24set11 - Cricri (por Salmon Flores)

23/09/2011 19:52

 

Concurso
A presidente do Legislativo Orleanense, Suzelei Brighenti Padilha, a “Lela”, mantém firme a sua posição de melar, com sobradas razões o concurso para a prefeitura, já que desconfia de possíveis irregularidades na licitação da empresa que irá realizar o certame no município. Segundo Lela, o Ministério Público também está de olho. A vereadora esteve na cidade de Morro Grande e não conseguiu encontrar a empresa no endereço fornecido por conta da participação do processo licitatório. Ademais, um dos sócios está com nome no Cadastro Geral de Agentes com Improbidade Administrativa. A chapa vai esquentar!
 
Fundação (1)
Nessa história de concursos, tanto o Legislativo quanto os Tribunais de Contas e o MP devem ficar alertas. Basta ver o ocorrido no RS com a Fundação Conesul, onde um membro da instituição auxiliou 16 candidatos num concurso, ora pasmem, para o Tribunal de Justiça do RS. Além disso, cartões da fundação pagavam contas em hotéis, freeshop, lojas e restaurantes, diz o MP Gaúcho. Diretores da Fundação Conesul de Desenvolvimento utilizavam cartões de crédito da instituição para pagar hospedagens, adquirir produtos em freeshop na fronteira do Brasil com o Uruguai, pagar jantares e comprar vinhos e materiais esportivos. A Fundação estava sendo investigada pelo Ministério Público do Estado (MP-RS), devido a um suposto desvio de cerca de R$ 10 milhões. A Fundação Conesul de Desenvolvimento realiza concursos públicos e encaminhamento de estagiários na prefeitura da Capital.
 
Fundação (2)
De acordo com o procurador de Fundações, Antônio Carlos de Avelar Bastos, a Fundação Conesul de fundação só tem o nome e a fachada, diferentemente da maioria das fundações que operam no Rio Grande do Sul, que agem de forma honesta e eficiente. Essa entidade vem ao longo do tempo se aperfeiçoando em uma série de fraudes. Os diretores criaram um sistema de remuneração absolutamente ilegal e inaceitável. Segundo a legislação brasileira, os diretores de fundações não podem ser remunerados e os lucros das mesmas têm de ser aplicados na própria fundação. A investigação a partir do material apreendido pelo MP pretende apurar ainda irregularidades como venda de gabaritos e favorecimento de candidatos em 19 concursos que estão em andamento e outros quatro que já foram realizados. O Ministério Público pediu a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e solicitou o afastamento dos diretores da fundação, a realização de perícia contábil, a implantação de auditoria independente, e a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis dos envolvidos, com vistas à recomposição do patrimônio da instituição e, o ressarcimento do prejuízo ocasionado, se for comprovado o desvio.
 
Fundação (3)
Não seria mais lógico, econômico e transparente que participassem das licitações para esse tipo de certame apenas instituições locais e com passado limpo e ético?
 
Informações
O vereador tucano de Orleans, Mário Coan, não dá mesmo trégua para o líder do governo na Câmara, João Tezza Francisco, o “Dão”. Cada sessão tem um embate. Na segunda-feira última, Coan pediu informações sobre os recursos aplicados na festa da semana do município e quer saber sobre possível embargo das obras da creche de Nova Orleans. Dão disse estar chateado com a voracidade da oposição e mete no meio de suas falas algumas obras que o prefeito Tinto anda fazendo. Que, aliás, não faz mais que a sua obrigação.
 
Embargos
A vereadora Jussalva da Silva Mattos, a “Nega”, de Laguna, luta incansavelmente, procurando evitar a concretização de sua cassação do registro. No dia 17 de agosto foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico N. 156, Pag. 72. O Acórdão de 26/05/2011 do(a) ED nos ED no AgR no REspe nº 35365 (42111-78.2009.6.00.0000), onde a Ministra do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carmen Lúcia mantém a cassação da Nega. Só que ela e o seu partido, o PSB, ingressaram com novos embargos de declaração. Matéria já está à disposição da ministra que, mais uma vez, não deve aceitar as justificativas e a defesa. Para a ministra está comprovada a captação ilícita de votos em troca por medicamentos na última eleição. Já era para ter saído. O problema é a morosidade da Justiça e essa possibilidade de recursos a que tem prerrogativa os acusados.
 
Cel. Bertoncini
Profícua a gestão do tenente-coronel Ângelo Bertoncini frase, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão. Líder nato de uma corporação, exemplar na condução de assuntos que dizem respeito a nossa cidade e região, Bertoncini, segue pela avenida de outros que por aqui passaram. Vai longe com esse seu espírito de equipe e de amor pela nossa cidade. A reforma de um prédio, no próprio batalhão, onde será implantada a Central de Emergência, mostra a preocupação do coronel visando dar segurança para a cidade. Tomara que central comece a operar no início de 2012. Estamos na torcida e aguardando convite para um cafezinho.
 
Bomba
Está soando como uma bomba nos bastidores do PMDB de Tubarão a ida de  Júlio Cancelier para a assessoria de imprensa do deputado Joares Ponticelli. O próprio Júlio já agendou visitas na condição de assessor de JP. Júlio sempre foi peemedebista e cansou de atirar pedras para cima do Ponticelli. Inteligente e perspicaz, Julio sempre foi tido como mentor intelectual das campanhas do PMDB. Além de passar por algumas prefeituras do Partido, (Tubarão e Capivari) também serviu Genésio e Miguel Ximenes quando  deputados. Teria sido até processado pelo parlamentar, dizem. Laércio Menegaz, por telefone, garante que Júlio é o profissional que faltava no gabinete. O salário será de pouco mais de 2 mil reais. A política é muito dinâmica mesmo. Hoje existem 26 pessoas lotadas, mas a partir da semana que vem, a barca abrigará mais um, totalizando 27. 
 
Iraci Rezin
Fiel escudeira e leal ao PMDB, Iraci Rezin abriu seu coração: “Algumas pessoas parece que não querem fazer o certo. Sempre querem fazer acertos. Eu defendo o Alexandre Moraes porque está apenas procurando fazer o que é certo. Cumprindo o estatuto. Quanto ao Júlio, acho bastante estranho o que ele está fazendo. Sempre viveu a sombra do PMDB. Eu também fui convidada pelo Laércio para ir pro gabinete, mas eu disse que não era bem assim”. Iraci vai mais longe; “Será que o Júlio pediu desfiliação do PMDB?” disparou. 
 
Disputa
Quem ficará com a liderança do PMDB de Tubarão? O advogado Alexandre Morais tem sido correto em suas ações. Ninguém poderá julgá-lo, pois cumpre o estatuto do Partido e foi no sacrifício disputar uma eleição. Jair Tártari que ora está no comando, penso já ter dado a sua contribuição. Deveria abrir caminho para uma re-oxigenação. Forças estranhas querem impedir que o Dr. Alexandre assuma a direção da sigla. São do mesmo grupo que vem mandando e desmandando no PMDB, e por interesses em cargos e a notoriedade, lançaram a agremiação na vala comum. Nada tenho contra o Jair Tártari e tampouco em relação ao  Alexandre. Mas acho que o momento agora é de consenso, das partes sentarem e dialogarem. Ano que vem tem eleição e um desacordo neste momento pode melar qualquer pretensão.
 

—————

Voltar