23nov13 - Balanço jornalístico da Missão: Os resultados da Missão

22/11/2013 16:27
Por Júlio Cancellier (Enviado especial à Roma e Vaticano)
Como jornalista que cobriu cinco missões internacionais, entre elas as viagens a Europa dos governadores Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo, este foi para mim certamente o mais relevante e emocionante trabalho que tive a honra de realizar.
Em apenas quatro dias, dois deles entre aeroportos e vôos, cumprimos a missão de acompanhar o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e demais autoridades, em um inesquecível encontro com o Papa Francisco, no Vaticano, e em outras atividades em Roma, a cidade eterna, capital da Itália.
Os resultados foram alcançados. A repercussão em diversos meios de comunicação do estado foi instantânea, graças à tecnologia e aos mecanismos de envio de material jornalístico logo após a ocorrência dos fatos.
As imagens e vídeos do momento mais importante da agenda - o contato direto dos integrantes da comitiva com o Santo Padre - em poucos minutos estavam publicados no Brasil, enviados diretamente da Itália. A cada alerta do Google que soava no telefone celular com o informe da publicação de uma matéria era motivo de satisfação e orgulho.
Esperamos ter contribuído com a causa da canonização de Albertina Berkenbrock, ícone religioso que acompanhamos desde a sua beatificação, com o decreto de assinado pelo Papa Bento XVI, no dia 16 de dezembro de 2006 e na belíssima cerimônia realizada em 20 de outubro de 2007, na Catedral de Tubarão.
A todos que divulgaram o conteúdo jornalístico, nosso muito obrigado. 
 
 
Deputado Joares Ponticelli, bastante emocionado, beija mão do Papa Francisco em sinal de respeito e devoção
 
 
 
Vice-governador Eduardo Moreira (e) e Joares Ponticelli com a imagem de Albertina Berkenbrock no momento em que a beata é abençoada pelo Papa
 
 
 
Comitiva catarinense na primeira fila assistiu a celebração em que o Santo Padre abençoou Santa Catarina e Albertina
 
 
 
Ponticelli com a imagem de Albertina junto ao grupo formado pelo deputado Pedro Baldissera (PT), presidente da FCDL/SC, Sergio Alexandre Medeiros, presidente da FIESC, Glauco Corte e esposa, e vice-governador Eduardo Moreira
 
 
 
Padre Pedro e Joares, ao fundo milhares de peregrinos que participaram da audiência pública no dia 20 de novembro de 2013
 
 
 
Grupo catarinense diante da Basílica de São Pedro no Vaticano
 
 
 
Imagem de Albertina, ao fundo o Santo Padre
 
 
 
Vice-governador pede uma benção ao Papa
 
 
 
Grupo catarinense prepara a documentação que foi encaminhada ao Vaticano
 
 
 
Almoço na residência oficial da Embaixada brasileira no Vaticano, com o embaixador Denis Pontes de Sousa Pinto
 
 
 
Encontro na Câmara dos Deputados da Itália, com o deputado Fábio Porta.

—————

Voltar