24ago13 - Saudade de Amadio Vettoretti

23/08/2013 17:12
Há dois anos partiu, aceitamos; o difícil é entender. Saudade imensa, mas não nos separamos. Alegra-nos termos comungado de seus anseios, lutas, conquistas, de sua felicidade. Era amoroso, alegre, verdadeiro, inteligente, cultura alta, obstinado, impetuoso ao mesmo tempo ponderado. Amigo de todas as horas. Não sabia tudo, mas entendia de muita coisa. Nunca teve receio de passar além os conhecimentos guardados na memória enciclopédica. Conservava muito de sua descendência italiana, orgulhava-se de ser um colono do Lageado. Vestido como um plebeu ou um burguês era a mesma pessoa. A felicidade resumia em valorizar as coisas simples. 
A família foi seu amor; os livros, a história sua religião; a natureza e a praia seu paraíso; o vinho uma extensão do contentamento. 
Na vida profissional exerceu várias atividades, porém se destacou no estudo da história. Gosto adquirido na infância quando sob a luz de lamparina lia a História Sagrada, ouvindo música clássica.
Seu primeiro trabalho em prol da cultura tubaronense foi um áudio visual, elaborado com recursos próprios, narrando parte da Enchente de 1974. Projetou para centenas de pessoas de diversos municípios e, autoridades estaduais e nacionais. Com um amor impregnado à terra natal abraçou a causa de preservar, ampliar e registrar sua história. Visitou arquivos, bibliotecas, institutos, museus e outros, dentro e fora do país, na busca de documentos que corrigissem distorções ou trouxessem fatos novos. Realizou inúmeras entrevistas.
A fim de que nossa história não se dissolvesse no esquecimento era necessário um arquivo. Empenhou-se na criação com tenacidade e perseverança. Jamais deixou que a fria realidade ultrapassasse seu objetivo. Viu fundado o Arquivo Público e Histórico do Município de Tubarão, hoje leva seu nome. Foi seu diretor por muitos anos. Envaidecia-se quando ouvia dizer ser um dos melhores arquivos do Estado, feito conseguido com a ajuda do Poder Público e laboriosos funcionários.
Como historiador proporcionou aos conterrâneos e interessados para conhecer melhor a Cidade Azul pela fluência de suas palavras. Em quatro obras registrou parte de duas pesquisas. Tinha muito ainda a transmitir, porém a vida se encerrou.
Continuarás a ser uma luz no caminho e no coração de teus familiares. 
 
Homenagem da Susana (esposa); André, Aline, Ana, Amadio (filhos); Amanda, Ana Carolina, Eduardo, Karen (netos); Geane (nora); Carlos (genro).
 
Tubarão, 27 de Agosto de 2013
 
 
 
Agradecimento
A família Vettoretti agradece à Câmara Municipal de Vereadores, legislatura 2009 a 2012 representada pelos vereadores André Fretta May, Caio César Tokarski, Dionísio Bressan Lemos, Edson José Firmino, Evandro Souza de Almeida, Geraldo Pereira, João Batista de Andrade, Jairo dos Passos Cascaes, João Gonçalves Fernandes, Nilton De Campos e ao Poder Executivo representado pelo Prefeito Dr. Manoel Antônio Bertoncini da Silva (in memorian) pela indicação e aprovação do nome de AMADIO VETTORETTI para denominar o ARQUIVO PÚBLICO e HISTÓRICO do MUNICÍPIO DE TUBARÃO.

 

—————

Voltar