24set11 - Comunidade (por Munir Soares)

23/09/2011 18:05

 

GUASCA DAS COXILHAS
Lá pelos os idos de 1710, quando portugueses e espanhóis viviam às turras, na disputa pela posse da Colônia de Sacramento, no sul do Brasil, a nossa santa terrinha serviu de base de operações militares. Homens e víveres foram levados para defender a Colônia. Em 1735 lagunenses já estavam de mala e cuia, armando suas tendas, nos pagos gaúchos.  Em 1839, por mar e por terra, os gaúchos da Revolução Farroupilha chegam a Laguna, ocupam a cidade e proclamam a República Catarinense.
Alguns hábitos da cultura gaúcha não eram, ainda, muito conhecidos por estas bandas. Agenor dos Santos Bessa, jornalista, cronista, músico, compositor, maestro e boêmio contava que, certa ocasião, um amigo, parceiro de serestas, recebeu comunicação da morte de um parente, na região de Bom Jardim da Serra. No alto da serra, na residência do extinto, ao reunir-se ao grupo de homens, guascas das coxilhas, todos pilchados, já recebeu em mãos, a estranha cuia, que passara de mão em mão.  Desconhecia o ritual da rodada de chimarrão, no entanto, como católico praticante, sabia muito bem o que fazer naquelas ocasiões.
Levantou-se, com a cuia nas mãos, aproximou-se do defunto, molhou a bomba na erva quente e benzeu o morto. Três vezes. Foi a primeira vez, que o mate-amargo foi usado, como água benta.
O Movimento o “Sul é meu país” ganhava adeptos. Adilcio Cadorin amarrou seu cavalo no obelisco da praça, e aqui, construiu sua Querência. Elegeu-se prefeito da terrinha, valorizou nossa história através de livros sobre Anita, Botos, Tratado de Tordesilhas, etc... sem abandonar suas origens gaúchas. Participou de cavalgadas, organizou Tertúlias, fundou CTG.
Na tradição gaúcha, a “Chama Crioula” é como o Fogo Simbólico e representa a alma da epopéia farroupilha. Numa iniciativa do prefeito Cadorin, os cavaleiros acamparam na praça de Anita e ali acenderam na pira, a chama simbólica. Pepinha, sempre atento a tudo que acontece na cidade, correu até o André Reis, ilustre afrodescendente, cronista e sambista de Laguna.  Queria saber o que era esse negócio de “Chama Crioula”. À sua maneira, André teria apresentado ao Pepinha sua versão: “Nos primórdios da guerra Cisplatina, os caçadores de marrecas selvagens, costumavam deixar uma negra, escrava, como “chama”, imitando o pio das aves, para atraí-las. Certo dia, o Negrinho do Pastoreio, que por ali passava, roubou a chama crioula e fugiu pelos pampas afora. O Negrinho do Pastoreio teria sido perseguido e morto. Contam as lendas, que de tempos em tempos, a “chama crioula” aparece e dança ao redor da pira, ao vivo e em pelo. 
E foi assim que o Pepinha acreditou no papo do André e, excitado, passou a noite, em vigília, acocorado debaixo da pira. Pensando numa bela morena, rezou até pela alma do Sargenteli, mas não apareceu, nem “chama” crioula e nem mulata.
 
O TELEGRAMA
Sessão da Câmara em Laguna. Na ordem do dia, em segunda votação, projeto legislativo que determinava o número de vereadores. Antes do início da votação, presidente Everaldo teria informado ao plenário, que precisava ausentar-se. Motivo de urgência. Vereador Tono, seu correligionário, não concordou com o afastamento e ameaçou pedir “vistas” do projeto. Everaldo, dizem, parecia “apertado”. Ele precisava apenas “passar um telegrama” urgente, que na linguagem popular significa “defecar”. O Tono estaria querendo provocar uma situação embaraçosa para o presidente. Que dor de barriga providencial era esta? Telegrama logo agora, com os Correios em greve? Ele que passe um E-mail. Parece que, para o Tono, aquela não era hora de “pedir penico”.
 
ADOÇÃO
Nos municípios da região são muitas as reclamações sobre o mal estado das ruas e estradas. O Secretario de Obras faz das tripas, coração, para remendar a malha viária. É buraco pra todo lado.
___ A terceirização dos serviços de recuperação das ruas, poderia ser a solução.
___ E o povo passaria a pagar mais por essa tal de terceirização?  Quem seria responsável pela fiscalização dos serviços? 
___ Não, seria uma terceirização diferente, em princípio, cada munícipe ficaria responsável por uma determinada tarefa.
___ Como assim?
___ Exemplo: Cada cidadão adota um Buraco de rua, desses que vivem abandonados, carentes de atenção, marginalizados pelo poder público. Com o seu Buraco registrado em cartório a pessoa fica, oficialmente, responsável por ele.
Uma maneira de evitar que o seu Buraco seja atropelado por veículos dirigidos por motoristas insensíveis e inconsequentes, é providenciar a colocação de placas informando a sua localização. Na Páscoa, seu Buraco, devidamente ornamentado, seria transformado em ninho de coelhinho. Já imaginaram uma rua recheada de chocolate, vai virar atração turística. Ideia útil e criativa, pois diante da impossibilidade de se acabar com todos os buracos das ruas, vamos torná-los úteis à sociedade.
ADOTE O SEU BURACO.
 
