24out15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

23/10/2015 09:00
Tipos de Diabetes
Na edição passada, falei sobre a prevalência da Diabetes no mundo, seus sinais e sintomas, mas vocês conhecem os diferentes tipos da doença? Há diversas formas da doença, e a diferença de um tipo e outro está principalmente associado aos seus sintomas e forma de tratamento. As mais comuns são Diabetes mellitus tipo 1, Diabetes mellitus tipo 2, Diabetes gestacional e Diabetes insipidus.
 
 
 
Diabetes tipo 1
A diabetes tipo 1 é considerada uma patologia autoimune, na maioria das vezes seu diagnóstico se dá na infância ou na adolescência, sua principal causa é a ausência da produção de insulina que leva ao excesso de açúcar na corrente sanguínea. Geralmente, o tratamento para a diabetes tipo 1 é realizado através da insulinoterapia e reeducação nutricional, associando sempre a prática de exercícios físicos.
 
 
 
Diabetes tipo 2
E já a diabetes tipo 2 é ocasionada por fatores hereditários ou por uma má qualidade de vida, como consumo abusivo de açúcares e alimentos ultra processados, sedentarismo e obesidade. O tratamento da diabetes tipo 2 é similar aos dos portadores de diabetes tipo 1, porém, tudo depende do estado do indivíduo, nem sempre há necessidade da insulinoterapia, e em alguns casos antidiabéticos orais, uma boa educação alimentar e exercícios físicos já são o suficiente para um controle adequado da patologia.
 
 
 
Diabetes insipidus
A diabetes insipidus tem sintomas parecidos com os sintomas da diabetes mellitus, mas não apresenta alterações significativas nas taxas de açúcar do sangue. O tratamento para o diabetes insipidus se dá através do uso de medicamentos com hormônio antidiurético ou anti-inflamatório, associando sempre a uma boa alimentação, restrita em sódio e moderada no sal, e com uma boa suplementação de nutrientes para evitar possíveis carências nutricionais, como cálcio e potássio.
 
 
 
Diabetes gestacional
A diabetes gestacional ocorre no período de gravidez e seu diagnóstico pode ser realizado através de um exame de glicose de jejum após as 22 semanas gestacionais. Apresenta sintomas similares ao da diabetes tipos 2 e o seu tratamento se dá através de uma alimentação equilibrada associando também à prática de exercícios físicos para um melhor controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, geralmente a patologia, tem tendência a desaparecer após o parto. Mas se acaso, a glicemia estiver descompensada e houver risco para a mãe e o bebê, neste caso, o médico poderá prescrever hipoglicemiantes orais e até mesmo o uso da insulinoterapia. 
 

—————

Voltar