22nov14 - Comunidade (por Munir Soares)

21/11/2014 13:09
O ENCONTRO...
Diziam que ela vivia no mundo da lua, ouvindo estrelas. Horas e horas, deitada na relva, fitando a Via Láctea. Corpos celestes que riscavam o firmamento, e se desmanchavam em poeiras de luz atiçavam sua imaginação. Certa noite, um brilho intenso, diferente, misterioso mexeu com sua cabeça de jovem e perturbou seu coração. Seria o “motoqueiro fantasma,” ou o “surfista prateado”? O tal corpo incandescente emitia raios-gama, com certeza, pois a garota ficou “gamada”. Apaixonou-se. Iria encontrá-lo, nem que esse encontro fosse dali a 10 anos.
Uma década se passou. Ele no céu e ela na terra. Finalmente, a data do encontro tão meticulosamente planejado. Vestida de astronauta, de carona na sonda Rosetta partiu ao encontro de seu sonho. Já no Cosmo, a robôzinha Philae recordava os tempos da Turma do Balão Mágico na TV, e cantava baixinho: “ver a Via Láctea/ estrada tão bonita. Brincar de esconde-esconde numa Nebulosa e pegar carona na cauda de um Cometa”! Após dez anos de viagem, nossa “menina” iria encontrar seu misterioso príncipe celeste – O Cometa, um jovem de mais de quatro bilhões de anos. Da terra a multidão acompanha a descida da robôzinha em direção ao Cometa. Silêncio e expectativa. Iriam descobrir a origem do Universo. Finalmente, o contato físico. Ouve-se uma música, o Cometa canta: “meu coração, não sei por que/ bate feliz quando te vê...”.
O silêncio, que se seguiu, deixou a todos preocupados. A Robôzinha emudecera.
___ Teria ficado sem bateria?
___ Espanto. A Robôzinha estava estupefata, muda. Após dez anos de preparação encontrar aquilo?
___ O que aconteceu Philae, informe? 
___ Descobrimos a origem do Cometa?
___Sim, no lado oculto do Cometa eu vi com todas as letras o que estava escrito:
___ MADE IN CHINA!!!
 
 
 
FOCA EM FOCO
O fato deixou cientistas sem saber o que dizer. Numa ilha do atlântico sul, focas estariam estuprando pinguins. Mamífero transando com ave. O coitado nem teve tempo de abrir o bico. Para a foca tarada não interessa se o pinguim é macho ou fêmea. Até pinguim de geladeira já está virando quenga de foca.
 
 
 
TERRINHA EM FOCO
 
NATAL
A cidade começa a receber os enfeites natalinos. Nas residências, muitas famílias não gostam de misturar Papai Noel com os símbolos religiosos do Natal. O Bom Velhinho seria a encarnação do capitalismo e símbolo do consumismo desenfreado.
___ Cá entre nós, o Menino Jesus, como toda criança, não merece um presente de Papai Noel?
 
 
 
CARNAVAL
Tudo dentro da normalidade, isto é, nada definido. O que já é uma tradição.
___ Na Praia do Mar-Grosso. Vereador Kek apresenta requerimento, solicitando o retorno do desfile do Bloco da Pracinha para as avenidas Senador Galotti e João Pinho.
Que tal montar um sistema de caixas de som, em toda a avenida e, assim, garantir a movimentação dos foliões, que ocupam aquele espaço, desde as primeiras horas da tarde? 
___ Após a morte das palmeiras, cujos restos mortais continuam enfeando a orla da praia do Mar-Grosso, o Secretário Renato Checo mandou plantar, no canteiro central da avenida beira-mar diversos pés de butiá, todos com “camisinha”. 
___ As passarelas de madeira da praia do Mar-Grosso utilizadas pela população como acesso à faixa de areia estão precisando de martelo e pregos. Algumas tábuas estão soltas.
___ Bonita festa a Universipraias. Evento patrocinado pela iniciativa privada. A praia ficou apinhada de jovens sarados. Alegres, descontraídos, festivos.
A moçada aproveitou os dias ensolarados. No final da tarde de domingo só dava moça assada...
___ Assassinaram o camarão? Acabou o defeso e o camarão “grado” não deu às caras nas bancas. Os crustáceos médios, escolhidos, poucos, estavam sendo comercializados a 30 reais o quilo, ao natural, com casa e tudo. 
Tem gente comprando camarão de rio, no supermercado. É que o Pitu já vem com a cachaça junto.
O caso do camarão poderia ser debatido na Câmara de Vereadores, pois vários edis são naturais de regiões pesqueiras, e sabem de sua importância na economia familiar. Está difícil degustar camarão no bafo!!!
 
