25fev12 - Semana nas Câmaras

24/02/2012 20:19

 

 Tubarão

 
 Em sessão única nessa semana os Vereadores de Tubarão estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 23. 
 
 Passarela 
 Vereador Deka May (PP) solicitou ao Eng. Avany Aguiar de Sá, Diretor DNIT, em conformidade com os membros do Conselho Comunitário da Vila Esperança, a construção de uma passarela na BR-101 mais precisamente em frente à VESUL, para que os pedestres possam transitar de um bairro para outro em segurança.
 
 Rios e nota fiscal
 Já o vereador Dionísio Bressan Lemos (PP) solicitou ao Nilton de Campos, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que determine a retomada com urgência da limpeza e manutenção nos Rios Corrêas, Congonhas, Ilhota e Cubículo, cujo serviço é permanente desde 1992 e estão paralisados há 120 dias. Justificou que a limpeza e manutenção destes rios são imprescindíveis para a agricultura e drenagem de boa parte da cidade de Tubarão. O vereador pepebista solicitou ainda ao Celso Geraldo Antunes Meneghel, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e ao Paulo Roberto Barros Gotelip, Gerente Regional do Estado da Fazenda, a designação de um funcionário plantonista para atendimento aos produtores rurais na confecção e liberação da NOTA FISCAL DO PRODUTOR, já que este é o período da safra de verão onde a colheita e o transporte ocorrerem diariamente, inclusive aos domingos e feriados. 
 
Praça de Oficinas
Vereador Eraldo Pereira da Silva (PPS) solicitou ao Nilton de Campos, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que determine a recuperação do calçamento da Praça da Igreja Matriz de São José Operário, no Bairro Oficinas. Justificou que a pavimentação está desnivelada, causando sérios transtornos aos que trafegam pelo local. Reivindicação antiga do administrador paroquial de Oficinas, padre Edinei Ouriques da Silva.  
 
Boca de Lobo
Vereador Evandro Almeida (PMDB) solicitou ao Sr. Nilton de Campos, Secretário Municipal de Infraestrutura, para que determine, com urgência, a limpeza nas bocas de lobo localizadas no cruzamento da Rua Vereador Adolfo Machado com a Rua Engenheiro Annes Gualberto, Centro. Justificou que em dias de chuva, mesmo em um curto espaço de tempo, o local fica completamente alagado, causando um imenso transtorno aos moradores e aos motoristas que por ali trafegam. Nas imediações do jornal A Crítica, na rua Annes Gualberto, em Oficinas, isso já foi feito há uns 10 dias.
 
Turismo
Vereador Jarrão (PMDB) considerando que as potencialidades turísticas do município de Tubarão, são mal aproveitadas, principalmente na sua forma de divulgação, solicitou ao prefeito Manoel Antônio Bertoncini Silva, ao Celso Antunes Meneghel - Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e ao Sr. Edson José Firmino - Secretário Municipal de Governo, que informem o que segue: 1) Se é possível efetuar uma campanha nacional, em parceria com os empreendedores do turismo em nosso município, destacando as potencialidades das águas termais nas comunidades do Rio do Pouso e da Guarda; 2) Informar se é possível inserir no site da Prefeitura e nos veículos de comunicação este atrativo natural que ainda é desconhecido por grande parte da população regional. Justificou que municípios como Gravatal e Santa Rosa de Lima, recebem anualmente milhares de turistas e Tubarão sofre com a falta de público, que, muitas vezes sem informação, não se dirigem para cá.
 
Veículos irregulares 
Presidente da Casa, vereador Sargento Batista (PSDB) solicitou ao Tenente Coronel Ângelo Bertoncini, Comandante do 5º BPM, para que seja efetue uma fiscalização mais rigorosa nos veículos abordados em operação policial e comando de trânsito, em razão da grande quantidade de veículos irregulares, com equipamentos e documentação, como GNV, CRLV, CNH, pneus desgastados, sistema elétrico, mecânico e a conservação do veículo entre outros. 
 

Orleans

 
 Os Vereadores de Orleans estiveram reunidos na quinta-feira (23). A casa do povo recebeu inúmeras correspondências no recesso de carnaval. A secretária Berenice Durante teve muito trabalho para colocar a leitura de todas aos vereadores.
 
