23abr16 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

22/04/2016 11:39
Como Driblar os desconfortos abdominais!
Reunião familiar, festa com a turma do trabalho, festinhas infantis, enfim onde tem aquela comilança toda, sempre tem um tipo de alimento que o organismo não tolera, aí é bucha, para quem apresenta o intestino mais sensível, logo logo aparecem alguns desconfortos, como gases e inchaços.
Isso ocorre porque geralmente nessas ocasiões supracitadas, há uma ingestão frequente de alimentos repletos de gorduras e ditos como pesados, então ocorre uma lentidão no esvaziamento intestinal, podendo gerar um acúmulo de gases.
Geralmente,quando há um acúmulo de gases na região intestinal, o indivíduo apresenta alguns sintomas como cólicas abdominais, distensão abdominal e alguns casos até mesmo constipação.
Uma das possíveis causas da flatulência e cólicas abdominais, é uma baixa produção da enzima lactase, que pode caracterizar uma intolerância a lactose. Para constatar, realmente se há intolerância à lactose o ideal é retirar o leite e seus derivados e ver se algum desconforto se manifesta ou não, e para um melhor diagnóstico o ideal é fazer um exame de sangue.
Caso o indivíduo apresente intolerância à lactose, o ideal é associar à enzima lactase com a ingestão do leite e seus derivados. Hoje, a indústria alimentícia já colabora muito com os portadores desse distúrbio lançando no mercado diversos produtos isentos de lactose, então o leite não precisa ser totalmente banido da dieta.
E para quem não apresenta nem um grau de intolerância à lactose, a dica é cuidar no que ingere, principalmente se levarmos em conta a qualidade e quantidade de determinados alimentos. O ideal seria ter cuidado principalmente na ingestão dos alimentos sulforados, como cebola, repolho, brócolis, couve-flor, melão.
Outra dica não menos importante, é tentar manter uma boa microbiota intestinal, caprichar na ingestão de alguns alimentos probióticos como iogurtes e leite fermentado.

—————

Voltar