PERIGO
A sinuosa estrada da praia do Iró castigada pelo tráfego de cargas pesadas está ficando esburacada e, sem o guard rail ficou mais perigosa. Cuidado!
 
PARABÉNS
O chafariz da praça Vidal Ramos está uma beleza. Nos últimos meses está sendo tratado com bastante carinho. Merece.
 
NOTÍCIAS DA SANTA TERRINHA
 
POROROCA POLÍTICA    
As águas vão rolar. A pororoca já está fazendo vítimas, no recém nascido município de Pescaria Brava.
PSDB – Vereador Aderbal Moreira Cardoso nunca negou que fosse candidato à prefeitura de Pescaria. Na reunião acontecida em Floripa, entre caciques do PSDB, para a qual Aderbal nem foi convidado, Antônio Honorato teria sido ungido candidato à prefeitura de P. Brava.
Aderbal, em entrevista ao radialista Souza Junior, com a clareza e sinceridade que lhe são peculiares, objetivo, sem enrolação, foi dizendo: Estou deixando o PSDB. Assino ficha no PSD. Como diz o ditado: Traição! Comigo não, violão. 
 
DUPLA SERTANEJA
A dupla “Santiago e Barreirinho” estava afinada. Destaque no programa do PMDB, mesmo dando shows em palcos diferentes. Everaldo dos Santos, cantando em Laguna e Deyvinson de Souza apresentando-se aos fãs de Pescaria Brava. Nesta semana, uma reunião com os patrocinadores, mudou o rumo da dupla sertaneja. Cada um vai ter que botar a viola no saco e cantar noutra freguesia. O que teria acontecido? Num encontro em Taquaruçu, Edinho Bez e Manoel Motta, respectivamente, deputado federal e estadual convenceram Everaldo a disputar a Prefa de P. Brava, Deyvinson, afilhado do deputado federal Ronaldo Benedet, vai ter que disputar com Everaldo a preferência dos membros do Diretório. Dizem que Deyvinson sentiu o golpe e nem compareceu à última sessão da Câmara. Ambos, confiantes, continuam cantando a mesma melodia: “Eu tropico mais não caio!!!!!”.
Eu sempre disse que a candidatura do Everaldo, por Laguna, era uma incógnita. Vai fazer o que é certo, mas a demora em decidir-se, causou esse impasse com seu colega de partido. Coisas da política. Quem sabe eles topam em fazer uma dobradinha?
 
GIGANTES EM LUTA
Durante muito tempo Deyvinson de Souza foi o fiel escudeiro do deputado Edinho Bez. depois bandeou-se para as hostes do deputado Ronaldo Benedet. Após a manobra eleitoral de colocar Everaldo, no caminho do Deyvinson, qual será a reação de Benedet?
 
SURPRESA
Extraoficialmente recebi com surpresa, a informação de que o vereador Cleosmar Fernandes (PR), também, pretende disputar a prefeitura de P. Brava. Para uma prefeitura virgem, muitos são os pretendentes... 
 
TEMOS VAGAS
Confirmadas as últimas notícias, no mínimo, quatro vereadores perderão seus mandatos nos próximos dias: Everaldo dos Santos, Deyvinson de Souza (PMDB) Aderbal Moreira Cardoso (PSDB) e Cleosmar Fernandes (PR). Não sabemos qual o destino da vereadora Nega. Suplentes já estão assanhados.
 
QUEM NAMORA A PREFEITURA DE LAGUNA?
Fala-se muito numa dobradinha PT/PMDB. PT de cabeça de chapa (Tanara ou Nauro) com PMDB indicando o Vice. Quem seria o candidato a vice-prefeito? Fontes idôneas afirmam, que Felipe Remor, atual gerente da Saúde da 19ª SDR será o candidato a vice-prefeito pelo PMDB. Indicação do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que deverá ser respaldada pelo Diretório Municipal.
Caso a tal dobradinha PT/PMDB se confirme, o prefeito Célio Antônio (PT) apoiaria o candidato do PMDB, na eleição de Pescaria Brava?
A pororoca eleitoral está deixando os candidatos cada vez mais assanhados.
 
GRANA
Quanto custará uma eleição para prefeito de Laguna?

—————

Voltar