24maio14 - Secretário da Regional de Laguna fala sobre o desenvolvimento da região sul entre outros assuntos

23/05/2014 14:20
Esclarecendo, informando e acreditando na eficácia da gestão. O Secretário Regional em exercício, Robson Elegar Caporal, numa conversa com nossa equipe, destaca os desafios de administrar a 19ª SDR de Laguna, a estrutura do Centro Administrativo Hindemburgo Moreira e seus planos para instituição.
Natural de Tubarão, há 27 anos atua na vida pública e política da região.  Entre as funções desempenhadas ocupou cargos como: executivo de Governo, assessor técnico do gabinete do vice-governador, secretário de Articulação Política da prefeitura de Laguna, assistente administrativo da administração do Porto Pesqueiro, em 2005 atuou como gerente do Desenvolvimento Econômico e Sustentável da 19ª SDR. Hoje ele é diretor-geral da SDR e acumula o cargo de secretário do Desenvolvimento Regional. 
 
 
A Crítica: Quais os seus Desafios? 
Robson - Administrar uma estrutura como a secretaria que atende a seis municípios, está sendo um desafio. E em conjunto com toda a equipe de funcionários temos como meta tornar a 19ª Secretaria Regional uma referência. Tenho priorizado o trabalho das áreas do Social, Saúde e Educação que são responsáveis por fazerem o melhor por toda Santa Catarina e aqui em nossa região também.
 
 
A Crítica: Como o senhor vê a descentralização?
Robson – Eu acredito na eficácia do modelo de gestão descentralizada. É um jeito, modelar na federação, pois contempla todas as regiões com o desenvolvimento. É uma satisfação para mim hoje ocupar mesmo que de forma transitória o cargo de secretário, pois acompanhei sua implantação no governo Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira. E posso dizer que já avançamos, mas precisamos dar um passo à frente, ajustando em conjunto com as secretarias setoriais. Esse segundo passo será fundamental para a autonomia no desenvolvimento das regiões. 
 
 
A Crítica: Como secretário como o senhor vê o Potencial da região?  
Robson - A região sul do Estado se preparou para o crescimento. Hoje já contamos com o aeroporto de Jaguaruna, a estadualização do Porto de Imbituba e em breve a inauguração da SC-100.  Foram obras importantes dentro do governo de Raimundo e no caso do Aeroporto com a atuação segura de prefeitos, alguns já nem são mais políticos ou ocupam cargos. Luiz Henrique, Eduardo Moreira e hoje nosso governador, Raimundo Colombo. Eu diria que até mesmo o governo Federal, a gente nesta hora precisa reconhecer, que todos foram fundamentais para o salto de qualidade em nossa região.  Temos muito a explorar, como a implantação do turismo rural nos municípios da Laguna, Imaruí e Paulo Lopes, que possuem grandes potenciais e atrativos. Importante para nós que vivenciamos isso tudo é dizer que a área turística dos municípios de abrangência da regional não se resume nas belezas históricas e praias. 
 
 
A Crítica: Como o senhor define o Centro Administrativo Hindemburgo Moreira?
Robson – Olha quanto à implantação do Centro Administrativo Hindemburgo Moreira, eu diria que foi replanejada com total apoio do governador Colombo e do vice, Eduardo Pinho Moreira para prestar a população um atendimento de excelência.  Dinamizando os serviços, acabamos por ajudar no crescimento para o bairro e suas proximidades. Veja a pavimentação do entorno já foi solicitada ao Governo, que já sinalizou com boa vontade em atender o pleito. 
 
 
A Crítica: Sobre a Infraestrutura e Educação? 
Robson – Olha, na próxima semana vai ser lançado o Pacto por Santa Catarina. E junto uma série de obras que vai melhorar e dar conforto e estrutura na Educação como um todo.
 
 
A Crítica: E sobre este Conselho de Gestão e Controle que surgiu na SDR?
Robson - Na verdade, a ideia de criar um conselho de gestão e controle dentro da estrutura da regional, nasceu do meu aprendizado enquanto acompanhei o governador Luiz Henrique e o vice Eduardo Moreira, e escutando as pessoas das diversas regiões. Agora como tive esta oportunidade, eu estudei e acreditei que implantar essa ideia em nossa estrutura, traria confiança, mais envolvimento das pessoas que se ocupam em servir ao povo na SDR e agilidade a toda a estrutura administrativa. Você valoriza todos, dando mais firmeza na execução de tarefas porque não se pode fazer nada sozinho.
 
 
A Crítica: Recentemente um boato andou correndo dando conta de que com a saída por tempo indeterminado do Dr. Nazil, um vereador do seu partido estaria se assanhando para o cargo. O próprio gabinete do vice-governador se antecipou afirmando que não existe nada. Que tanto o governador Colombo quanto o Vice Eduardo Moreira estavam plenamente satisfeitos com seu esforço. O que o senhor tem a dizer?
Robson – Nada na nossa vida vem por acaso. Aqui recebo todos e todas e atendo da melhor maneira possível e corretamente. Soube através de vocês (jornal A Crítica) a conversa que tiveram no gabinete do Dr. Eduardo. Para ser um homem da confiança do Governo, você tem que também ser confiante no governo. E eu acredito no meu PMDB. Acredito no governador Colombo e sempre tive e tenho estima e respeito ao nosso amigo e vice-governador, Eduardo Moreira. Se houve ou existiu alguém de olho em algum cargo eu nunca soube. Eu só sei que enquanto o governo precisar de mim, eu aqui estarei defendendo o governo e trabalhando pela nossa região. Nunca quis e não quero polêmica. É isso!
 
 
A Crítica: O que o povo pode esperar do senhor? 
Robson – Eu me lembro de uma entrevista que o Salmon Flores fez com o saudoso governador Vilson Pedro Kleinubing que me parece era bem por esse caminho, o que as pessoas poderiam esperar do governo dele. Disse o saudoso Kleinubing: “Trabalho, trabalho, muito trabalho e todo mundo trabalhando”. Eu quero isso para minha gestão aqui na SDR de Laguna: Trabalho, muito trabalho, todos trabalhando.
 
 
A Crítica: Uma mensagem final aos leitores do Jornal A Crítica... 
Robson – Olha aos amigos agradeço por lerem esta entrevista. Obrigado a muitos pela força que me dão. A minha terra de berço (Tubarão) que estará de aniversário na próxima terça-feira (27), parabéns, e a minha paixão Laguna um abraço apertado. Foi aqui que escolhi viver e aqui quero morrer.
 
 
... “A área turística dos municípios de abrangência da regional não se resume nas belezas históricas e praias” 
 
... “Você valoriza todos, dando mais firmeza na execução de tarefas, porque não se pode fazer nada sozinho”
 
... “Para ser um homem da confiança do Governo, você tem que também ser confiante no governo”

—————

Voltar