23jul11 - Projeto prefeitura Tubarão

22/07/2011 19:02

 Exposição “Cadeiras” abre nesta segunda-feira (25)

A partir da próxima segunda-feira (25), os visitantes do Centro Municipal de Cultura poderão conferir detalhes do projeto “Cadeiras”.  A exposição abre às 20 horas e poderá ser visitada até o próximo dia 25 de agosto.

O projeto “Cadeiras” foi desenvolvido através de planejamentos e estudos, tendo como referência as “cadeiras” do artista plástico Vincent Van Gogh.

A cadeira, mesmo sendo um objeto convencional, pode permitir ao aluno projetar-se no tempo e no espaço, no real e no imaginário, estabelecendo relações, gerando conclusões e ampliando seu conhecimento. 

Partindo deste contexto, professores e alunos selecionaram um movimento da história da arte, através de um artista de referência para desenvolver o projeto de releitura. O resultado desta análise é a exposição “Cadeiras”, que estará em Tubarão, a partir da próxima semana.

Trajetória - Vincent Van Gogh (1853-1890), considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, foi marginalizado pela sociedade durante toda a sua vida. “Falhou” em todos os aspectos considerados importantes para a sociedade de sua época: não constituiu família, não conseguia custear a sua própria subsistência, sucumbiu à doença mental e tinha personalidade intrigante. Oscilava entre a alegria e a tristeza, a esperança e o desespero, o amor e o ódio. Vivia uma imensa dualidade emocional. Pintar passou a ser o seu refúgio, utilizando cores fortes para expressar seus sentimentos. “A pintura está na minha pele”. Assim Vincent Van Gogh, um dos mais importantes pintores da história, referia-se à sua grande paixão.

—————

Voltar