usina, o procurador arrolou como réus na ação, a União, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o IBAMA e a FATMA. À época dos fatos, estudos atestaram que a população desta região da usina apresentava índice médio de mortalidade por neoplasias (câncer) e doenças respiratórias (bronquites, sinusites, alergias, etc.) superior ao resto do território catarinense e nacional. Outro dado levantado aponta que a mortalidade de crianças menores de 01 ano por doenças respiratórias, anomalias congênitas, notadamente no sistema nervoso, incluindo anencefalia (fetos sem cérebro) também eram superiores ao resto do país.
 
De tempos em tempos, o debate sobre a poluição do ar vem à tona em Tubarão e região 

—————

Voltar