24maio14 - Tubarão: Fórum Parlamentar debate transferência da FTC

23/05/2014 14:18
Emperrada por pendências junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), a transferência das oficinas da Ferrovia Tereza Cristina tem na próxima segunda-feira (26), importante etapa com a realização do Fórum Parlamentar que irá discutir uma solução para o problema. O Fórum, que vai reunir deputados estaduais e federais da bancada catarinense, foi proposto em uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão no início de maio. O Fórum Parlamentar acontece a partir das 14h30min no Salão Nobre da Unisul e, é aberto a qualquer a pessoa. 
A CDL, segundo o presidente Felipe Antunes Nascimento, vem discutindo o assunto há bastante tempo, além de participar da audiência pública realizada pela câmara de vereadores e de duas reuniões com o prefeito Olávio Falchetti, sendo que na última surgiu a proposta do Fórum Parlamentar.  “O fórum é uma peça fundamental neste processo para que se mobilize os parlamentares na busca de esforços que consiga resolver as pendências junto ao DNIT e retomar o projeto de transferência da FTC. Havendo está transferência, se poderá dar continuidade aos passos seguintes que são a retirada dos trilhos e posterior abertura da Avenida Marcolino Martins Cabral”, avalia.
A questão da transferência das oficinas da FTC para a área da Henrique Lage na Avenida Pedro Zapelini, se arrasta há mais de 10 anos. Apenas o galpão na Henrique Lage chegou a ser erguido, mas não concluído. A paralisação se deu por mudanças no projeto efetuadas pela prefeitura e questionadas pelo DNIT.  A parceria foi firmada em 2001 com a prefeitura. 
A prefeitura de Tubarão tem projeto de prorrogação da Marcolino Cabral a partir do Supermercado Althoff. Em decorrência de que os trilhos não podem ser retirados sem que a ferrovia mude de local, a avenida seria asfaltada em duas pistas, uma em cada lado dos trilhos, até a Rua Galdino José de Bessa, proximidades do muro da Ferrovia. Do muro até a Silvio Cargnin ficaria em apenas uma pista em função de que seria necessário o recuo do muro da FTC em 10 metros, já descartado pela empresa sob alegação de problemas operacionais. 
O objetivo do Fórum  de segunda-feira é mostrar aos parlamentares a real situação do projeto de transferência da FTC e posterior intervenção junto ao DNIT para que defina por uma solução aos impedimentos junto ao órgão. “A transferência da FTC e posterior prorrogação da Avenida Marcolino é essencial para o desenvolvimento socioeconômico do bairro de Oficinas e para a cidade de Tubarão, possibilitando a ligação sul com a BR-101”, ressalta o presidente da CDL. 
 
Presidente da CDL Felipe Antunes Nascimento

—————

Voltar