23nov13 - Comunidade (por Munir Soares)

22/11/2013 15:30
AS TROMBETAS DE JERICÓ NO REINO DA BABILÔNIA
 
LINHAS E PONTOS
Prefeito teria entrado na linha, com a finalidade de botar os pingos nos “ii”. Desejava dar um prêmio ao autor daquela façanha que, escrevendo o certo por linhas tortas, acabou “inventando” a linha reta, sinuosa. Ao “inventor”, todos devem tirar o circunflexo, isto é, o “chapéu”. Os responsáveis parece querer tirar o seu da reta, mas o alcaide, não se curva. Quer a verdade, e ponto final. A “verdade”, entre aspas, foi a seguinte: uma das pistas da avenida Marronzinho, ex-Castelo Branco, recentemente re-pavimentada seria entregue ao público. Trecho de mão dupla. Um funcionário teria sido convocado para pintar a faixa amarela, dividindo a pista em duas. E, assim, foi feito, porém, em zig-zag, deixando confusos todos os motoristas. Era como se estivessem brincando de “amarelinha”.
A ordem de serviço fora recebida num sábado, depois da churrascada e de muitos goles de cerveja. Em tal situação não há quem não “trema” na hora de riscar o traço, infelizmente, não é para qualquer um, escrever certo por linhas tortas.
 
 
 
PRÓS E CONTRAS 
Na Câmara Municipal da Laguna, a irmandade de Santa Clara, ganha novos adeptos. Devotos de todas as seitas partidárias. Muitas são as oferendas à espera do milagre. Na liturgia da palavra, o pastor Roberto Alves já mostrou que conhece o caminho das pedras. Graças ao sermão no monte do Tamborete, ele conseguiu apascentar o seu rebanho. Como diz a Bíblia, o bom pastor conhece as ovelhas do seu aprisco. Ele é o cara. Há uns dois meses a mídia estadual foi implacável ao denunciar irregularidades, que teriam sido cometidas pelo pastor Roberto Alves. Falaram em estelionato. Vítimas teriam recorrido à justiça. O homem parecia acuado, com o rabo na cerca, como diz o dito popular. Alguns de seus pares, em defesa da honorabilidade da Casa do Povo, falaram até em CPI contra o presidente da Câmara.
O Plano Diretor, após quase 6 anos de preparação, estudos e audiências públicas, é levado à apreciação dos senhores edis; a maioria deles tomava conhecimento do Plano Diretor, pela primeira vez. Emendas foram propostas, na contramão do Plano, e foram aprovadas num cenário de guerra, vaias e xingamentos mútuos. E, o que é mais surpreendente? 
___ Oito vereadores, entre eles, muitos que desejavam crucificar o presidente, estavam no plenário, de vela na mão, de joelhos, orando pela glória da padroeira Santa Clara, com a intercessão do pastor Roberto.
Diga-me com quem andas que te direi quem és. Dudu Carneiro, líder do governo, Andrey Pestana, Kleber (KEK), SILVA Bombeiro e Rogério Medeiros combateram o bom combate, mesmo derrotados em plenário deverão buscar outros meios em defesa do santuário do Gravatá. Outra coisa curiosa: Waldomiro (Macho), Thiago, Patrick, Vilsinho, Irã, também integrantes da bancada de apoio ao prefeito, votaram com o presidente da Casa, desafeto do alcaide. Uma pergunta: 
___ Qual a posição do prefeito Everaldo? Desinteressou-se num assunto de tamanha importância para o desenvolvimento sustentável do seu município?
___ A quem ele apóia? O pessoal do Dudu ou a turma do Macho?
Observando os enfeites natalinos, aqui, da santa terrinha, concluí que até os Anjos estão em desacordo com essas indecisões do paço municipal. Todos os Anjos estão “botando a boca no trombone”. Os sons das trombetas colocaram abaixo os muros de Jericó. E, os trombones dos Anjos natalinos poderão ameaçar as muralhas do Reino da Babilônia?
 
 
 
CÂMARA versus PLANO DIRETOR
1ª VOTAÇÃO – Vitória do presidente Alves. Oito votos a cinco, favoráveis à utilização do santuário do Gravatá pelo mercado imobiliário (Santa Clara). Decisão contraria a Lei Orgânica do município. Portanto, uma ilegalidade. Um desrespeito a lei.
2ª VOTAÇÃO - Em sessão ordinária, maioria dos senhores edis teria que corroborar resultado da primeira votação o que seria ilegal, sem a alteração da Lei Orgânica. 
Foi aí, que foi urdido um plano maquiavélico, convocação de uma sessão extraordinária, na qual seria votada uma emenda de autoria do vereador Zezinho (PT), modificando a Lei Orgânica, e acabando com todas as áreas de preservação do município da Laguna, incluindo locais protegidos por lei federal e estadual. Sessão marcada para as 16 horas de segunda-feira (18). Ninguém esperava por um protesto tão contundente. Galeria lotada por populares revoltados, exaltados, contrários a ocupação imobiliária da praia do Gravatá. Edis foram recepcionados com palavras de ordem e ataques verbais. Chegaram quase a pular a cerca que separa a galeria, do plenário.
Alguns edis, percebendo a barra pesada e, diante daquele quiproquó legislativo, nem entraram no recinto. Frente à pressão a matéria não foi votada, retornando às comissões pertinentes. Estaca zero. Dizem que o presidente Roberto Alves pretende convocar outra sessão, com portões fechados. Torcida deverá ficar de fora. Sabe lá Deus o que poderá acontecer. Se o projeto de lei, do vereador Zezinho não for aprovado, a segunda votação sobre a ocupação do Gravatá, perderá o sentido, caso contrário o M. Público poderá entrar na jogada. Santa Clara é poderosa, mas o Santo Antônio dos Anjos é o protetor da Laguna
 
 
 
PRAIA
Durante o feriado prolongado, apesar do nordestão, muita gente compareceu à praia do Mar-Grosso. Aliás, o vento forte não deveria ter impedido a ação das Secretarias competentes. A areia que cobriu parte da avenida e do calçadão da orla bem que poderia ter sido retirada.
 
 
 
ANESTESISTA
Pacientes denunciaram a falta de anestesista no hospital da terrinha. Fontes fidedignas dão conta de que um casal de anestesistas, com salário em dia, abandonou o local de emprego, sem maiores explicações, deixando pacientes, impacientes.
___ O contrato de trabalho não estava de acordo com a lei?
___ Estava, porém...
___ Porém, o quê?
___ Anestesista ganha para fazer dormir e, no contrato, estava tudo “acordado”...
 
 
 
PEDRAS
A misteriosa Pedra do Frade continua isolada. Acesso difícil. A pedra do canal da barra continua lá, mas os entulhos dos canais administrativos foram removidos. E, a Pedra estrada do Iró? 
___ Anunciaram aos quatros ventos a implosão da rocha que atravanca tráfego naquele local. Nada aconteceu. Com a palavra o Secretário Daniel.
 
 
 
MERCADO
Desocupação virou Jogo do empurra. Prefeito teria passado a peteca para os técnicos do Corpo de Bombeiros, vistoria pode selar o destino daquele prédio. Enquanto isto, no Box das verduras, o proprietário está ficando “LELÉ” da cuca.
 
 
 
CALISTRATO M. SALLES 
Trânsito continua um tormento. Máquinas na pista e novos desvios. O prazo dado pelos moradores termina no próximo dia 30.
 

—————

Voltar