25fev12 - Cricri (por Salmon Flores)

24/02/2012 20:22

 

Edinho conhece Tubarão? I
Se eu disser que conheço Tubarão de cabo a rabo, alguém duvida? Quem me conhece sabe o quanto  amo e conheço esta terra que me acolheu por quase 28 anos.  Soube de uma consulta que circula por ai (portanto não se trata de Pesquisa, logo com credibilidade duvidosa) mostrando Olávio 32%, Stüpp 26%, Edinho 21%, Pepê % 12%. Uma consulta bem fajuta, não aparece Deka May e os números do Pepê, vê-se não são corretos. Enfim... 
Nesta semana nas hostes do PMDB, a mobilização pela união foi tanta que até o vice-governador, Eduardo Moreira deu sua cota de sacrifícios pela união do partido. O Edinho Prefeito? Ele não conhece Tubarão de cabo a rabo. Vai se valer em seus discursos, de dados que lhe serão ofertados, talvez, por gente que não teve a coragem de fazer. Mesmo antes de Edinho passar na convenção, circula lista de leitões, alguns aposentados, para ocuparem cargos comissionados. Edinho, sendo um homem inteligente e capaz, conhece bem Gravatal sua terra natal e o mundo, pois vive nas entrevistas dissecando sobre suas viagens. Governar Tubarão é diferente das conversas/entrevistas enfadonhas que concede no rádio, jornal e Tv local. É preciso alguém alertar ao homem do voto azul que eleição municipal, atuar no executivo nos dias de hoje, é diferente de Brasília. Aqui a cobra vai fumar e embora sendo, inteligente e falante, Edinho e o PMDB podem afundar. Todavia, se for destino, que Deus e todos os partidos que haverão de se perfilar, sejam abençoados. Mas fica a pergunta: Se está difícil unir o partido, como será depois? Eduardo Moreira será bombeiro cativo? E pra ti Olávio... uma andorinha não faz verão.    
 
Capivari
O prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves, sancionou o projeto de lei aprovado e enviado pelo Poder Legislativo que modifica o Plano de Cargos e Salários dos funcionários efetivos do funcionalismo municipal.
 
Das antigas
Muitas pessoas vêm se perguntando, quais e quem são os mais antigos ocupantes de cargos nas mais diferentes áreas de Tubarão. A lista é extensa e lava no mínimo a uma reflexão. São nomes ilustres e que atuando em diversas áreas, possuem uma ficha de serviços prestados a comunidade. Padre Raimundo Ghizoni/APROET, Otávio Magri do CAEP de Humaitá, são alguns dos mais antigos ocupantes de cargos, figuras de condutas exemplares e carismáticas. Juntos eles somam mais de 100 anos de serviços prestados a comunidade, sem remuneração alguma. Temos ainda o Eng. Avany Aguiar de Sá, Diretor DNIT que sobrevive no cargo por vários governos. Sá é uma pessoa de conduta ilibada e tem se comportado exemplarmente mesmo diante de criticas muitas vezes injustas e impiedosas sobre a duplicação da BR-101, que incidem sobre seus ombros.    
 
Hospital de Laguna 
O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, e o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, assinaram na manhã de ontem (24) convênio no valor de R$ 900 mil para custeio do hospital. Com o recurso, a instituição poderá saldar uma antiga dívida com a CASAN e obter a CND para obter novos repasses de verbas. Ressalte-se a presença dos secretários da Saúde, Dalmo de Oliveira; Da SDR de Laguna, Cristiano Lopes; Do presidente da Câmara de Laguna, Everaldo dos Santos; do vice-prefeito Fernando da Caixa, da diretora do hospital, Regina Ramos dos Santos, e de Laércio Menegaz Junior, que no ato representou o deputado estadual Joares Ponticelli, que intermediou com Everaldo ao governador Raimundo Colombo o auxilio. 
 
