24set11 - Psicologia no Cotidiano (Graciele Locks)

23/09/2011 18:12

 

Ter fragilidades não significa ser frágil!

'Ninguém é tão fraco que não tenha seus momentos de força. Nem tão forte que não tenha fraquezas, nem momentos de fragilidade. '

Agora, mostra o rosto molhado pelas lágrimas que passaram, desista de ser - de tentar ser - forte, a pretensão de querer sempre ser forte, além de não levar a lugar algum ainda te causa sofrimento e desconforto, se carregar a "vida como ela é" já é um fardo deveras pesado, imagine você carregar também toda a parafernália da imagem de forte e bem resolvido! Isto é balela, irreal.

Também não use os outros como desculpa para sustentar essa postura. Dizer que os outros esperam isso de você; que você não pode ser de outro jeito são só desculpas pedantes para poder usar essa postura.

No dicionário fragilidade se define como: instabilidade, fraqueza, delicadeza. Sinceramente você conseguiria definir a subjetividade humana sem utilizar ao menos uma dessas palavras?

Não faço aqui apologia ao fraco. Não!  Nietzsche diz em ‘Assim falava Zaratustra’: “o homem é um rio poluído. É preciso ser um mar para, sem se poluir, poder receber um rio poluído”. Contudo mesmo o mar se leva (deixa levar) pelo magnetismo da lua, pela força dos ventos e pelo choque das placas – as tectônicas, aquelas que causaram o terror e a destruição com o maremoto no Japão – mas alguém tem coragem de falar que o MAR é frágil?

—————

Voltar