23out10 - Coluna: Comunidade - Munir Soares

22/10/2010 19:16

POMBOCAS NATALINAS

No ano passado, em Laguna, tivemos a melhor ornamentação natalina de todos os tempos. Associação Comercial e Industrial, lojistas e prefeitura deram um show de luzes e cores. Este ano, parece que além da grana ser curta, não estaria havendo sintonia entre a ACIL, Associação dos Diretores Lojistas e Prefeitura. Além de possíveis desentendimentos entre as meninas, que dirigem as duas entidades de classe. Pelo menos, foi o que deduzi, do comentário feito pelo radialista Batista Cruz, que participou da reunião ocorrida na semana que passou. Em Laguna, decoração de Natal é como carnaval, não se faz nenhuma provisão de fundos, mas a coisa, sempre acaba acontecendo. Por via das dúvidas, é aconselhável que se tenha um “plano B,” pronto para qualquer emergência ou, melhor ainda, um plano BB, bom e barato. Algo original, assim, como decoração à luz de pombocas, em todo o Centro Histórico. Na orla do caís, nas árvores, nos postes, nos canteiros. O cheiro das pombocas, servindo de orientação aos Reis Magos. Melhor que GPS. Ao Papai Noel não existe o perigo, de ser atraído pela chama votiva das pombocas. Seu saco é de brinquedo.

Na ceia de Natal haverá lamparinas, iluminando o altar, em que o peru será sacrificado. Pobre galináceo, nem poderá ver as pombocas acesas, o coitado, sempre, morre na véspera. Pela originalidade, a Acil poderá ter o apoio do IPHAN. Pomboca, também, é cultura a ser preservada, pois aqui na região lagunar, POMBOCA é o nome que se dá às lamparinas feitas de folhas-de-flandres, (lata), com um pavio embebido em azeite.

A loja melhor ornamentada receberá isenção de mensalidade da Acil, por um ano, e suas funcionárias serão homenageadas com o troféu “pomboca de ouro”. O importante é manter o pavio aceso, se não for com pisca-pisca, vai de pomboca mesmo...

Convêm lembrar, que teremos eleição na ACIL, no próximo mês de novembro e pode ser que o candidato eleito, nem queira ouvir falar de pomboca, natalina...

 

NOTÍCIAS DA TERRINHA

 

IRONIA

Enquanto a ACIL procura recursos para iluminar o nosso Natal, o prefeito Célio está de viagem marcada para PARIS – A CIDADE LUZ!

 

FINALMENTE!

A Rua Almirante Lamego, no bairro Campo de Fora, recebeu sua camada asfáltica. É a primeira rua asfaltada, pelo prefeito Célio Antônio, em seis anos de governo. 

 

CIRCUITO GARIBALDINO

Um amigo e leitor da “Comunidade”, de retorno de mais uma de suas viagens pela Europa, constatou o seguinte: Em vários países europeus, como Itália e França, e da América do Sul (Uruguai e Brasil), são comuns os monumentos e logradouros públicos, homenageando Giuseppe Garibaldi. Por incrível que pareça, disse-me ele, em Laguna, palco da proclamação da República Juliana, e do imortal romance entre Anita e Garibaldi, não existe nenhuma rua com o nome de “Giuseppe Garibaldi”. Sugeriu, inclusive, que a Avenida Castelo Branco, fosse rebatizada com o nome do famoso corso.

Sugestão nossa: A Avenida Anita Garibaldi seria prolongada e pavimentada até encontrar-se com a atual Castelo Branco. Teríamos então, o encontro das avenidas Anita e Garibaldi, um circuito garibaldino que, futuramente, deverá ser a nova via de acesso ao Centro Histórico e as praias, inteiramente asfaltada. Um projeto que poderia interessar à Maçonaria e aos diversos Institutos garibaldinos internacionais.

 

O CALÇADÃO DO CENTRO

Continua entregue às traças. O buraco ali existente, manchete de primeira página da edição do jornal “A Critica” de semana passada. Está aniversariando, este mês. Na terça-feira (19) o buraco ganhou uma tampa provisória. No calçadão, com pouco mais de 70 metros de comprimento, temos cinco lojas, incluindo “Magazine Luiza”. Agência bancária, dois restaurantes, farmácia, lanchonete, escritórios de advocacia e de Empréstimos consignados, auto-escola, despachante, sede do Grupo Terra, além de residências. Poderiam fundar uma associação para administrar o local.

 

EU TENHO A FORÇA!