PROJETOS DO EXECUTIVO
- Transformação de imóvel caracterizado rural para urbano para criação do 1º condomínio residencial horizontal, modalidade nova a ser implantada no município. A área em questão é de 140.317 m². Este empreendimento é de grande importância para o município, uma vez que trará desenvolvimento para o local, melhorando o bem estar dos habitantes da região. Tendo em vista que atrairá outros serviços prestados pela municipalidade, como por exemplo, manutenção das estradas. A necessidade de expandir a malha urbana do município visa corrigir a ocupação desordenada do solo e atender as necessidades de infra-estrutura básica. O município tem carências de áreas públicas.
- Reajuste gratificação de auxílio-transporte aos servidores públicos municipais do magistério, que necessitam de deslocamento para ter acesso ao local de trabalho durante o ano letivo. 
- Alteração do valor repassado pelo município a Fundação Hospitalar Santa Otília, para manutenção do pronto-socorro.
 
DIVERSAS
- Preocupação com a continuidade do Coral Estélia Alpino, ao lado do Coral Hermelinda Pfützenreuter, esteve agonizante por diversos momentos ao longo da sua história. Coral italiano tem o propósito de resgatar as canções cantadas pelos nossos antepassados italianos em Orleans e região. É um trabalho feito voluntariamente, mas tem um custo (maestro, gravação, CD...), que necessita da ajuda do município.
 
Vereador Osvaldo Cruzetta solicitou licença para tratar de assuntos particulares por um período de 30 dias do legislativo 
 
Presidente GEADA, depois de ouvir com atenção a leitura exaustante de todas as correspondências disse que pretende realizar um estudo para dar mais agilidade na tarefa.
 
Polêmica I
Vereador Edésio José Marchioro (PSD) “pegou no pé” do vereador Mário Coan: “Em primeiro lugar, quero dizer ao companheiro e vereador Mário Coan, que ele não precisa se preocupar com conhecimento ou com o saber desse vereador, até porque reconheço que não tive a felicidade de ter curso superior, apenas segundo grau. Mas tenho pessoas dentro da minha casa com curso superior, que, quando preciso, podem me informar e orientar. Mas que caso essas pessoas não possam me orientar, eu com certeza haverei de procurar o vereador, haja vista que o mesmo é um expert no assunto”, vociferou Marchioro. O edil seguiu desabafando: “Tive repúdio com relação à última reunião – polêmica / votações polêmicas – mas todos os vereadores estão respeitando a opinião de cada um. Onde nós tivemos um pessoal ordeiro, com manifestação pacífica, que estava assistindo a reunião e foi chamada a segurança para esta casa. É lamentável. Fez com que as pessoas que aqui estavam se sentissem desonradas. Tenho orgulho de ser suplente de vereador e do meu partido (grande número de votos), e agradeço meu vereador titular que me deu a honra de substituí-lo e que confia plenamente em mim, não precisando voltar a casa para nenhum tipo de votação”, expressou o suplente de vereador Edésio.
 
Polêmica II
Já o vereador Mário Coan (PSDB) rebateu as críticas de Marchioro: “Primeiro quem menosprezou os suplentes foi ele mesmo quando disse que não entendia as danças de cadeiras. Vossas excelências quando não tem nenhum argumento contra a minha pessoa, tentam invejar o meu cérebro. Pelo tanto que já estudei sei que nada (pouco) sei. Admiro muito as pessoas e empresários que conseguem seu pão de forma decente. Assim como eu que tenho curso superior sim, mas nunca tive uma oportunidade dada de graça por ninguém. Lutei, quase gastei todas as unhas, arrumei úlceras, etc. Mas estou aqui são, firme e forte para contestar todas essas sacanagens feitas a nível municipal, estadual e federal”, bradou Coan. O tucano prosseguiu desabafando contra a atual administração municipal: “[...] Nossa cidade parece tudo, menos uma cidade. É um abandono, uma vergonha. Ver a arrecadação municipal da qual a prefeitura prestou contas aqui nessa casa e que ninguém prestigiou (acho que a moral está muito baixa). [...] É uma gestão obscura. [...] Critério técnico de previsão de receita do nosso município é uma vergonha. Porque em épocas de estabilidades não poderia existir uma variação de receita prevista e realizada de R$ 6.000.000,00. É no mínimo uma burrice técnica. [...] Primeira coisa que se faça é dar igualdade de condições para que todos os vereadores consigam olhar esses benditos números e consigam tirar suas conclusões”, salientou o vereador Mário Coan que teve seu tempo extrapolado. A vereadora Nice cedeu seu tempo no grande expediente ao vereador tucano. 
 

—————

Voltar