 
 
A TOMADA DA LAGUNA
Leonardo Pascoal, presidente da Fundação Lagunense de Cultura confirma o evento para 2015. Cadorin, responsável pela encenação do espetáculo já fez a apresentação do material de divulgação. Tudo indo de vento em popa. Alguns fatos fora do script vão enriquecendo a história do maravilhoso espetáculo, o folclore da festa, seja como “República” ou “Tomada da Laguna”. Esta semana relembraremos o caso do: SUBSTITUTO.
“A República” estava em pleno andamento, quando foi atingida por uma bomba “Global”. O ator Murilo Rosa, que fazia o papel de Garibaldi, teria sido convocado, às pressas, pelas forças do Império televisivo nacional (TV Globo). Como continuar a peça sem o mocinho? Haveria alguém no elenco capaz de substituir, emergencialmente, o galã da Globo? 
___ Sim! Opinião unânime, ELE, o “VINHO”.
“Vinho” nome artístico, figurante veterano, atua desde a primeira encenação. Sabe, de cor e salteado, as falas de todos os personagens, inclusive dos protagonistas.
___ Como seria sua performance como um galã apaixonado?
___ Nos tempos do teatro no prédio dos Vicentinos ele teria feito o papel do rei David, amante de Betsabá...
___ Coisa antiga, disse alguém.
___ Em se tratando de “Vinho”, quanto mais velho melhor...
___ E, quanto às suas habilidades como cavaleiro?
___ Sua especialidade é cavalo de pau.
___ E, ele monta bem?
___ Se monta ou trepa, teríamos que consultar o setor competente.
___ Vamos arriscar. As ações mais ousadas serão encenadas à meia luz, e poderemos usar dublês. Tudo resolvido.
No entanto, a apresentação da quinta-feira, acabou sendo adiada. O que teria acontecido?
___ Por que o ator “Vinho” perdeu o papel?
___ Antes da assinatura do contrato, o Garibaldi “Vinho”, nervoso, com problemas intestinais, teria buscado refúgio no sanitário.
___ Não havia papel.
E, foi assim, que o artista “Vinho”, ocupado no trono, acabou perdendo o “papel”...
 
 
 
ESPADACHIM
Ao saber que o Adilcio Cadorin está preparando nova edição da “Tomada da Laguna”, o astro “Vinho” já começou a preparação. Alugou o filme “Os Três Mosqueteiros,“ e começou a exercitar seus dotes de esgrimista. Quer o papel de espadachim na peça. Garibaldi que se cuide, ele vai querer mudar o curso da história.
 
 
 
 
AGRADECIMENTO 
Recebi um exemplar do livro – DR. OTTO- O Sacerdote da Medicina. Gentileza do autor Irmoto José Feuerschuette, filho do homenageado. Leitura agradável e apaixonante. Comecei pelo capítulo que fala sobre o dr. Otto político, tendo o município de Tubarão como palco das disputas eleitorais entre Colaço, Feuerschuette e Acácio Moreira. Gostei. Voltarei ao assunto assim que terminar de ler, outros capítulos. O caso da revolta dos alemães de (Armazém, Vargem do Cedro, S. Bonifácio) contra os invasores “Maragatos” merece ser debatido com os descendentes germânicos que residem aqui na Terrinha. Dr. Otto, uma vida dedicada à medicina e ao povo da Cidade Azul. 
 
 

—————

Voltar