Ao som do berrante. 

Dizem que o vereador Everaldo dos Santos (PMDB) foi quem decidiu: A recepção aos eleitos (Colombo, Pinho Moreira, LHS, Bauer e deputados) será mesmo no CTG do Preto Velho, distrito de Pescaria Brava e seu reduto eleitoral. Alegação: por sua localização geográfica e ampla área para estacionamento. O evento, se realizado na sede do município, poderia tumultuar o trânsito no Centro Histórico, afirmou. Uma pergunta: O novo Chalé, que fica na entrada da cidade e serviu de palco para o encontro estadual dos maçons, não ofereceu área de estacionamento, para 2.000 veículos ou mais?

 

AO SOM DO BERRANTE- 2

Com o toque de reunir, Pedrinho Bittencourt teria conclamado seus antigos companheiros de partido a reoxigenar o DEM (antigo PFL) da Laguna. Heriberto Barzan, Nelson Mattos, Nazil Bento Junior, Oswaldo Viana, Acacinho e tantos outros, já estariam encilhando suas montarias. Objetivo: preparar o peão, que vai domar as adversidades, conseguir laçar a candidatura, e cavalgar em direção à Prefeitura da Laguna. Não é “trote”, é galope... O tempo urge.

 

TRÂNSITO

Continua complicado em alguns pontos da cidade, como na esquina do supermercado Tiele e rótula do Centro Histórico. Quem trafega no sentido centro/saída da cidade tem dificuldades em entrar no estacionamento da Estação Rodoviária. O verão está chegando. Não haverá tempo para instalação de semáforos, mas pelo menos, uma mudança no transito no cruzamento do Tiele poderia ser estudada.

 

VOX POPULI VOX DEI (a voz do povo é a voz de Deus)

A uma semana da decisão, entre um “arranca-rabo,” e outro, os candidatos demonstram enorme preocupação com os mortos.

___ Por quê? Já se foi o tempo em que os vivos votavam em nome dos mortos. 

___ A preocupação é pertinente, pois o domingo de eleição coincide com o início de mais um feriadão: o de Finados. O eleitor antecipa a visita ao cemitério e pica a mula em busca de lazer.

___ Os candidatos deveriam solicitar ao Tribunal Eleitoral a instalação de Secções eleitorais na “cidade dos pés juntos” em busca do chamado “voto-caixão”.

 

QUANTO MAIS REZO, MAIS ASSOMBRAÇÃO APARECE...

Enquanto Dilma, por causa da questão do aborto, procura limpar sua barra, junto aos mais diversos segmentos religiosos do país, surge agora a figura de um tal Cardeal para piorar o seu inferno astral.

__ Até o José Serra, ficha limpa, foi instado a colocar o “Preto” no branco.

 

DRAMAS DO COTIDIANO

A mentira tem pernas curtas

Fugindo do horário eleitoral, cidadão saiu em busca de uma aventura amorosa. No motel, após acomodar sua perna mecânica debaixo da cama, o rapaz preparou-se para fazer amor com uma garota de programa. Deitou, e rolou. Após a cópula, o gostoso, querendo dar uma de malandro, informou à mulher que estava sem dinheiro, mas garantia palavra de honra, que da próxima vez, botaria as contas em dia. Dito isto, o garanhão foi até ao banheiro retocar o visual.

Ao retornar, saltitante, procurou a prótese e não encontrou. A garota, com um sorriso maroto, com a ponta do dedo indicar apontava para um armário, fechado a sete chaves.

___ Tua perna está guardada ali, ficará em garantia. Quando pagares por meus serviços profissionais, levarás a tua perninha.

Sentindo que a mulher o havia “pegado por uma perna”, literalmente, o vivaldino tratou de achar o dinheiro, e saldar a dívida, afinal de contas não queria ficar conhecido na cidade como "Saci de motel".

 

A VINGANÇA DO TABACO

Certa ocasião, a imprensa publicou estudo de um Instituto de Saúde da Itália, que comprovava que o tabagismo é um dos principais causadores da doença de “Peyronie”, enfermidade que provoca a curvatura do pênis. Essa curvatura pode chegar a 90 graus. (é o mesmo que transar com um bumerangue). Segundo os pesquisadores, a doença tem maior incidência entre os homens, que fumam mais de 15 cigarros por dia. Portanto, minha senhora, conselho médico: se o seu marido é fumante, fique de olho no negócio dele, se perceber que começou a entortar, corte o tabaco dele.

 

—————

Voltar