23abr11 - Cricri (por Salmon Flores)

22/04/2011 19:12

 Reforma

O vereador Dionísio Bressan Lemos/PP, já trabalha na posição firme de opositor. Na verdade ele sempre foi correto em alguns questionamentos, sem ter nunca misturado amizade com setores do PSDB e sua atividade enquanto vereador. Ele quer saber do “Sorattinho” primeiro ministro do governo, a ordem cronológica com os nomes dos cargos comissionados da nova reforma.  Telefones, fixos, setores em que “ralam” cada um e os celulares que são fornecidos pela PMT. Vai dar cosa!

 

Coragem Prefeito

Quando um Prefeito não faz, é criticado pela letargia. Quando faz ou determina que se faça, um lado “suspeito” da Imprensa se ocupa em objurgar. Uma cidade só cresce, quando um intendente é ousado, corajoso, desbravador. O saudoso Paulinho May ficou na memória do povo desta cidade como prefeito de coragem e realizador. O governo do Prefeito Manoel, não é diferente dos demais. Erros, acertos, todavia sempre buscando o desenvolvimento da cidade como um todo.  Asfaltar a rua Vidal Ramos, no trecho entre a rua Recife e a avenida Pedro Zapellini, irá permitir o crescimento urbano da cidade, podem apostar. Quanto ao fato de beneficiar alguns proprietários de lotes naquele local, isso é discutível, afinal, toda a rua calçada ou pavimentada, possui lotes cujos proprietários pagam impostos. A abertura das propostas acontecerá dia 5 de maio, e eu vou torcer para que a obra comece logo.

 

(In) Transparência

Pregando moral de cueca. É assim que muitos lagunenses que gostariam de assistir ao vivo as sessões da Câmara de Vereadores de Laguna estão taxando o presidente daquela Casa Legislativa, Everaldo dos Santos. Ao assumir a direção do Poder Legislativo local, Everaldo prometeu transparência em seus atos. Mas não é isso o que está acontecendo. Quando de outras presidências, era fácil acessar ao sistema para assistir on line as transmissões das sessões ordinárias. Depois que Everaldo assumiu a coisa ficou difícil. Aliás, impossível. Para se ter acesso tem de se ter ID e senha. Será que agora só quem é aliado a ele pode ter acesso? Fica essa pergunta no ar. Uma total falta de transparência. 

 

Briga de Foice

Não é de hoje que o vereador de Orleans João Tezza Francisco, o "Dão" e o tucano Mário Coan não se dão muito bem durante as sessões. Dessa vez foi à questão da viagem do Tinto para a Europa. Dão chamou Coan de demagogo e que só fala baboseiras quando se manifesta. Apontou que Mário Coan não foi contra as viagens de Gelson Padilha e Valmir Bratti, enquanto prefeitos. Não fez qualquer menção. Só porque é o Tinto, votou contra. Coisas da política.

 

Ironia

A presidente do Legislativo orleanense, Lela Padilha, estava fula da vida, na abertura da sessão de segunda-feira (18). Queixou-se que foi mal recebida pelo Secretário da SDR de Criciúma quando foi pedir providências para a rotatória de Canudos. Disse que pouco deu atenção a ela e aos empresários que a acompanhavam. E que o responsável pelo Deinfra tratou-os com ironia a cada manifestação. Ué! Por que será? Não está na mesma coligação? Não são aliados? Porque não levou o Lussa junto? Acho que assim poderiam ser mais bem atendidos.

 

Futuro

A votação para autorização da viagem do prefeito Tinto para Espanha e Portugal, e também na questão da proposição da presidente das sessões itinerantes, onde os próprios membros da Mesa Diretora e "aliados" a ela, votaram contrários às suas pretensões, dá mostras de que a próxima eleição para a presidência daquela Casa vai dar o que falar. Parece que está sendo formado um novo bloco para votações. Digo, mas não afirmo que a bola da vez ficará com o professor Geada e que tem apoio dos demais vereadores a exceção de Lela e Mário Coan. Por incrível que pareça os tucanos estão se tornando "estranhos no ninho".

 

Curioso

O vereador Mário Coan, do PSDB de Orleans, está, pelo visto, servindo de bode expiatório da presidente Lela Padilha. Está votando junto com ela e suas pretensões. Isso ficou caracterizado pela votação da viagem de Tinto e licença dele. Só ele votou contra a viagem. Foi chamado até de demagogo. Tentou explicar, mas não conseguiu

justificar-se, pois na época de Padilha defendeu acintosamente ou não foi contra. Para o Bratti também. Já contra o Tinto, negou. Mas, em sua manifestação teceu elogios para o vice, Lussa Librelato, que vai assumir o poder. Tudo indica que estão costurando alianças mesmo para o ano que vem.

 

PSDB e DEM

Não se assustem no próximo ano se Lela Padilha e Lussa Librelato estiverem juntos no mesmo palanque. Pois foi o próprio deputado Dóia Guglielmi que confirmou esta possibilidade em entrevista exclusiva ao Jornal A Crítica. Agora a população já comenta que já sabe por que a Comissão processante, aprovada no relatório da CPI da Saúde, não foi instalada. 

 

Suspeição

Até o final do ano passado, um Jornal Semanário de Orleans funcionava de uma maneira. Alterou seu contrato Social, virou agencia de publicidade também. Num passe de mágica ficou habilitado e abiscoitou as verbas de publicidade da Câmara de Vereadores, cuja Presidência é da senhora Suzelei Padilha. Dona Lela disse a esse articulista e cumpriu, não queria mais a Tropical do Édio. O estranho é que o tal Jornal, tem como proprietário, um parente do vereador Mário Coan, correligionário de Lela Padilha. É muita coincidência. Já dizem e não afirmo que Padilha seguiu empregado na SDR, como possível arranjo que teve o Aval de Lussa, deputados, Zé Nei e Dóia, com o natural amém dos beneficiados, Padilha e Lela. Será que na contratação do aludido Jornal, também tem arranjo? Os vereadores da casa, vão se calar, diante desta situação? O Ministério Público de Orleans e a Policia Civil, que tanto alvoroço fez na gestão da Vereadora Nice, por causa de uma  nota de salgadinhos, calará agora? Por Favor! 

—————

Voltar