João Fernandes
Louvável a iniciativa do vereador João Fernandes em querer reduzir os salários dos vereadores. Longe de creditar a iniciativa como casuística, oportunista, demagógica, etc... Gostaria de saber do edil, porque não adotou tal postura no princípio de seu mandato? Se for alto o salário e sobrava, por que não renunciou a metade durante os três anos e dois meses que levita pela casa do povo? Só agora que anuncia que não vai disputar a reeleição, talvez porque tenha a convicção de que será derrotado, João Fernandes se transforma num paladino da verdade e da seriedade na coisa pública. Verdade seja dita! O vereador colecionou atritos e inimizades com muitos. Processou desafetos como o Diário do Sul e o Jornalista Mateus Madeira, só para ilustrar. Nem mesmo ao seu partido e ao prefeito Manoel ele foi fiel, quando por interesse isolado, deixou aliados (aliou-se ao PMDB para virar Presidente do Poder Legislativo). Tudo isso não é calúnia ou sequer temos qualquer interesse em prejudicar o vereador. Nos anais da história de Jornais da cidade, ficará para a posteridade a sempre não muita clara gestão de vossa excelência. 
 
Vereador Evandro
Vereador Evandro Almeida em conversa conosco e sobre eleições 2012. “Olha eu acredito na candidatura do Edinho. Eles estão usando o nome de Stüpp para fortalecer o PSDB que hoje não tem um nome forte para candidato a prefeito. O Stüpp está ali, bem nas consultas, mas tem grande rejeição”. 
 
Versão da SDR/GERED
“Consideramos que seja oportuno esclarecer sobre a nota que saiu em sua coluna, que trata do comentário de uma professora da região (anônima), informando não ter recebido orientações pedagógicas para o início do ano letivo. Salientamos que o ano letivo teve início dia 08 de fevereiro com o seguinte calendário: De 08 a 13 de fevereiro houve Formação Continuada em todas as escolas, por meio de Web Conferência e Estudos sobre as Diretrizes, Desafios e Ações para a Educação Básica em 2012. Esta formação terá continuidade até Novembro de 2012, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação juntamente com a GERED/SDR. Dia 15 de fevereiro foi realizada uma reunião no CEDUP das 8h30min às 17h30min horas com todos os Gestores, Assistentes Técnicos Pedagógicos e Especialistas, com o objetivo de orientar sobre os novos Programas, Projetos e Legislações pertinentes à Educação Básica. Nessa reunião foram traçadas metas, tendo como fundamento o Histórico Comparativo de Reprovação/Aprovação e Evasão dos últimos três anos. Durante este semestre serão oferecidos, pela Supervisão de Educação Básica e Profissional  Cursos  de Formação para todos os Gestores, Assistentes Técnicos Pedagógicos e Especialistas, cujo reflexo está diretamente relacionado à qualidade do ensino para os nossos alunos. Acreditamos no trabalho de nossos Gestores, pois são os representantes desta Gerência, para o repasse de todas as orientações a serem implementadas”. 
 
Lá vou eu...
Essa nota coloca mais um dado concreto e vergonhoso: a Web Conferência simplesmente  não funcionou. Nem na GERED. Os professores tiveram que se virar por conta própria, como vem acontecendo desde esta turma assumiu. Será que a dona Cristina Meneghel, disse isto para a Milene?  Quanto à indicação do Jailson para o Colégio Henrique Fontes, teve dia de "barraco" na referida escola... E isso o noticiário oficial não me disse ou enviou email. Lá compareceram: o Jarrão, o Dura, o Pedro Souza, a Cristina Meneghel e outros.  Os professores nada satisfeitos perguntaram, por que não, alguém da escola para ser diretor, inclusive, um deles manifestou intenção de sê-lo. O Secretário Regional Haroldo de Oliveira Silva, de forma agressiva, me dissera, teria dito que o referido professor deveria ter ido falar com ele (Dura), porque é  ele quem assina e indica. Instalou-se um fortíssimo "bate boca" envolvendo praticamente todos os professores presentes e o Jarrão. Aliás, o vereador não vem bem na foto. Não fosse a lentidão da Justiça, a viagem a Porto de Galinhas, que tanto emporcalhou a cidade na Globo, teria recebido sentença.
 
