23jul11 - Psicologia no Cotidiano (Graciele Locks)

22/07/2011 20:40

 Medo de gente grande - as fobias e como lidar com elas.

 

O medo integra nossas vidas desde a mais tenra idade. Todos nós passamos a vida toda tentando aprender a superar e controlar nossos medos, mas nem sempre temos êxito nesta batalha; e neste momento podem surgir as fobias. O medo normal é doloroso, contudo não pode desencadear um ataque de pânico, a fobia sim.

Uma fobia é um medo que não pode ser controlado com nossa vontade, e pode causar uma redução na qualidade de vida ou sofrimento. O objeto de fobia pode ser totalmente inócuo para a maioria das pessoas e isso torna-a subjetiva.

Apesar da subjetividade existem sensações comuns na fobia como: sentir-se subitamente ansioso no pensamento ou imaginação do que lhe causa temor; necessidade de escapar que qualquer forma; dificuldade de respirar; tremores; tonturas e sudorese.

Em uma crise fóbica você perde o controle e é difícil enfrentar seu medo. Essa é uma situação complicada e a primeira atitude que deve ser tomada com relação a ela é que você não é culpado pelo seu medo descontrolado. Sim, culpar-se é inútil (e aceitar o problema já é meio caminho da solução e da redução da ansiedade); ao contrário você deve pensar que a sua fobia é uma intensificação de um processo outrora natural e útil à vida: o medo!

A fobia muitas vezes diz respeito a uma idéia imaginária sobre determinada situação. É preciso poder enfrentar seu próprio objeto de medo gradualmente e de uma forma regular. Aos poucos você irá começar a ver seu objeto de medo com “outros olhos”. Ninguém consegue viver com um risco zero. O coerente não é tentar viver num ambiente que não tenha nenhum objeto estressor; mas aprender a lidar com o que o meio oferece e integrar as adversidades do meio no aprendizado diário de viver.

Mas se você não conseguir lidar com seu medo, fobia ou ansiedade sozinho: procure um especialista. Existem profissionais (psicólogos e psiquiatras) que podem lhe dar amparo e colaborar para superar mais esse desafio.

—————

Voltar