24maio14 - Orleans: Cemitério vira negócio lucrativo na cidade

23/05/2014 14:38
A Câmara de Vereadores de Orleans esteve reunida na noite de segunda-feira (19) em mais uma sessão ordinária. O assunto que virou polêmica na Casa das Leis foi sobre as altas taxas cobradas pela atual administração do Cemitério São José. No dia 16 de dezembro de 2011 o executivo municipal enviou ao legislativo um projeto de lei para terceirizar os serviços do cemitério municipal. Projeto este aprovado na época pelos vereadores.  A empresa vencedora da licitação pela concessão de uso e administração do cemitério municipal São José, foi a Cesconetto Serviços, de Urussanga. Só que atualmente a tabela praticada por essa empresa, segundo os edis, fere o código tributário municipal, porque criou novos serviços e novas taxas. Os vereadores pretendem anular a lei. “Na nossa cidade o cemitério virou um negócio altamente lucrativo, se nós formos somar o jeito que essa concessão foi feita, o que está sendo cobrado por gaveta, isso dá um bom dinheiro. Acredito que se nós alugássemos as salas que foram feitas com recurso público, se nós continuássemos cobrando a taxa de trinta e poucos reais por túmulo ou capela daria para manter um funcionário público lá”, disse o vereador Mário Coan revoltado com essa nova tabela criada pelos responsáveis do local com preços que são praticamente o dobro de anos anteriores. “Nós autorizamos o muro da direita, o muro da esquerda, a capela, superfaturaram a execução. Vamos falar a verdade foi muito caro para o poder público, e agora pior de tudo, estão nos impondo taxas que não correspondem com a realidade local. Eu vi recibos de arrendamentos. Existe velhinhos indo na minha casa, conversando comigo, perguntou o porquê da mudança. Eles dizem “trocou a pessoa e piorou” e eu digo que eu não sei, não fui eu que fiz a concessão, não fui eu quem fez a licitação, não fui eu que assinei o contrato administrativo. Já existe ilegalidade na cobrança de serviços e o poder público municipal é o único responsável por essa fiscalização e deveria notificar essa empresa, pois ela não está cumprindo com o código tributário municipal e nem está respeitando o cidadão de Orleans”, disse Coan. Outro parlamentar indignado é Osvaldo Cruzetta (Vá): “Temos que buscar a solução para esse problema, para que seja resolvido isso de uma vez por todas, se tiver que revogar a lei, vamos revogá-la, se tiver que fazer outra licitação que se faça, temos poder para isso”. O vereador Clésio Cabelinho disse sentir o problema na pele: “Até tem casos na minha família, temos quatro gavetas na capela, antes eles cobravam por capela e agora estão cobrando por gaveta, é complicado, daqui a pouco uma família vai pagar o preço do IPTU de uma casa”, alerta. O peemedebista Pedro Orbem foi curto e grosso: “Nós temos que ficar atentos para defender o nosso povo. O cemitério é público, daqui a pouco com esse contrato de licitação, essa empresa vai ter o poder sobre as capelas e túmulos vazios”. O vereador líder do governo municipal, Valter Orbem, limitou-se a dizer que a prefeitura certamente cobrará esclarecimentos da atual administração do cemitério. 
 
Prefeito de Orleans entregou o contrato de concessão de uso e administração pelo período de 25 anos do cemitério municipal São José, incluindo a capela mortuária e as salas comerciais anexas a ela, à empresa Cesconetto Serviços, de Urussanga
 
 
 
No dia da assinatura do contrato, prefeito Marco Cascaes, disse que conhecia a história da empresa e que tinha a certeza de que desenvolveria um excelente trabalho ao cuidar do patrimônio público 
 
 
 
Vereador Pedro Orbem: “Pelo que soubemos lá em Urussanga as notícias não são nada boas dessa empresa. Os vereadores de lá disseram que foi dramático tirar esse pessoal do cemitério. Inclusive a população soltou foguete para comemorar a saída deles”
 
 
 
Com a entrega do contrato a empresa assumiu total responsabilidade pelo cemitério municipal

—————

Voltar