PG
Li na coluna do colega Carrador que a esposa do saudoso carismático empresário Araildo Librelato, o PG, que morreu em acidente de trânsito ano passado, dona Léa Librelato, vem sendo acicatada pelo partido do falecido, o PDT, para que entre na disputa eleitoral deste  ano. Querem vê-la vereadora ou na chapa majoritária. Nada contra dona Léia, mas essa turma do encosto poderia falar sério. Por certo como vereadora, mais que justo, afinal, acho que os mais de 3 mil eleitores que apostaram no PG, boa parte dos votos até poderiam ser canalizados. Mas ver dona Léa prefeita ou vice, sem experiência alguma, é dizer: “ Nós lhe amamos e lhe admiramos” e tal como Joana Darc atirá-la na fogueira. Devagar, gente! Ela até merece pela sua humildade ser vereadora. Mas... Prefeita?
 
Marcação (!?)
Sobre notas do colega Matheus Madeira em seu blog, o Secretário de Trânsito (Preto) disse que não sabe se o jornalista quer bater no blog, nele ou na GM – Guarda Municipal. “Não sei se ele quer bater em mim ou na GM. Um dia eu saio da secretaria e também  poderei ter meu blog”, disparou. 
 
Área Azul
Preto adiantou que semana vem teremos o retorno da área azul com toda a força. Garante que com a retomada do estacionamento pago, acabará o sufoco por vagas  no centro.
 
PMDB de Tubarão
Eduardo Pinho Moreira esteve 5º feira à noite em Tubarão, tentando apaziguar o PMDB, do qual é presidente estadual.  Um grupo responsável pelas baixas no partido do Dr. Ulysses, aqui em Tubarão (desapareceram do PMDB, os suplentes de vereadores, Profª Cida, Nai da Gaita, Antônio Faustina,  Raulino Boppre, Júlio Curisquinho - totalizando 3200 votos) tenta desmoralizar a atual executiva, comandada por Dalto Bardini, não permitindo que as decisões se efetuem, como as mudanças na Gerência de Educação, ou tomando medidas sem o aval da citada Executiva, como foi a nomeação do Diretor do Colégio Henrique Fontes, o Jailson, que quando diretor da Escola Angélica Cabral, enforcou feriado para viajar ao Paraguai, enquanto os professores e funcionários trabalhavam na escola. Segundo um participante, a reunião foi produtiva porque o Jarrão, aquele das aposentadorias fraudulentas, foi embora mais cedo quando percebeu que não poderia ameaçar o vice-governador, como faz com o deputado Edinho Bez.   
 
Orleans
Comando da Prefeitura de Orleans mudou. Prefeito Jacinto Redivo(Tinto) - PSD, vai descansar por 30 dias. O vice Prefeito Lussa Librelato - PSD ficará na boleia do paço. Ao tempo que desejo profícua passada pela Prefeitura, sugiro ao prefeito Lussa que seja bem diplomático com a edilidade e com setores da Imprensa, discriminados e postos de lado como in inimigos do governo e da cidade. A mão que aplaude, por vezes é a mão que bate. Sempre fui critico incorrigível, principalmente quando me deparo com a ignorância. Mas Lussa como homem inteligente e de valor, ramilho de tradicional família, pode provar abrindo as portas da prefeitura para opositores e imprensa (alguns) taxados pelo alcaide como inimigos. Tudo o que é bom, por certo teremos apreço. Quanto ao que não concordarmos, buscaremos no prefeito o esclarecimento. Neste momento entendo que até o empréstimo do BADESC poderia ser reavaliado. 
 
Pérolas
Criticado fervorosamente na sessão do Legislativo de Orleans pela bancada situacionista na última quinta-feira (23), o vereador Mario Coan/PSDB disparou: “Vossas excelências quando não tem argumentos contra minha pessoa, tentam invejar o meu cérebro”. Matou a pau! A melhor do ano. Aliás, eu, Gladys e minha filha Suelen, temos o trabalho de auscultar toda a sessão. Tem comédia sim, mas responsabilidades de todos. 
 

—————

Voltar