23maio15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

22/05/2015 09:30
 
Driblando o ataque à geladeira...
Inverno dando o ar da graça... Friozinho... E é justamente nessa época que surgem os ataques noturnos à geladeira, a compulsão por doces, a vontade de comer preparações repletas de gorduras para nos mantermos aquecidos e confortáveis! Sem contar que devido ao corre-corre, algumas refeições são banidas da dieta, como o café da manhã, os lanches intermediários, fazendo com que a fome no final do dia se torne mais intensa, e claro, a vontade de atacar a geladeira aumenta. E o perigo maior ainda se dá, quando nos deparamos em frente à TV, descansando daquele dia super exaustivo, e tentamos compensar todo esse cansaço por tranqueiras e guloseimas, correndo o risco de ingerir mais do que o necessário, refletindo em um possível ganho de peso e em alguns casos, doenças associadas à obesidade como, diabetes, hipertensão,  e colesterol alto.
Então, a dica é jamais deixar de fazer o café da manhã, pois, o organismo passou por um longo período de privação energética, precisa de combustível para realizar todas as atividades diárias. Evite jejum prolongado, faça uma refeição a cada três horas, assim, não irá elevar o pico da fome! Antes de dormir, o ideal é fazer um lanche leve, que irá induzir a um aumento de serotonina, e consequentemente, refletirá na qualidade do sono, evitando o despertar noturno para o lanchinho extra.
Bom, para garantir conforto nos dias frios, separei uma receita de uma sopa para o jantar super apetitosa:
 
 
 
Sopa de abóbora
 
Ingredientes 
• 1 col. (sopa) de azeite extravirgem 
• 1 cebola média, picada 
• 4 xíc. (chá) de abóbora sem casca, em pedaços 
• 1 col. (café) de raspas de gengibre 
• Sal a gosto 
• 1 litro de água 
• 1 pitada de orégano 
• Salsinha picada a gosto 
 
 
Modo de fazer 
Aqueça o azeite, refogue a cebola e, em seguida, a abóbora. Junte o gengibre, sal e a água. Cozinhe até desmanchar. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte aquecer com o orégano e sirva com a salsinha.
Agregar frango ou carne desfiada
 
 
 
Abaixo seguem dicas de lanchinhos para serem realizados na Ceia, antes de dormir: 1 fatia de pão de centeio + 1 ponta de faca de pasta de amendoim; ou 2 torradas integrais + 1 ponta de faca de mel; ou 1 fatia média de ricota + 4 unidades de ameixa seca s/ açúcar; ou 1 pote de iogurte desnatado + 1 colher de sopa de farelo de aveia; ou 1 potinho de sobremesa pequeno salpicado com 1 colher de sopa de chia; ou 1 punhado de mix de oleaginosas (castanhas, amendoim, amêndoas, nozes); ou 1 copo de 200 ml de vitamina de frutas; ou 1 banana salpicada com 1 colher de sobremesa de granola.
 
 
 
"Faça seu café da manhã como se fosse um rei, almoce como se fosse um príncipe e jante como se fosse um mendigo"
 (Autor desconhecido)
 

—————

Voltar